Meu Negócio É Arte: série documental estreia no dia 7 de abril

Produção aborda os desafios e as possibilidades de viver da arte a partir de histórias reais

A ideia de que “ser artista” é um caminho fácil ainda atravessa o imaginário popular. Mas, na prática, viver da arte exige dedicação, estudo, estratégia e, sobretudo, reconhecimento de que cultura também é um negócio. É a partir dessa provocação que nasce a série em áudio “Meu Negócio É Arte”, a nova temporada do Trem Pra Fazer Podcast, programa criado pelo jornalista contagense Felipe Pedrosa. A estreia será no dia 7 de abril, às 7h, no YouTube e Spotify. Ouça no link: linktr.ee/tremprafazerpodcast.

Em formato narrativo, com estilo documental, a série “Meu Negócio É Arte” apresenta, ao longo de sete episódios, histórias de artistas que transformaram a paixão em ganha-pão. A cada semana, sempre às terças-feiras, o público será convidado a mergulhar em relatos que revelam os bastidores, os desafios e as conquistas de quem decidiu fazer da arte o sustento. “Entrevistei mais de dez pessoas e, a cada encontro, eu percebia ainda mais o poder transformador da cultura. A arte é um negócio com propósito, é um business que gera frutos potentes e essenciais para a existência humana”, aponta o idealizador Felipe Pedrosa.

Entre os entrevistados, estão o ator e cantor Marcelo Veronez, a produtora cultural Deisy Castro, a mosaicista Cris Leão, a artista visual Zi Reis, a performer Lígia Morase, o cantor Serginho Barbosa, a atriz e dançarina Fernanda Signorini e o compositor e gestor cultural Ricardo Ulpiano, além de especialistas em economia criativa que ajudam a ampliar o debate sobre o setor. “Para enriquecer ainda mais o debate, ouvi especialistas do Sebrae Minas, instituição que vem potencializando os negócios que têm a arte como matéria-prima”, revela Pedrosa, destacando que, nesta temporada, há um número maior de mulheres entrevistadas.

A narrativa da série “Meu Negócio É Arte” também dialoga com experiências geracionais e percepções comuns sobre o fazer artístico. A ideia romantizada de “viver de arte” — muitas vezes tratada como Plano B ou alternativa fácil — é confrontada com histórias reais, que evidenciam estudo, planejamento e persistência como elementos fundamentais para a construção de uma carreira artística. Além de apresentar trajetórias individuais, a temporada propõe reflexões coletivas: Quanto vale a arte? Qual mundo queremos construir?

“Meu Negócio É Arte” é a terceira temporada do Trem Pra Fazer Podcast, que foi contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio do edital PNAB Contagem 2024.

Lançamento da série: “Meu Negócio É Arte – Trem Pra Fazer Podcast”

Estreia: 7 de abril de 2026, às 7h

YouTube e Spotify: linktr.ee/tremprafazerpodcast

Periodicidade: Episódios semanais, sempre às terças-feiras

FOTO: DALCIO FRASE/DIVULGAÇÃO

Matéria anterior
Anitta vira rainha da selva: Festa ‘Safári’ de 33 anos explode em SP com looks ousados e after sem fim!

Mais do É Pop

Autor (a) da postagem