Estudante de Teatro e aspirante dublador cego fala sobre o capacitismo dentro do meio artístico
Um dos ambientes onde a representatividade vem ganhando cada vez mais espaço, sem dúvidas, é o meio artístico. Buscando trazer pessoas de diferentes tribos e experiências de vida, muitos artistas mostram-se realmente engajados em tornar real a conhecida máxima: “o sol nasce para todos”.
Entre esses artistas, uma referência inspiradora tem desafiado os preconceitos, buscando quebrar as barreiras que permeiam esse assunto.
Com uma história marcada por talento e perseverança, o jovem Arthur Vidal Miyazato, que recentemente completou seus 21 anos, procura conscientizar o público sobre o capacitismo e a árdua batalha que os deficientes visuais ainda enfrentam para se inserirem na indústria do entretenimento.
“Desejo mostrar para as pessoas que a cegueira não é uma desculpa para que não façamos o que gostamos e sensibilizar o público sobre a falta de recursos de acessibilidade que ainda existe hoje em dia, bem como o despreparo das pessoas em lidar conosco”, afirma.

Diante da sua condição, Arthur destaca a importância de proporcionar oportunidades e visibilidade para os artistas com deficiência visual, construindo uma sociedade mais inclusiva e abrangente para todos.
Ciente da importância do seu papel, Arthur está sempre em busca do aprimoramento da sua formação artística. Não por acaso, ele investe frequentemente em sua capacitação, desde aulas em instituições mais tradicionais de São Paulo, como a Macunaíma, até cursos online, em outros estados.
“Aprendo as coisas muito rápido e sempre procuro conhecimento, seja por meio autodidata ou com outras pessoas, e estou lutando para obter minha autonomia e independência, principalmente familiar”, explica.
Em sua jornada, Arthur visa abrir portas para futuras gerações de talentos com deficiência visual, impulsionando uma indústria mais diversificada e representativa.

“Tenho certeza de que pessoas com deficiência visual conseguem perfeitamente se inserir no mundo artístico, principalmente na atuação e dublagem, inclusive inspirando outras pessoas”, afirma.
Para acompanhar a jornada do jovem artista, e ficar por dentro dos seus novos projetos, basta segui-lo em suas redes sociais:
https://www.instagram.com/arthurmiyazato/
https://www.facebook.com/Arthurvidalmiyazato1920/
https://www.linkedin.com/in/arthur-vidal-miyazato/













