
Todos nós precisamos praticar atividades físicas para que nosso organismo funcione da melhor maneira que nossa constituição genética permite, mesmo havendo a presença de doenças crônicas. Para que isso ocorra da melhor forma possível, é necessário que os esforços da atividade física sejam adequados para as condições de saúde e aptidão de cada um.
Inúmeros estudos já confirmaram a importância da prática de uma atividade física na promoção de saúde, qualidade de vida, além de sua influência no controle e/ou prevenção de doenças. Sendo assim os benefícios que a musculação garante nas diversas fases da vida, já é fato conhecido da grande maioria. Entretanto algumas observações cuidados e até mesmo restrições (avaliando caso a caso) devem ser muito em pontuados.
Benefícios da musculação:
-CRIANÇAS E ADOLESCENTES: melhora o desenvolvimento corporal; fortalece a massa óssea; redução o risco de lesões; controle do peso; melhora da concentração, aprendizagem, socialização e melhora na autoestima. É sempre bom ressaltar a importância de um programa em elaborado por um profissional capacitado e atualizado, a ênfase nessa fase para a grande maioria não deve estar atrelada a aumento de volume de massa muscular mito embora esse aumento inevitavelmente ocorra e é benéfica pro aluno em qualquer momento de sua vida, um dos objetivos principais nessa fase seriam trabalhar e estimular novas conexões motoras e padrões de movimento.
-ADULTOS: Benefícios à saúde física e mental; aumento da massa muscular; diminuição da gordura corporal; melhora da saúde cardíaca; estimula a produção de células ósseas prevenindo a osteoporose; estabilidade nas articulações; previne a hipertensão arterial e diabetes; alívio do stress e melhora da capacidade do sono. A maior preocupação nessa fase é quanto a correta orientação e execução dos planos de treinamento e exercícios.

-GESTANTES: manutenção da aptidão física e da saúde, a diminuição de sintomas gravídicos, prevenção, redução de partos prematuros e cirúrgicos, melhor controle ponderal e recuperação mais rápida no pós-parto imediato, são alguns dos benefícios da musculação para a gestante. Sendo que no pós-parto, ainda podemos citar a melhora da postura que pode ser prejudicada durante a gestação, aumento da flexibilidade, diminuição de câimbras e redução do inchaço, melhora da circulação sanguínea, fortalecimento da musculatura abdominal, redução do desconforto intestinal e melhora da digestão, volta mais rápido ao peso, dentre outros. Nessa fase mais uma vez a importância de um profissional capacitado e atualizado é fundamental para ma prática segura e saudável, não só da musculação mas qualquer atividade física nesse momento tão especial da mulher. Lembrando que a liberação médica em ambos os casos é extremamente necessária.
-IDOSOS: Melhora na atenção, concentração, memória e aprendizagem; aumento da capacidade física; auxilia a independência funcional do idoso; previne e melhora muitas doenças como a osteoporose, doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão. A grande preocupação nessa fase é que alguns idosos podem já ter desenvolvido algum tipo de limitação de suas capacidades funcionais, bem como lesões articulares e algum potencial de risco como hipertensão ou diabetes e cuidados extras devem ser observados na elaboração prescrição e orientação do programa. Cuidados esses que somente um profissional capacitado estaria apto a atentar.
Além desses fatores, estudos comprovam que a prática de atividades físicas como a musculação apresentam um resultado extremamente satisfatório em pessoas que sofrem crises de ansiedade, pânico e depressão.
De maneira geral a musculação é uma ótima alternativa seja qual for seu objetivo ou idade, o grande diferencial entre uma prática segura e saudável está justamente nos profissionais que o auxiliarão nessa jornada em busca da sua saúde e bem estar.
Por Abnel Junior / Juliano Mendes Assessoria













