
Intitulado como o Rei dos Reels criativos no Brasil, Jonas Amador, que acumula mais de 241K de seguidores no Instagram, é o nome mais hype quando falamos sobre tendências e criatividade. O paraense, que conquistou o país por sua genialidade e leveza na hora de criar conteúdo, está presente no mundo digital desde 2014 inspirando jovens brasileiros a se destacarem através da criação de conteúdo mobile.
Iniciando sua carreira como fotógrafo Jonas, que é graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Pará, ganhou força, notoriedade e autoridade na internet dando dicas de como criar vídeos criativos aproveitando as famosas trends.
“Como creator, acredito que uma das coisas mais extraordinárias e que mais me inspira no digital é essa troca de vivências com a comunidade. Lembro que no início, a ferramenta reels mudou minha vida, principalmente sobre o fato de acreditar no formato e encontrar a minha própria linguagem. É algo muito nostálgico e que me traz orgulho, pois isso me incentiva a querer continuar nesse caminho todos os dias inclusive quando vejo meus alunos aplicando alguma dica minha e se destacando como produtor de conteúdo. Sempre tive comigo que conhecimento bom é conhecimento compartilhado”, diz Jonas Amador dono do jargão “Olha a Dica”.
O presente é mobile
Para Jonas o presente é mobile. Ele que acaba de lançar o Cr3ator360, maior plataforma de ensino mobile do país juntamente com os creator’s Vic Gaibar e Alan Rodrigo, acredita que a revolução mobile veio para transformar a vida das pessoas.
Esse é o meu terceiro curso e posso dizer que a forma de criar conteúdo na internet mudou, já que a verticalização dita a tendência de como consumimos conteúdo nas plataformas hoje em dia. Antigamente, era obrigatório ter informática básica, saber datilografar e hoje saber produzir vídeo é essencial. Todo mundo é um criador de conteúdo em potencial sabe? Só precisa saber as ferramentas, dicas, mecânicas”, enfatiza Jonas que tem mais de 50 mil alunos espalhados por todo Brasil.
Referente ao assunto da verticalização das telas, Jonas lembra que recentemente esteve na Rede Globo criando conteúdo para emissora através do celular juntamente com seus amigos Vic Gaibar e Alan Rodrigo. “Isso é algo surreal, já que estamos falando de uma emissora de tv tradicional na horizontal. Essa mudança do formato de conteúdo é algo presente em boa parte do mundo e fico muito feliz em saber que essa realidade está presente em nosso país. É um novo conceito que veio para ficar”, afirma.

Pelo sucesso que tem feito na web focando na profissionalização, como também pelo peso e relevância que carrega como influencer, Jonas afirma que as redes sociais têm um papel primordial no mercado de consumo.
“Todo mundo quer saber o que está em alta. O que é tendência no digital, já que pessoas se conectam com pessoas. Quem está presente nas plataformas e mídias digitais estão em busca de uma boa história, principalmente para se inspirar e por meio da criação mobile elas estão conseguindo isso”, enfatiza Jonas.
Olha a Dica
Um dos elementos principais para se ter sucesso e uma boa performance nas redes sociais está em produzir conteúdo que carregue em sua essência empatia. “Sempre falo aos meus alunos que o conteúdo que produzimos tem que ajudar alguém de alguma forma. Se você consegue fazer isso seja através de listas, uma dica ou até mesmo um tutorial pode ter certeza que você está mudando a vida dela. Sem dúvidas esse é o maior diferencial de ser um creator”, diz Amador.

E para aqueles que querem começar no digital criando conteúdo, Jonas afirma que a primeira coisa que as pessoas devem ter é persistência. “Temos que entender que as coisas não acontecem de uma hora para outra. É um processo, é algo constante, já que temos que levar o termo creator como uma profissão. Estou no mercado há mais de 10 anos e a chave só veio girar para mim de dois anos pra cá. Por isso sempre digo que é importante que a gente pratique, estude, aprenda coisas novas, se organize com o cronograma de conteúdo, faça redes de conexões e tente entender que você não irá fazer apenas um post, afinal há estratégia por trás do seu conteúdo. No Cr3ator360 ensinamos muito sobre isso”, finaliza Jonas Amador que já trabalhou com grandes marcas como Globo, Lollapalooza, Sprite, HotPark, Instagram Meta, Nivea, Motorola, Vale no Brasil, Natura, Mercado Pago, entre outras.
Por: Marcelo Efron
Fotos: Divulgação.














