Na última segunda-feira, 29, foi comemorado o dia visibilidade trans no Brasil. A data foi escolhida há 18 anos atrás, no dia 29 de janeiro de 2004, quando em Brasília, foi organizado um ato nacional para o lançamento da campanha “Travesti e Respeito”. O ato foi um marco na história do movimento contra a transfobia e na luta por direitos das pessoas trans.
A influenciadora digital e transsexual, Vitória Guarizo, compartilha do mesmo sentimento da luta pela causa. Em suas redes sociais, Guarizo aproveitou para celebrar esse dia tão importante.
“Não há liberdade enquanto existir transfobia. No Dia Nacional da Visibilidade Trans, ergamo-nos juntos para celebrar a diversidade e lutar pela igualdade. Todos merecem respeito, dignidade e amor, independentemente de sua identidade de gênero. Juntos, podemos criar um mundo onde todos possam viver autenticamente e sem medo” disse Vitória.
As pessoas que me acompanham na internet, veem uma vida “perfeita”. Na realidade, mesmo com privilégios, eu continuo sendo uma travesti. “Mesmo com meus privilégios, a transfobia ela é estrutural, está presente diariamente na minha rotina. Seja um olhar, uma piadinha ou até mesmo algo mais radical, como uma agressão verbal ou física”, destacou.
A influenciadora ainda aproveitou para falar como combater a transfobia. “O combate à transfobia pode ser possível por meio de medidas educativas. Busque informações sobre o tema; evite ser invasivo; eduque as crianças; ofereça oportunidades”.
“Todos os dias são dias necessários para visibilidade trans, porque todos os dias morrem muitas em busca apenas da felicidade de ser quem realmente são, e nada é feito. O respeito deve existir sempre” finalizou.