Por Redação SP
Muito se tem falado sobre a Câmara hiperbárica mas existem muitas dúvidas sobre o que é, e sobre como ela é usada. Para tirar dúvidas dos nossos leitores, perguntamos ao cirurgião plástico Dr. Edgar Lopez, pioneiro em Lipo HD, o que é esse procedimento, e como pode ser usado.
Câmara Hiperbárica
A câmara hiperbárica consiste em um equipamento médico fechado, resistente à pressão, geralmente de formato cilíndrico e construído de aço ou acrílico e que pode ser pressurizado com ar comprimido ou oxigênio puro. No momento indicamos esse item no pós-operatório de todas nossas pacientes entre 5 e 10 sessões.
Oxigeno terapia hiperbárica é uma modalidade terapêutica na qual o paciente respira oxigênio puro (100%), enquanto é submetido a uma pressão de 2 a 3 vezes a pressão atmosférica ao nível do mar, no interior de uma câmara hiperbárica. Ela provoca um espetacular aumento na quantidade de oxigênio transportado pelo sangue, na ordem de 20 vezes o volume que circula em indivíduos que estão respirando ar ao nível do mar.
O oxigênio produzirá uma série de efeitos de interesse terapêutico, tais como:
*combate às infecções bacterianas e por fungos;
*compensa a deficiência de oxigênio decorrente de entupimentos de vasos sanguíneos ou destruição dos mesmos, como acontece em casos de esmagamentos e amputações de braços e pernas, normalizando a cicatrização de feridas crônicas e agudas;
*neutraliza substâncias tóxicas e toxinas;
*potencializa a ação de alguns antibióticos, tornando-os mais eficientes no combate às infecções e ativa células relacionadas com a cicatrização de feridas complexas.
*Além de promover melhora de hematomas e edemas!!
















