Quando compramos carros usados, existem muitos fatores a analisar para garantir que fizemos a aquisição correta e que não há nada de errado com o veículo do ponto de vista mecânico. Um desses pontos, por exemplo, é saber como identificar problemas no freio do carro para que você não se surpreenda em um momento futuro, quando for precisar dessa parte do automóvel.
Vale lembrar, por exemplo, que 5 pessoas morrem vítimas de acidentes de trânsito no Brasil a cada hora. Muitos desses acidentes acontecem por causa de problemas mecânicos não-consertados nos veículos. Considerando que a frota de carros no país está mais velha do que nunca, temos muito mais automóveis com chance de causar acidentes de trânsito nas ruas do que antes.
Quer saber como identificar problemas no freio do carro para consertá-los antes da situação piorar? Então confira nossas dicas abaixo!
Como identificar problemas no freio do carro: 6 dicas
Confira alguns sintomas que podem indicar que algo não vai bem com o freio, tanto envolvendo o seu pedal, quanto outras partes do automóvel!
1. Pedal com ruído ou assovio quando pressionado
Se, ao pisar no pedal do freio, você escutar rangidos ou assobios, é sinal de que é hora de trocar as pastilhas. A má notícia é que, provavelmente, os discos do freio deverão ser trocados também, já que este ruído significa que o suporte da pastilha os gastou.
A pastilha do freio é a peça responsável por justamente parar o carro. Ela é uma espécie de lixa, por assim dizer, que entra em ação e para a roda de girar quando o sistema é acionado. Se a pastilha está gasta, o freio simplesmente não funciona bem. O carro levará muito tempo para parar e por aí vai.
2. Pedal do freio muito duro ou muito macio
São duas situações simples de resolver, mas que podem causar acidentes caso sejam ignoradas. Se o pedal estiver macio, mole quando pisa, significa que há ar dentro do circuito do freio, e este deve ser retirado.
Já se ele estiver duro demais, significa que o servofreio, ou hidrovácuo, deve ser trocado. Este componente é o assistente que “amacia” o pedal do freio em um nível que não seja necessário aplicar muita força para pisar, e quando ele avaria, deixa de cumprir sua função, podendo impedir que o freio seja acionado em um momento de importância.
3. Pedal próximo ao assoalho
Se o pedal está muito baixo, próximo ao assoalho, é porque o fluido do freio está baixo, e alguns fatores podem ser os culpados, como vazamento nas tubulações, no cilindro mestre, no cilindro da roda ou na pinça de freio, ou seja, em qualquer parte do sistema de frenagem.
O fluido do freio é justamente a parte do sistema que é responsável por fazer tudo funcionar. Dependendo da quantidade de fluido e outras calibrações, o sistema pode ser mais leve, mais pesado e por aí vai. Portanto, ter problemas com o fluido significa reduzir bastante a eficácia do seu freio.
4. Painel com a luz de freio acesa ou piscando
A luz do freio acesa de forma intermitente ou piscando, pode significar falta de fluido no freio ou hora de trocar as pastilhas, dependendo do modelo do automóvel. O ideal, neste caso, é buscar o manual do fabricante para entender as legendas de seu painel.
Existem muitas informações que podem ser descritas no painel do carro, apenas algumas delas são relacionadas ao freio. Outras têm a ver com o motor e outros segmentos do automóvel. Por isso, é importante entender o que diz o Manual do Proprietário para saber exatamente se é algo relacionado ao freio ou a outros sistemas do carro.
5. Vibração no volante ao pisar no pedal
Se a vibração acontece quando o pedal do freio é pressionado, é possível que as pastilhas e discos estejam desalinhados, mas este não é o único motivo. A vibração pode significar que tem algum componente frouxo no sistema do freio, como as pinças ou as próprias pastilhas. Neste caso, é necessário um check-up para entender melhor o problema.
6. Contabilize o tempo que leva para frear
Normalmente, todo carro leva um tempo específico para frear totalmente. Depende do modelo, do pneu utilizado e do freio. Se você puder, faça alguns testes leves regularmente para testar a capacidade de freio do seu carro. Por exemplo, vá até um estacionamento vazio e acelere seu veículo consideravelmente. Depois, faça uma frenagem completa e veja quanto tempo leva para o veículo parar totalmente. Compare com outros resultados e veja se houve perda de qualidade no sistema.
Agora que você sabe como identificar problemas no freio do carro, é hora de colocar este conteúdo em prática no seu automóvel. Fique atento aos sintomas listados acima para saber a hora certa de levar o veículo para uma oficina mecânica receber algum cuidado especializado. Isso é importante pois o seu carro não pode ficar com freio com problemas, já que essa situação pode custar vidas.
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