3 passos para usar seus medos como amigos

Imagine nuvens bem carregadas, bulbosas e ondulantes, cada vez mais altas no céu. O céu está tão preto quanto o alcatrão na parte inferior e branco de neve no topo. Parece que estamos em uma tempestade. CRACK, estrondo, rumble, rumble. Use sua imaginação pessoal. Isso é trovão, não um mau funcionamento do meu teclado.

Meu border collie preto e branco, Tip, catapultas de seu sono, orelhas apertadas
contra sua cabeça, e ela está fora, com toda a força, tão rápido quanto suas pernas vão
levá-la. Onde ela está indo? Ela não sabe. Ela está com medo e ela está apenas
correndo.

Ela tem um lugar seguro em casa? Absolutamente. Ela tem uma boa casa de cachorro
que ela usa para se proteger da chuva, neve e coiotes que se aventuram muito perto
do jardim. Mas quando há trovão, ela corre cegamente. Ela é um cão incrivelmente
inteligente, mas nessas circunstâncias, a expressão “tão idiota quanto um saco de
cabos de enxada” vem à mente.
Você pode estar pensando: “História fofa, mas o que isso tem a ver comigo?”
Pondere isso.
Uma reação semelhante acontece por você? Algo acontece em sua vida (algo rima
com “isso”), e você pula para o modo de reação, como se estivesse no piloto
automático? Você sabe do que estou falando: explosões de raiva, sarcasmo, grosseria,
indiferença, fugir ou recuar. Não faz sentido lógico, e não te dá os resultados que
você quer, mas você faz isso de qualquer maneira. Você é um ser humano inteligente
e ainda assim acontece por que isso ocorre?
Vamos dar uma rápida olhada em como o cérebro funciona – em cães e em você.
Dog Noodle Notes (sobre o cérebro de Tip)
O som intenso do trovão é uma mensagem nervosa que vai para o cérebro de Tip. Seu
tronco cerebral, a parte mais primitiva de seu cérebro, recebe os estímulos e
determina que esse som alto pode ser uma ameaça à sua segurança. Uma ameaça
causa medo, e o tronco cerebral substitui instantaneamente todos os outros sistemas
cerebrais e direciona seu corpo para uma de três coisas – lutar, fugir ou congelar. No
caso do Tip, é o voo.
Ela está realmente em perigo de perder a vida ou o membro? Não é uma chance, mas
o cérebro dela não sabe disso.
Se estou perto de Tip e ouço o trovão, há uma fração de segundo em que posso
chamar sua atenção e encorajá-la a fazer uma escolha diferente – ir à segurança de sua
casa. Se eu perder essa chance, ela se foi.
Pessoas Noodle Notes (sobre o seu cérebro)
Como humano, você tem o mesmo tronco cerebral primordial e funciona exatamente
da mesma forma que o de Tip. Quando você está ferido ou assustado (fisicamente,

emocionalmente ou mentalmente), uma mensagem vai para o seu tronco cerebral, a
ameaça é reconhecida, o medo é criado e você passa para o mesmo modo – lutar, fugir
ou congelar. Você ataca você ou outros fisicamente ou verbalmente, chora, faz
beicinho, torna-se argumentativo ou defensivo. Você corre, ou pelo menos sai. Você
recua para o seu próprio espaço e é incapaz de fazer qualquer coisa construtiva. Você
faz e diz coisas que você deseja que você não tivesse, e as consequências de suas
reações, ao longo do tempo, podem destruir completamente seus relacionamentos.
Eu sei que isso acontece para você porque o “medo” e o “modo de reação” acontecem
para mim.
Qual é a minha reação? Por causa do meu estilo de personalidade, eu me retiro, fico
distante e me perco no meu trabalho. Eu me torno sarcástico e abrupto.
Eu sou assim para clientes ou amigos? De jeito nenhum! Eu tiro para fora as pessoas
mais próximas a mim – minha esposa Carol, meus filhos Jamie e Brad, ou outros
membros da família, mesmo que eles não tenham tido nada a ver com o meu medo.
Faz sentido lógico? De maneira alguma, mas acontece, a menos que eu esteja ciente
do que está acontecendo e faça uma escolha consciente diferente.
Assim como Tip, há uma fração de segundo em que tenho a capacidade de deixar a
mensagem passar pelo tronco cerebral até o córtex do meu cérebro, que é a parte
lógica e espiritual do meu cérebro. O córtex processa a mensagem, considera as
consequências, as alternativas, os sentimentos e permite-me fazer uma escolha
diferente para mim e para os outros o mesmo se aplica a você.
Como você pode se beneficiar desse conhecimento? Veja como.
3 passos para usar os medos como amigos
Estes são básicos, não necessariamente simples:

1. Observe que o sentimento de medo, decepção, desânimo, mágoa ou raiva. Pode
ser: tensão muscular, calor, transpiração, carranca, lágrimas, punhos cerrados,
batimento cardíaco acelerado e falta de foco. Estas são algumas dicas para que você
saiba que o medo está presente.]

2. Nesse momento, PARE! Respire fundo – ou dez. Isso dá ao estímulo tempo
suficiente para ser aceito pelo seu córtex racional. Pense em suas respostas reativas
no passado para experiências iguais ou semelhantes. Você ficou feliz com as
consequências e o efeito em seus relacionamentos? Você quer que isso aconteça
novamente?

3. Acene sua varinha mágica. Qual é o melhor caminho para isso, e que ações você
pode tomar para alcançar esse resultado desejado? Observe que diz “ações que você
toma”.

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