Mercado global deve alcançar até US$ 25 bilhões na próxima década, impulsionado por jovens que buscam orientação digital sobre carreira, relacionamentos e finanças
Institutos de pesquisas mostram que o mercado global de aplicativos astrológicos movimentou até US$ 14,3 bilhões em 2024 e pode alcançar a marca de US$ 25,61 bilhões na próxima década.
A Business Research Company, do Reino Unido, estima um crescimento anual de 20% até 2029. Já a Business Research Insights, na Índia, afirma que os downloads de aplicativos de astrologia aumentaram 40% entre 2021 e 2023, com mais de 8 milhões registrados apenas no último ano desse período.
Apesar das variações metodológicas, os levantamentos convergem ao indicar a expansão do setor. Parte dela é impulsionada pela migração das consultas presenciais para plataformas digitais, que oferecem desde horóscopos gratuitos até atendimentos pagos com especialistas.
Pandemia impulsiona demanda online
Dados da Allied Market Research mostram que profissionais da astrologia relataram aumento na demanda por consultas durante o período de confinamento decorrente da pandemia de Covid-19 e, em sua maioria, as pessoas buscavam orientação diante de incertezas sobre saúde e finanças.
Com a migração para plataformas digitais, a Federal Trade Commission identificou que interações em redes sociais e menções de aplicativos de astrologia ultrapassaram 25 milhões em 2023. O mapa astral online está entre os serviços mais buscados nessas plataformas. Buscas por “birth chart” (mapa astral) e “astrology” (astrologia) no Google atingiram pico de cinco anos em 2020, segundo informações compiladas pela Allied Market Research.
Jovens lideram consumo de apps astrológicos
O interesse crescente se traduziu em oportunidades comerciais: desenvolvedores de tecnologia e empreendedores digitais passaram a criar soluções acessíveis e personalizadas em sites e aplicativos.
A U.S. National Telecommunications and Information Administration contabilizou mais de 15 milhões de usuários ativos mensais em 2023. Em setembro de 2024, o Co-Star liderou os downloads de aplicativos de astrologia nos Estados Unidos, com mais de 151 mil instalações mensais. O Nebula ficou em segundo lugar, com aproximadamente 87 mil downloads no mesmo período, segundo o Statista. Pesquisas mais específicas, como sobre o que é revolução solar ou sinastria amorosa, refletem o interesse por funcionalidades avançadas oferecidas por esses aplicativos.
A análise sobre o mercado norte-americano mostra que, aproximadamente, 80% dos millennials e membros da geração Z nos Estados Unidos recorrem a horóscopos personalizados para decisões relacionadas a carreiras, relacionamentos e finanças, segundo dados compilados pelo Dev Technosys. O curso de astrologia gratuito aparece entre os recursos educacionais que alimentam esse interesse.
Ásia concentra maior fatia do mercado
A região Pacífico-Asiática dominou o mercado global em 2021 e deve manter essa posição, segundo a Allied Market Research. O relatório atribui a liderança à forte crença em astrologia na região e ao uso de três sistemas diferentes: astrologia ocidental, védica e chinesa.
Na China, signos zodiacais e tipos sanguíneos chegam a influenciar processos seletivos de emprego. O China Youth Daily, citado pela Allied Market Research, registrou que mais de três quartos dos recém-formados contratados recentemente enfrentaram tratamento injusto ou tiveram negadas oportunidades de trabalho com base em signo zodiacal e tipo sanguíneo.
A The Business Research Company apontou a América do Norte como maior região no mercado de aplicativos de astrologia em 2024. O mercado norte-americano reúne usuários familiarizados com tecnologia e interesse crescente em práticas de espiritualidade e bem-estar.
Brasil oferece oportunidades em produtos, aplicativos e eventos de astrologia
Seguindo a tendência mundial, o mercado brasileiro tem espaço para empreendedores interessados em produtos astrológicos. Exemplos são startups que entraram nesse segmento nos últimos dez anos – uma delas, criada em 2019, conseguiu aportes de investidores em menos de seis meses e alcançou faturamento superior a US$ 1 milhão anual.
A venda de itens como colares, pulseiras e pôsteres customizados com dados astrológicos facilita a operação comercial para o mundo desde o início, já que a entrega digital ou física pode acontecer para qualquer região.
Aplicativos que combinam astrologia com Inteligência Artificial também estão em alta, especialmente quando voltados para relacionamentos ou autoconhecimento. Empresas brasileiras que lançaram essas soluções nos últimos três anos conseguiram bases de usuários na casa dos milhares e expansão para mercados internacionais em menos de dois anos de operação. Saindo do virtual para o presencial, eventos voltados ao público esotérico também cresceram em faturamento na última década.











