Quem nunca sonhou trocar a correria diária por um estilo de vida saudável? Deixar de lado o estresse da rotina e encontrar novas paisagens, cenários e sensações?
Royal Cycle – escola que ensina, aprimora e educa o ciclista
A Royal Cycle, a primeira escola profissional de ciclismo do Brasil, foi criada para oferecer as bases teórica e prática necessárias à condução da bicicleta com confiança e segurança, atendendo a todos os tipos de pessoas, independentemente de idade, condição física ou nível de experiência. Os programas propiciam aprendizado seguro, eficaz e rápido, contribuindo para o bem-estar do praticante e para a disseminação de uma cultura de paz no trânsito.
Idealizada por Vinicius Ferreira, educador físico especializado em spinning e apaixonado por ciclismo, o especialista desenvolveu o método Royal Cycle e fundou a primeira escola profissional de ciclismo em 2015. Vinicius é também palestrante e ativista do uso responsável e seguro da bicicleta como meio de transporte e lazer.
Educação para o ciclista: uma iniciativa viável, uma necessidade urgente!
Ciclovias e educação de transito
São Paulo é a cidade com a maior extensão de ciclovias do Brasil e nos últimos anos, com a rápida expansão da malha cicloviária e o fortalecimento da cultura da bicicleta, esse modal passou a ser encarado cada vez mais como uma opção de locomoção eficiente, sustentável e economicamente vantajosa.
No entanto, o desenvolvimento da infraestrutura não foi acompanhado por ações educativas de trânsito adequadas, resultando em um enorme contingente de indivíduos despreparados para lidar com a ampla gama de habilidades exigidas pelo ciclismo – e, por consequência, muitos acidentes.
Segundo o INFOSIGA – Movimento do Estado de São Paulo – subiu para 75% o percentual de casos de morte de ciclistas na cidade. Apurado no primeiro semestre de 2017, esse numero assustador aponta para a necessidade urgente de educação e o aprimoramento para o ciclista para sua proteção e segurança.
Método Royal Cycle – pioneirismo e eficácia
A metodologia é diferenciada por possibilitar que pessoas de qualquer idade, nível de habilidade e grau de condicionamento físico ultrapassem suas limitações e comecem a pedalar. Baseado em estudos de psicomotricidade e adaptação neural, o método trabalha equilíbrio, coordenação motora e a superação da insegurança, aliando corpo e mente no projeto de aprendizagem.
O método se baseia em cinco movimentos básicos de condução segura da bicicleta. São eles:
– Ajuste da altura correta do banco – parar e sair da bike;
– Executar curvas com segurança, à esquerda e à direita;
– Realizar trocas de marcha com precisão;
– Hidratar-se com ambas as mãos, com a bike em movimento;
– Olhar para trás, nas duas direções, enquanto se desloca em linha reta.
Os ciclistas eventuais aprendem a se locomover na cidade com segurança, respeitando as leis de transito e os pedestres. Já os iniciantes, a partir da primeira aula, já conseguem pedalar de forma segura e confortável – uma conquista, tanto para crianças quanto para adultos que nunca tiveram a experiência sobre duas rodas.
A equipe Royal Cycle
Coração da Royal Cycle, a equipe de profissionais compartilha os valores básicos da empresa: amor pelo ciclismo, prazer em ensiná-lo e domínio profundo das técnicas de ciclismo. Todos os professores possuem CREF e são ex-ciclistas profissionais, com especialização em coaching.
Livro – um legado de reconhecimento internacional
A metodologia Royal Cycle, resultado de anos de estudos em psicomotricidade, serve de base para a publicação do livro no qual estão compilados os pilares do método. O objetivo é que este material sirva de guia prático para os ciclistas, orientando-os em direção a uma relação saudável com os demais agentes de trânsito e a uma cultura de trânsito mais cidadã.
Seu lançamento acontece no primeiro bimestre de 2018 e contara com encontros nas principais capitais do pais.
A Royal Cycle acredita que o caminho que conduz à segurança passa, necessariamente, pela preparação adequada dos ciclistas. Por isso trabalha para, mais que formar novos alunos, promover programas de conscientização, desenvolver ações sociais voltadas ao grande público e difundir a cultura de segurança no trânsito em seus canais de comunicação. Passa por esse trabalho o proposito de ser porta-voz de um novo tempo no ciclismo, no qual o sonho de um transporte mais sustentável caminhe lado a lado com iniciativas que contribuam para a proteção da integridade física do ciclista.