O projeto Quintal dos Prettos, uma das maiores rodas de samba do Brasil, fará sua estreia oficial no Carnaval de rua de São Paulo em 2026. O Bloco Quintal dos Prettos ocupará o emblemático Circuito Ibirapuera no dia 08 de fevereiro, levando a energia do samba independente e periférico ao espaço público. Integrando a programação do Carnaval Pipoca 2026, das 12h às 15h.
O desfile contará com a presença ilustre do rapper Emicida e da cantora Maria Rita que sobem ao trio elétrico junto com o duo. O bloco tem como rainha Erika Moura (Globeleza), ícone do Carnaval, e a expectativa é reunir cerca de 50 mil pessoas ao longo do trajeto.
Após o desfile, a programação se estende no Quintal dos Prettos – Celebração, no Espaço Maria Zélia, no Belenzinho, palco da gravação ao vivo do clipe “Us Memo Preto Zica”, com participação de Emicida. O evento consagra a trajetória de um projeto independente que une tradição, afrofuturismo e a potência criativa da cultura urbana.
Margareth Valentim, uma das fundadoras do projeto, reforça a importância dos parceiros para colocar o bloco na rua: “A parceria com a Pipoca e a estreia do bloco do Quintal dos Prettos no Carnaval de São Paulo representam um sonho coletivo e marcam esse movimento como um passo importante de ocupação cultural e afirmação de identidade. Estrear no Carnaval de rua de São Paulo é reafirmar que o samba segue vivo, potente e ocupando os espaços que sempre foram seus”.
Criado há oito anos por Magnu Sousa, Maurílio de Oliveira e Margareth Valentim, o Quintal dos Prettos nasceu reunindo cerca de 200 pessoas e hoje se consolidou como uma das rodas de samba mais importantes do Brasil, e já recebeu mais de 400 mil pessoas em suas edições mensais na zona leste de São Paulo desde 2016. Um projeto 100% independente, sustentado por uma engrenagem que envolve mais de 100 profissionais apaixonados e que transformou o Quintal em território de afeto, memória, resistência e futuro.
Na primeira edição de 2026, Magnu e Maurilio receberam, das mãos de Emicida, o disco de platina pelo marco de 50 milhões de plays no álbum Quintal dos Prettos ao Vivo, o duo vive um momento marcante na carreira. “Nossa estreia no carnaval de rua de São Paulo representa um marco simbólico e cultural: a ocupação do espaço público por um projeto independente, periférico e oriundo do samba, dialogando diretamente com valores como diversidade, brasilidade, celebração, pertencimento e energia coletiva”, avalia a dupla.
A concentração do Bloco Quintal dos Prettos está marcada para às 11h, no entorno do Parque do Ibirapuera – antes do Monobloco –, compondo a programação do pré-carnaval do Carnaval Pipoca 2026. Os ingressos para o pós-bloco no Maria Zélia estão disponíveis via Sympla. Para mais informações, acesse @QuintaldosPrettos.
SERVIÇO
Bloco Quintal dos Prettos
Data: 08 de fevereiro de 2026 (domingo)
Concentração: 11h
Início do desfile: 12h
Encerramento: 15h
Local/Trajeto: Circuito Ibirapuera (do Obelisco ao Monumento às Bandeiras) – Avenida Pedro Álvares Cabral | Obelisco Ibirapuera
Pós Bloco
Quintal dos Prettos – Celebração + gravação do videoclipe de “Us memo preto Zica”
Local: Espaço Maria Zélia
Endereço: Rua José Pinheiro Bezerra, 100, Belenzinho. São Paulo-SP
Horário: 16h às 21h
Ingressos: a partir de R$ 40 via Sympla
Sobre o Coletivo Pipoca:
Criada oficialmente em 2011, o coletivo Pipoca é o maior hub de Carnaval do Brasil com três núcleos: um dedicado a produção de grandes projetos de Carnaval em sociedade com artistas e grupos como Alceu Valença, BaianaSystem, Monobloco, Mariana Aydar, Bangalafumenga, Orquestra Voadora e Bloco do Sargento Pimenta, outro núcleo dedicado ao planejamento, criação e execução de live experience para marcas como Brahma, Guaraná, Engov, UBER, KWAI, Takis, Boticário, em cidades como Olinda, Recife, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e o terceiro núcleo de Conteúdo, sendo criadora de formatos inéditos de cobertura e transmissão do carnaval de rua de artistas como Alceu Valença, Bell Marques, Ivete Sangalo, Monobloco, BaianaSystem e outros. Para mais informações: site, Instagram, Facebook, YouTube, LinkedIN e TikTok.














