‘Universo Fitness por Abnel Junior’: Cuidados e Vantagens de Treinar no Inverno

Abnel Junior (Foto: Divulgação / Juliano Mendes Assessoria

A estação mais fria do ano chegou com tudo e com ela, todo  aquele friozinho, aquela preguiça, desmotivação e uma série de lesõesinhas chatas que acabam nos frustrando e nos limitando ainda mais pra manter nossa regularidade e foco nos treinos.  Entretanto, com alguns cuidados simples podemos driblar todo isso e até mesmo nos beneficiar do frio na nossa rotina de treinos e resultados.

Todos já sabemos da importância da regularidade dos treinos para ter resultados sólidos e é sempre bom lembrar que qualquer exercício ainda é melhor do que nenhum exercício. Pensando nisso a primeira dica é não parar. Escolha uma atividade que lhe seja mais confortável ou motivadora nessa fase. Academias são ótimas opções devido a seu espaço físico e temperatura mais confortável nessa fase, mas como regra busque o que lhe agrade mais, o importante é não parar. É natural que durante o frio passamos a comer um pouco mais, isso acontece porque a temperatura reduzida eleva nosso gasto calórico para a manter o corpo na temperatura ideal. Mas vale lembrar que essas calorias a mais, precisam ser saudáveis e não usar desse argumento pra sair comendo de tudo por aí como uma capivara raivosa.

Aquecimento: a forma dos músculos reagirem ao frio é se contraindo na tentativa de produzir calor. Sendo assim nessa fase do ano deve ser dada uma atenção ainda maior nessa fase do treino, ativando a circulação ao longo dos músculos e articulações, aumentando a temperatura corporal e preparando todo o corpo para o exercício físico seguro e diminuindo o risco de lesões.

Roupas adequadas: se você faz algum tipo de treino em áreas externas, busque utilizar toucas, luvas e meias grossas são o mais indicado. Ao exercitar-se durante a estação mais fria do ano é importante manter as extremidades do corpo com mais proteção. Para evitar choques térmicos procure utilizar roupas em camadas. Assim fica muito mais fácil e confortável a medida que for esquentando e suando, ir removendo. Da mesma forma, a medida ou caso o frio aperte novamente, coloque novamente quando necessário. Opte por peças leves de material sintético evite roupas pesadas.

CONCEPT BODYBUILDING CENTER: Rua Doutor Olavo Gomes Pinto, 283, Centro – São Lourenço-MG

– Hidrate-se SEMPRE: Seja no verão ou no inverno a água não pode faltar NUNCA. Em todos os exercícios, mesmo que não esteja suando, seu corpo está se desidratando e você precisa repor essa perda. Ah, lembre-se que você não precisa estar na academia para se hidratar, pois seu corpo pede água TODOS OS DIAS.  Ao contrário do que a maioria pensa o risco de desidratação é maior justamente no inverno.

Motivação para treinar: Uma ótima opção para manter-se motivado e fiel aos exercícios são as atividades em grupo ou mesmo um parceiro de treino. Esse “compromisso” lhe ajudará a manter regularidade e foco, principalmente nos dias em que a preguiça bater (e um dia ela sempre bate!). Outra estratégia (pra quem pode) é buscar horários alternativos onde o frio é menos intenso e logo a atividade acaba por ficar mais confortável e mais fácil manter a regularidade.

-Melhora no rendimento: no inverno o corpo sofre menos com desidratação e superaquecimento durante o exercício, permitindo que o gasto energético seja mais bem utilizado na performance do esporte. Além do desconforto que o calor proporciona, o corpo utiliza a transpiração e aumento da frequência respiratória para eliminar o calor. A vasodilatação que também ocorre na pele, desvia parte do sangue que poderia ser utilizado na contração muscular, na intenção de resfriar o corpo. Como esse processo de resfriamento necessita de energia, no frio “sobra” um pouco mais para gastar com treinos mais vigorosos.

Qualidade do sono: praticar 30 minutos de exercícios por dia no inverno melhora a qualidade do sono e o nível de alerta durante o dia, além de prevenir doenças como depressão e ansiedade, mais prevalentes nesse período. Além disso, há uma melhora na imunidade, reduzindo as chances de uma gripe ou resfriado.

E aí? O que tá esperando pra deixar de lado essa preguiça de lado e meter marcha nesse inverno?

Pegue essas dicas e vamos curtir a estação mais fria do ano com muita disposição, saúde e treino HARD!!!

BORAAAA!!

Por Abnel Junior *Juliano Mendes Assessoria 

Matéria anterior
Apaixonado por realities, ator Renan Ferraz sonha com participação em breve
Próxima matéria
Dra. Caroline do Blog Pergunte ao Dermatologista explica que atividade física também pode retardar o envelhecimento da pele

Mais do É Pop

Autor (a) da postagem