Redação SP
Uma das maiores novidades na cirurgia plástica, o funil de Keller, foi inventado pelo cirurgião plástico americano, da Carolina do Sul, Dr. Kevin M. Keller.
Esse revolucionário dispositivo permite um método mais estéril, através de uma técnica sem toque, na cirurgia do implante de prótese mamária.
A prótese é colocada dentro do funil de Keller, sem que haja toque ou contato do Cirurgião Plástico e é colocado através da incisão realizada para a introdução do silicone na mama.
Perguntamos para o cirurgião plástico Dr. Edgar Lopez que atende em São Paulo, quais os principais benefícios da técnica:
“A grande vantagem do funil de Keller é diminuir, ainda mais, a chance de uma infecção visto que, a prótese não é tocada por ninguém. Nesse caso, a prótese, sai do invólucro estéril, direto para a mama da paciente. Além de causar menos trauma na cicatriz, ele ainda possibilita uma cicatriz menor, e diminui os riscos da chamada contratura” capsular.
O Funil de Keller é um dispositivo em forma de funil composto por ácido hialurônico que é um componente presente em nossas células.
O funil possibilita a colocação de todos os tamanhos de próteses, mesmo as maiores, através de pequenas incisões, com menos trauma para a paciente.
Segundo Dr. Edgar Lopez, os benefícios do funil de Keller são muitos: menor índice de infecção, menor índice de contratura capsular, cicatriz menor e recuperação mais rápida .
O cirurgião frisa ainda que é preciso uma boa avaliação da paciente para qualquer tipo de cirurgia plástica. Cada paciente é única e é importante conversar muito com o médico que irá avaliar se a cirurgia é possível ou não.
Para quem quer colocar os implantes de silicone, é uma grande inovação.











