VISIBILIDADE LESBICA EM MESQUITA

Desde 1996 é comemorado no Brasil, sempre no dia 29 de agosto, o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. A criação desta data remete ao 1º Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE), organizado pelo Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro (COLERJ) e desde então a data simboliza um marco na luta pelo combate contra a lesbofobia, ou seja, o preconceito contra mulheres lésbicas. Com uma sociedade ainda estritamente forjada no machismo e patriarcado, o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica dá destaque ainda ao papel da mulher gay que, além de enfrentar o preconceito por ser lésbica, ainda carrega uma discriminação histórica por ser mulher (misoginia).

As mulheres sofrem cotidianamente com o controle de seus corpos e sexualidade. No caso das lésbicas e bissexuais, este controle diz respeito também à imposição da heteronormatividade, se expressando na violência sofrida de diversas formas, na falta de atendimento à saúde, na invisibilidade política. Por isso, o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, é uma data importante para que resgatemos a história das que sempre estiveram na resistência contra o patriarcado e a lesbofobia. Seguiremos juntas até que todas sejamos livres!

Celebrando a diversidade, a multiplicidade de representatividade e sua importância a Secretaria de Assistencia social e Direitos Humanos atraves a coordenadoria de Diversidade Sexual de Mesquita apoia e compactua com a força e ativismo de todas essas mulheres. Em uma iniciativa pioneira o coordenadora Paulinha Única e seu assessor Neno Ferreira, deu voz a essas mulheres através de uma roda de bate-papo para ouvir demandas e seus anseios para juntos fazermos projetos afirmativos para esse segmento. estiveram presentes o Prefeito Jorge Miranda, secretaria de Assistencia Social e Direitos Humanos Cristina Quaresma, Assistente Social Criastiane Lamarão, Coordenador de Igualdade Racial, Claudio Macalé, Gerente municipal dos conselhos, Marcelo Grade, Subsecretario de Direitos Humanos Flavio Rossini e a militância.  

Matéria anterior
Andrio Frazon, Mister Brasil Pró-Beleza 2017, é o mais cotado para ganhar o Man Of The Year 2018 na Tailândia
Próxima matéria
ZUMBIDO: o que é, quais as causas e estratégias para obter ajuda

Mais do É Pop

Autor (a) da postagem