10 dicas para uma boa comunicação

O palestrante ou o profissional da comunicação de um modo geral deve realizar um treinamento corporal vocal para que ele possa conhecer as suas possibilidades e dificuldades, com intenção de poder aproveitar o seu potencial ao máximo e tentar superar as suas limitações diz a Fonoaudióloga Jane Celeste do Estúdio da Voz.

Esse treinamento deve ser realizado junto com um profissional especializado que trabalhará diversas técnicas para que ele possa controlar as suas emoções e tornar a sua comunicação o mais envolvente possível a fonoaudióloga Jane Celeste deu 10 dicas de como se dar bem antes de palestras e apresentações de trabalhos.

Dicas para antes de uma palestra ou apresentação de trabalhos:

– Soltar o ar rapidamente, manter o diafragma preso por alguns instantes e depois inspirar profundamente. Este exercício propiciará um controle do ritmo respiratório, diminuindo assim o nervosismo inicial.

– Começar falando lentamente para controlar a ansiedade e possivelmente o medo de falar em público.

 – Mordiscar a ponta da língua para evitar o ressecamento da boca e facilitar a emissão vocal.

– Nunca pigarrear antes de começar a falar para não agredir as pregas vocais.  Dica para diminuir o pigarro: primeiro inspirar profundamente pelo nariz; em seguida deglutir a saliva com ligeira pressão e depois soltar o ar. Repetir três vezes ou até sentir o alívio. Beber goles pequenos de água em temperatura ambiente.

Durante o discurso:

 – Ter sempre decoradas as frases iniciais e as finais de uma palestra.  Esse procedimento vai torná-lo mais seguro ao falar mesmo depois se precisar improvisar. Fichas escritas com roteiro são bem -vindas.

 – Um alongamento no pescoço vai manter a sua laringe com maior controle e menos tensão.

 – O aquecimento vocal antes de qualquer uso profissional da voz é importante para manter a voz mais fluida. Esse aquecimento deve ser orientado por um Fonoaudiólogo especialista em Voz.

– Evitar ler. Porém se tiver que fazê-lo procure dar um colorido na sua leitura, através de mudanças de inflexões na voz.

– Acelerar ou lentificar a parte do texto propicia uma dinâmica na fala e atrai mais o público ouvinte.

– Se o discurso for muito longo procurar beber água durante a apresentação. Mas tomar cuidado para que esse gesto não interfira na interrupção de alguma ideia ou pensamento.

Além de todas essas dicas é muito importante que o palestrante seja espontâneo e tenha autoconfiança.  Falar de coração aberto e sem pré-julgamentos desnecessários.  Confiar e entregar o que lhe foi solicitado. Você está preparado diz Jane Celeste.

**As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião deste portal.

Matéria anterior
Arena Fonte Nova é destaque em clipe de Paul McCartney
Próxima matéria
Idealizador do Blog “Quero Viajar Mais” lança livro em São Paulo

Mais do É Pop