Zona Norte de Niterói recebe Festival de Cultura Preta com entrada gratuita

Centro Cultural Cauby Peixoto recebe vivências, shows, exposições, baile charme e festival de cenas curtas nos dias 20 e 21/12

A Zona Norte de Niterói será palco de um grande encontro cultural nos dias 20 (das 15h às 21h) e 21/12 (das 16h às 21h), quando o Centro Cultural Cauby Peixoto, no Fonseca, receber o Festival Ajodun Artes Negras. O evento celebra e fortalece a expressão da cultura preta em suas múltiplas linguagens. A programação, gratuita, reúne vivências, apresentações artísticas, rodas de samba com o tradicional Samba Dandara; além de baile charme, grafite ao vivo, feira comunitária e uma série de atividades.

Inspirado no termo iorubá Ajodun, que significa “celebração” ou “festival”, o evento contará com a apresentação da influenciadora digital Negrita, atriz, modelo e universitária. O encontro, que tem patrocínio da Secretaria das Culturas, propõe uma imersão nas artes negras, valorizando o legado afro-brasileiro e destacando a potência criativa de artistas locais. Sob uma curadoria que une tradição e modernidade, o festival constrói uma narrativa que atravessa o território, as memórias e as expressões urbanas que moldam o cotidiano das periferias.

No dia 20/12 terá Artes Cênicas e as Artes de Terreiro, aprofundando o diálogo com a ancestralidade afro-diaspórica. Às 16h, acontece o Festival de Cenas Curtas de Teatro, com cinco apresentações: Coletivo Agô (Cena Axé), Coletivo Cena Delírio (Cena Delírio), Cia Expressart (Ninguém me Ensinou a Morrer) e Cia Pluma de Teatro (Tina Não Mora Mais Aqui). O júri técnico será composto por Tatiana Henrique, Denilson Graco e Marcela Treze. 

A programação inclui ainda degustação gastronômica de comidas de terreiro, DJs, feira da comunidade e diversas performances artísticas, encerrando o primeiro dia de evento com o tradicional Samba Dandara e convidados. 

Já dia 21/12 o evento inicia com programação para a criançada com palhaçaria e pintura de rosto. O dia seguirá com as Artes Urbanas, uma programação que reverbera a estética e a identidade preta contemporânea. O público poderá conferir exposições de artes plásticas, grafite ao vivo e Baile Charme; além da Feira da Comunidade que reúne empreendedores e fazedores de cultura das regiões próximas. 

“Como idealizador do Festival AJODUN – Artes Negras, celebrar esta edição é muito simbólico. Estamos reocupando um espaço que ficou anos abandonado e que hoje, reconstruído pela Secretaria das Culturas, se tornou o primeiro Centro Municipal da Zona Norte de Niterói. Trazer um festival que celebra estéticas negras para este território é reviver e criar novas memória, devolver vida e representatividade ao lugar, uma tecnologia ancestral”, afirmou Raphael Campello, idealizador ao lado de Bruna Andrade, diretora de produção e também idealizadora do festival.

O Ajodun Artes Negras acontece a partir das 15h, com entrada gratuita e classificação livre, no Centro Cultural Cauby Peixoto, localizado na Alameda São Boaventura, nº 263, no Fonseca em Niterói.

Matéria anterior
Rio das Ostras Instrumental encerra temporada 2025 com blues

Mais do É Pop

Autor (a) da postagem