Universo Fitness por Abnel Junior: Pilares para uma vida saudável

Foto: Divulgação / Juliano Mendes Assessoria

Em tempos de pandemia, nunca se falou e preocupou-se tanto com saúde como nos últimos tempos. Com certeza você já discutiu ou debateu com alguém sobre o assunto nessa fase e a preocupação é totalmente válida, o momento é de nos cuidarmos mesmo.

Mas você tem cuidado verdadeiramente da sua saúde e qualidade de vida? Ou ao menos sabe o que tem que fazer pra se cuidar melhor?

Em tempos onde um vírus mortal assombra a humanidade é claro que todos querem ficar livres dele, mas a saúde e bem estar vai muito além da doença, ou melhor, da ausência de doença. Segundo a OMS, saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Sendo assim saúde estaria muito mais ligado a qualidade de vida do que nós mesmos acreditamos. Uma vez que a criação e manutenção de bons hábitos, quando combinados, também contribuem para o menor risco de desenvolvimento de doenças físicas ou mentais segundo a própria OMS.

Sendo assim, vamos pensar em 3 pilares para manutenção da saúde e qualidade de vida e que você pode começar a mudar ainda hoje. Lembrando que não existe uma ordem nesses pilares, eles têm a mesma importância e impacto em sua saúde, portanto, lembre-se que na construção de hábitos, feito é sempre melhor que perfeito. Então, primeiro faça o que pode até ter condições pra fazer ainda melhor, mas jamais sonegue qualquer pilar da sua saúde.

Primeiro pilar é a dieta. Não tem como imaginarmos uma vida saudável sem uma alimentação equilibrada e hoje em dia já é mais que batido o quanto bons hábitos alimentares são importantes na prevenção de surgimento de doenças. Não se prenda ao nome “dieta”. Dieta, por definição, é apenas o conjunto de alimentos e bebidas ingeridos usualmente por uma pessoa durante o seu dia. Sendo assim, suas escolhas alimentares sendo elas boas ou ruins constituem sua dieta. Opte por alimentos in natura ou minimamente processados, estes tem a capacidade de fornecer os nutrientes que seu corpo necessita promovendo saúde. Alimentos ultraprocessados, além de serem pobres em nutrientes ainda são ricos em aditivos químicos, gordura, açúcar, calorias e sódio. Fuja deles! Sua “praticidade” não vale a pena. E não vamos esquecer a água, o total de água no corpo de um adulto corresponde a mais da metade do seu peso. A água é a o grande responsável pelo transporte de nutrientes e diversas outras funções vitais. Beba muita água, dê preferência sempre a bebidas sem açúcar como café, chá e sucos naturais, que também são ótimas opções e fuja de bebidas adoçadas artificialmente como refrigerantes, achocolatados e sucos de caixinha.

Segundo pilar é a atividade física. A prática de atividade física deve ser estimulada em toda e qualquer fase da vida, pois já é mais que confirmado a sua importância não só na manutenção e prevenção da saúde, mas também em tratamentos específicos. Seja como for, movimente-se! Nós, seres humanos, fomos feitos para o movimento e sua ausência pode nos gerar sim diversas doenças físicas e emocionais. A atividade física regular ajuda a melhorar o humor, sintomas de ansiedade, estresse e até quadros de depressão. Isso acontece por que atividades físicas aumentam a liberação de neurotransmissores ligados ao humor como a serotonina e endorfina. A atividade física ainda protege e melhora o sistema imunológico além de fortalecer ossos e músculos evitando problemas articulares e melhorando a flexibilidade e capacidade funcional. Outro enorme benefício que uma vida fisicamente ativa proporciona é a qualidade do sono. É nesse período do sono que nosso organismo usa para reparação e é durante esse período que recuperamos tudo que foi desgastado ao longo do dia. Sendo assim, uma boa noite de sono é fundamental pra saúde.

Já o terceiro pilar é sociabilizar. Nada mais impacta tanto sua saúde mental quanto o convívio social. Desenvolver vínculos afetivos e estreitar laços são muito importantes para manter uma mente saudável. Considerando o momento pandêmico que vivemos acredito que talvez esse tenha sido o pilar mais prejudicado da grande maioria, por conta dos isolamentos e distanciamento social proposto. Não é a toa que tem sido tão estressante pra muitos se manterem isolados por longos períodos. Pessoas precisam de pessoas. Entretanto hoje temos a tecnologia a nosso favor e com ela uma série de alternativas pra driblar toda angústia e ansiedade gerada por essa falta de socialização e nos deixar mais próximos das pessoas que por agora não conseguimos estar. Ainda mais importante que o relacionamento com outras pessoas em momentos como esse é importantíssimo saber como anda o relacionamento com nós mesmos. Nossa satisfação pessoal também está diretamente ligada a nossa saúde mental. Nesse caso nos conhecermos melhor, saber sobre nossas próprias limitações, fraquezas e forças ajuda a estarmos bem com nós mesmo. Muitas vezes na correria do dia, nos nossos compromissos intermináveis, é comum nos esquecermos de fazer algo simplesmente porque nos faz bem e nos coloca em contato com aquilo que gostamos, nesse sentido encontrar e dedicar-se a um hobby que lhe resgate essa sensação já é uma das melhores práticas de autoajuda.

Espero ter causado aquele momento reflexão sobre sua saúde e que tenha entendido melhor como cuidar melhor dela daqui pra frente. Na dúvida, procure sempre um profissional qualificado para lhe orientar nos seus três pilares (nutricionista, personal trainer, psicólogo). E jamais esqueça “feito é melhor do que perfeito!”. Talvez hoje você ainda não esteja pronto pra encarar mudanças grandes em prol de sua saúde, mas comece pequeno, um passo por vez e já será o suficiente. Apenas cuidem-se!

Assessoria de Imprensa: Juliano Mendes Assessoria 

Matéria anterior
Fabiola Voguel abre o jogo sobre os homens e revela atração além do dinheiro: “química”
Próxima matéria
Ruínas de uma Igreja e Cemitério foram usados como cenário para DVD de famoso cantor de forró, “Jamais eu ia ter medo”

Mais do É Pop

Autor (a) da postagem