“A Vermelhidão da Flor”: Raquel Dimar apresenta show gratuito nesta sexta, dia 17, em Rio das Ostras

O palco do Teatro Municipal Joel Barcelos de Rio das Ostras recebe, nesta sexta-feira, dia 17, às 19h30, a atriz, cantora e compositora, Raquel Dimar, com o espetáculo “A Vermelhidão da Flor”. A apresentação, de entrada gratuito, tem direção assinada por Diogo Spadaro. E é resultado da imersão artística feita na Associação Campo das Vertentes, em Belo Horizonte e da pesquisa sobre Reinados do Congado Mineiro, na Irmandade Os Ciriacos, no Quilombo dos Arturos e no Reinado dos Leonídeos em Oliveira, no interior de Minas Gerais.

Durante 60 dias Raquel fez treinamentos de corpo e voz com a cantora Titane, com a preparadora corporal, Irene Ziviani e com a Capitã de Congado Katia Aracelle. O intercâmbio foi patrocinado pela Lei Aldir Blanc de apoio à cultura, através do edital Caminhos Culturais da Fundação Rio das Ostras de Cultura, do ano de 2024.

Raquel conta que o show nasceu do mergulho na narrativa presente na canção “Parir-se”. “Me desdobrei no projeto artístico que apresenta o nascimento de uma narrativa musical ancorada na importância de dar voz a experiências femininas plurais. A narrativa do show converge com a trajetória de uma mulher e seus processos de superação de dores, sua força e encantamento pela vida, tomadas de consciência e inspiração para que outras mulheres, até mesmo outros homens, encontrem suas formas de Parir-se”, explica.

A sonoridade de “A Vermelhidão da Flor” é atravessada pela presença da cultura negra e de seus saberes ancestrais, com destaque para os tambores e ritmos brasileiros como coco, maracatu e congado. O repertório reúne canções autorais de Raquel Dimar, além de obras de compositoras e compositores da cena mineira e fluminense, como Diogo Spadaro, Thati Dias, Cau Barros, Regina Teixeira, Gabriel Duarte, além de nomes consagrados como Sérgio Pererê e Milton Nascimento.

O show reúne também os músicos Matheus Jazz Bass, no baixo e Sabatuk, na percussão. Além da apresentação, o projeto conta com uma exposição fotográfica com todo o processo de pesquisa, que vai ser realizada na Casa de Cultura Bento Costa Jr, no Município.

FICHA TÉCNICA

Idealização, voz e percussão: Raquel Dimar

Direção Musical, violão e guitarra: Diogo Spadaro

Baixo: Matheus Jazz Bass

Percussão: Sabatuk

Produção: Palco Produções

Iluminação: Eduardo Salino

Figurino: Jennifer Gaspar

Foto e vídeo: Kelly Oliveira

SERVIÇO

Show: “A Vermelhidão da Flor”

Data: 17 de outubro

Horário: 19:30hs

Local:  Teatro Municipal Joel Barcelos em Rio das Ostras

Entrada franca

Matéria anterior
Junior lança “Passar dos Danos (Ao Vivo)” com participação de Vitor Kley
Próxima matéria
CRERSP0 apresenta “Apenas um Mano Latino-Americano”, faixa que conecta o legado da MPB ao RAP contemporâneo

Mais do É Pop

Autor (a) da postagem