Ao contrário do que muitas pessoas podem imaginar, o hip hop não é apenas um gênero musical. O hip hop é um movimento artístico e cultural, que envolve música, dança, moda, grafite e outros elementos para constituir uma estética urbanizada e única.
O hip hop nasceu no bairro do Bronx, localizado em Nova York, na década de 1970. Originalmente, foi criada por comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas.
No entanto, o movimento do hip hop só chegou ao Brasil na década de 1980, na cidade de São Paulo. Alguns grupos das periferias começaram reuniões na Galeria 24 de Maio e na estação São Bento para escutar as músicas advindas do Bronx, além de efetuar novos passos de dança.
Mais tarde, o hip hop tomou conta do Brasil. Uma das personalidades do hip hop que está conquistando o país atualmente é Causo Mauzzi, um artista e produtor musical de 23 anos.

Causo Mauzzi faz parte do movimento hip hop desde os 12 anos de idade. O artista conheceu o hip hop através do skate e faz parte até hoje. De acordo com o produtor musical, “eu sou criador de vários projetos como Ações Sociais, Projetos de Inclusão de Menores na Cultura e até a produção de um curta-metragem 100% independente”.
Não dá para deixar de dizer que Causo Mauzzi é uma pessoa dedicada e motivada. O artista nasceu na cidade de Colombo, no Paraná. Segundo Causo Mauzzi, “o meu diferencial é que sempre dou um jeito para tudo, nunca deixo que barreiras me impeçam de conquistar o que eu quero”.
Causo Mauzzi é uma verdadeira inspiração dentro do movimento hip hop, com causas sociais válidas e sempre assertivas. O hip hop, por meio da musicalidade, dança, grafite ou outras iniciativas, tem como objetivo promover a solidariedade internacional e as lutas pela igualdade e contra todas as formas de repreensão, dominação e discriminação.

Nesse sentido, é possível perceber que o hip hop é muito mais do que um gênero musical. É um movimento necessário para todas as comunidades periféricas de muitos países. O Brasil, sendo um país de muita desigualdade social, é um dos países que precisam desse tipo de manifestação.
Nesse sentido, Causo Mauzzi encontrou no hip hop profissões, como artista e produtor musical, além de ideais de vida. Você pode acompanhar a jornada do artista em suas redes sociais: Instagram e Youtube.














