4 formas de manter a organização em casa

Conhecer as principais formas de manter a organização em casa é muito importante atualmente, tanto por conta dos imóveis que estão cada vez menores (e, portanto, fica cada vez mais evidente a desorganização), quanto pelo fato de que estamos passando muito mais tempo em casa desde que grande parte das pessoas começou a trabalhar no modelo Home Office.

Nem todo mundo sabe quais são as principais formas de manter a organização em casa e está tudo bem. Afinal de contas, cuidar do lar é uma tarefa que demanda muito tempo mesmo e isso pode ser algo um pouco mais difícil de ser feito se não sabemos como realizar a tarefa. Basta pensar que trabalhamos 8 horas por dia e ainda temos louça para lavar, chão para varrer, roupa para colocar na máquina e por aí vai.

Quer aprender as principais formas de manter a organização em casa e facilitar a sua vida? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

4 formas de manter a organização em casa

1. Divida as tarefas de acordo com a frequência

Pense na organização da casa como parte da rotina. Quando você tenta fazer todas as tarefas de uma vez, elas dificilmente serão bem executadas, além de causarem grande estresse. Mas quando divididas em prioridades, se torna possível realizá-las com excelência, sem dispor de muito tempo do dia.

Por exemplo, há tarefas na organização da casa que devem ser feitas todos os dias, como arrumar a cama e lavar a louça. Essas tarefas levam pouco tempo para serem cumpridas e fazem parte de um hábito saudável para não acumular sujeira e trazer insetos indesejados.

Outras tarefas podem ser feitas semanalmente, como lavar a roupa, passar pano nos móveis e no chão. Dependendo da quantidade de pessoas que moram na sua casa, essas tarefas podem se estender para duas vezes por semana, ou menos, uma vez a cada dez dias.

Por último, existem tarefas que podem ser feitas uma vez por mês, como a compra mensal, e a faxina geral da casa. Essas requerem mais tempo para executar, mas comparado a um mês, não é grande esforço separar um dia para cuidar disso.

2. Distribua as responsabilidades com os integrantes da casa

Se uma casa é composta por mais de uma pessoa, nada mais justo que dividir as tarefas com todos os moradores, não é mesmo? Desta forma, é possível sempre manter a ordem, sem sobrecarregar ninguém.

Analise a rotina de cada integrante da casa de forma a distribuir as responsabilidades de maneira realista. Se a sua casa é composta por você, marido e filhos, anote o horário em que cada um está presente, o que cada pessoa está disposta a fazer e qual o estado mental que elas se encontram.

Por exemplo, se seus filhos se encontram estressados com provas durante a semana, talvez não seja o momento para atividades que levam muito tempo, como lavar o banheiro. Neste caso, eles podem assumir as tarefas semanais no final de semana, ou as diárias, que levam menos tempo.

O ideal é que os adultos se encarreguem das responsabilidades mais pesadas, pelo conhecimento e experiência, e aos poucos, transferir estas responsabilidades para os mais novos.

3. Use caixas organizadoras para facilitar a limpeza

Armários são aliados da organização da casa, porém nem sempre são o suficiente para manter a ordem. Alguns apartamentos não comportam grandes guarda-roupas ou despensa, e quando comportam, ainda assim há a chance abrir as portas do armário e descobrir que a bagunça está apenas escondida.

Por isso, dividir os objetos da casa em caixas organizadoras pode ser uma boa solução para eliminar de vez a desordem. Você pode colocar caixas organizadoras tanto dentro dos armários, como fora deles. Elas vêm em todos os tamanhos, cores e materiais, de acordo com cada necessidade.

Uma caixa organizadora de plástico pode abrigar toalhas secas e lavadas, roupas de cama ou utensílios do banheiro, que ficam em local de constante umidade. Já objetos que precisam ser arejados, como sapatos, podem ser armazenados em caixas organizadoras de tecido, preferencialmente de algodão. Assim ela impede a proliferação de bactérias que causam mau-cheiro e bolor.

4. Estabeleça regras para evitar a bagunça

Manter a casa organizada é um trabalho de todos que moram nela. Por isso, é importante estabelecer algumas regras para evitar a bagunça em casa. Por exemplo, crie a regra de cada um lavar o próprio prato e talheres depois de almoçar ou jantar, para evitar o acúmulo de louça. Esse tipo de cuidado poupa muito trabalho depois.

Agora que você já viu quais são as principais formas de manter a organização em casa, é hora de colocá-las em prática. Não é uma tarefa fácil, claro, mas é possível mudar a organização do seu lar com alguns cuidados simples. Lembre-se de que são precisos 66 dias para mudar um hábito, o que significa que você precisará se esforçar por pouco mais de 2 meses até que a nova rotina de organização seja natural do seu dia a dia.

E aí, gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre as nossas dicas!

 

Matéria anterior
Nas roupas femininas, a elegância está nos detalhes: três dicas simples para looks sofisticados
Próxima matéria
Emagrecer para o verão: cinco maneiras de eliminar medidas agora

Mais do É Pop

Autor (a) da postagem