Centro Cirúrgico e UTI do Hospital Albert Sabin são interditados por causa de bactéria super-resistente chamada Acineto.

O Albert Sabin Hospital e Maternidade foi inaugurado em 1997 em Atibaia e, era referência na região Bragantina na área médico-hospitalar. Desde então deixou de ser referência hospitalar e passou ser referência em atender pacientes que causaram polêmicas no Brasil. Agora, conhecido pelas polêmicas, sendo a mais recente, o hospital que Suzane Von Richthofen deu luz á seu primeiro filho, crime bárbaro que chocou a todos os Brasileiros.

O Hospital Albert Sabin, mais precisamente o centro cirúrgico e a UTI foram interditados depois que a Secretaria da Saúde identificou a presença de uma bactéria resistente a vários tipos de antibióticos, a Acinetobacter baumannii. Os acinetos são células diferenciadas e aumentadas, formadas em cianobactérias filamentosas, quando as condições do ambiente se tornam desfavoráveis, como, por exemplo: baixa luminosidade, baixas ou altas temperaturas, mudança de pH, baixa concentração de nutrientes e desidratação. Uma ala de unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Albert Sabin foi interditada na semana passada, após serem identificadas superbactérias em pacientes. De acordo com a secretaria de saúde, foram encontrados casos de “bactérias Acineto”. Segundo o documento, essa bactéria possui elevado risco de mortalidade e transmissibilidade. Segundo dados científicos, essas bactérias podem ficar até seis meses sobre a superfície.

A principal forma de transmissão do Acinetobacter ocorre por contato direto ou indireto. Contato direto: transferência física de microrganismos entre o hospedeiro suscetível e a pessoa infectada ou colonizada durante procedimentos como mudança de decúbito, banho no leito e verificação de pressão arterial. Contato indireto: transferência por meio de um objeto contaminado (reservatório), por exemplo, material contaminado como luvas, máquinas de diálise, ventiladores mecânicos, sistemas de ventilação; nas fontes de água; na pele e mucosas. Estudos mostram que esta espécie é capaz de sobreviver por longos períodos em objetos inanimados, superfícies situadas em imediações próximas ao paciente debilitado, podendo ser transmitida diretamente ou por meio das mãos dos profissionais de saúde ou, ainda, ser passada de paciente para paciente.

Surtos de Acinetobacter têm sido atribuídos particularmente à terapia respiratória e aos equipamentos de ventilação e infecção cruzada pelas mãos de trabalhadores de saúde que cuidaram de pacientes colonizados ou infectados. Segundo fontes da própria secretaria de Saúde, alguns pacientes não resistiram ocasionando o óbito. Todas informações ainda estão sendo levantadas pela nossa reportagem que investigará o caso de perto.

 

Continua após a publicidade...
Matéria anterior
Mercado de colchões aumenta no país
Próxima matéria
Quais são os produtos oferecidos pela Midecore Pro?

Mais do É Pop

Menu