Festa: Preta Gil comemora 10 anos do “Bloco da Preta” neste domingo no Rio

por Augusto Vianna

                                                                                 Foto: Alex Santana

Considerados hoje um dos principais símbolos do carnaval carioca, exportados para o resto do país como sinônimo de uma folia democrática e inclusiva, os blocos de rua têm seu abre oficial no próximo domingo, dia em que um dos três maiores blocos da cidade chega às ruas: é o dia do Bloco da Preta, gigantesco cortejo comandando pela cantora Preta Gil, que movimenta o Centro do Rio com o desfile que acontece entre as 10 e 14 horas na Rua Primeiro de Março.

E se por si só o desfile do Bloco já é uma festa, esse ano a comemoração acontece em dose dupla: o Bloco está celebrando seu 10º aniversário e o tema escolhido para o ano de comemoração foi exatamente este: “Festa”. O Bloco da Preta foi lançado em 2009 e em seus primeiros anos desfilou na Orla de Ipanema, mas o comparecimento do público foi tão grande, que ele teve que ser transferido para as ruas do Centro da cidade, já tendo desfilado nas avenidas Rio Branco e Presidente Vargas, além da Rua Primeiro de Março. Sempre bem acompanhada, Preta já recebeu em seu trio convidados como Gilberto Gil, Pablo Vittar, Ludmilla, entre outros.

Para celebrar a data, Preta escolheu um figurino especial, inspirado no bolo da festa: um vestido criado pelo atelier Lelis, com assinatura de Helô Rocha e estilo de Marcell Maia. O vestido é todo tie die bordado com as cores do arco íris, feito em camadas com balonê, com uma cauda longa e uma saia que serão retiradas durante o desfile – Preta terminará a apresentação do Bloco de hot pant e top. Além do figurino, a cantora usará sapatos de Fernando Pires e um adereço de cabeça de Davi Ramos, que terá uma vela de bolo de aniversário com o número 10.

Foto: Leonardo Fernandes

Durante o desfile, a cantora irá gravar seu novo clipe, da canção “Penta”, assinada pelo primo Moreno Veloso, que escreveu a canção em homenagem ao aniversário de 10 anos do Bloco.

“Fiz questão de gravar um clipe com o meu público presente, será o vídeo com maior quantidade de participantes da história. Meu primo querido me presenteou com a música que ainda conta com a guitarra genial de Davi Moraes, que estava na minha banda quando decidi me tornar cantora. Espero todo mundo lá nessa celebração dos 10 anos de Bloco”, comenta a cantora.

Com patrocínio da Antartica e Salon Line e apoio da Colgate Plax, Olla e Hotel Prodigy, o desfile do Bloco da Preta acontece na Rua 1º de março, com concentração às 9h, entre a Rua Buenos Aires e a Rua do Rosário, e desfile entre 10h e 14h. Acompanhada por sua já conhecida Bateria Black Power, a previsão é de que o Bloco reúna mais de meio milhão de pessoas, como tem acontecido nos últimos anos. Além dos músicos, Preta receberá sua corte: os musos David Brasil, Fernando Torquato, Thiago Fortes e Leo Fucks, o Muso do Close Certo André Nicolau, as musas Fernanda Paes Leme e Ju de Paulla, a Musa do Kiu Thaynara OG, a madrinha Carolina Dieckman, a Rainha da Bateria Laura Fernandes e o Rei Momo Gominho, além de convidados surpresas.

Do alto do trio principal, Preta comanda ininterruptamente a festa, cantando, não só seus maiores sucessos, como “Sinas de Fogo”, “Stereo”, “Eu quero e Você Quer”, “Decote”, “Vá Se Benzer” e “Cheia de Desejo”, mas também um mix que reúne hits de todos os gêneros musicais além de músicas carnavalescas já consagradas em todos os anos da festa.

Matéria anterior
Carol Konka se une a funkeiros e promete hit de carnaval
Próxima matéria
Valesca Popozuda volta às origens e lança funk “proibidão” para o Carnaval

Mais do É Pop

Autor (a) da postagem