4 ideias para inovar na hora de vender roupas

Ideias para inovar na hora de vender roupas são sempre bem-vindas, especialmente em um segmento tão competitivo quanto a área de moda. No entanto, nem sempre é fácil surpreender os clientes, não é mesmo?

Pensando nisso, desenvolvemos diversas dicas que ajudam nessa tarefa. As orientações deste artigo já foram testadas e comprovadas por empreendedores que fazem diferença no mercado. Acompanhe!

1- Desenvolva programas de fidelidade

Vamos iniciar as nossas dicas falando sobre a importância dos programas de fidelidade. Em um primeiro momento, você pode classificar essa orientação como básica, mas ela traz resultados incríveis para o seu negócio.

Funciona assim: depois que o consumidor adquiriu um produto em sua loja, as chances dele retornar e fazer novas compras aumentam. Para isso, é necessário que ela tenha aprovado o produto, a qualidade do atendimento e a experiência, desde o momento em que ele chegou ao local, até na hora em que ele saiu da loja.

Uma forma interessante de deixar esse caminho mais fácil é oferecer cupons de desconto logo após o primeiro pedido no estabelecimento.

Você pode ainda encaminhar um e-mail para os consumidores em datas comemorativas e executar outras ações. Essas pequenas atitudes podem fazer grandes diferenças. Afinal, ele sabe que é lembrado pela sua marca e entende que será valorizado em cada interação com o negócio.

2- Defina o seu próprio feriado

Grande parte dos comerciantes celebram apenas os feriados tradicionais, como o Natal e os dias das mães. Porém, o consumidor é apaixonado por comemorações e ações diferentes.

Então, por que não criar o seu próprio feriado? Leve em consideração produtos que podem chamar a atenção do cliente, como o dia da moda geek, o dia da moda plus size, entre outros.

3- Trabalhe os cinco sentidos do cliente

Antes de apresentar a próxima dica, faça uma reflexão: por que o cliente pode deixar de adquirir um projeto em um e-commerce, e não na minha loja física?

Foi-se o tempo em que ter peças de qualidade e um atendimento eficiente eram os principais atrativos de um estabelecimento. Claro, eles ainda são importantes, mas não são os únicos motivos pelos quais uma pessoa pode se interessar pela sua marca.

Então, para garantir um diferencial competitivo no mercado, planeje experiências de compra que vão encantar o consumidor. É importante que elas estejam alinhadas ao seu estabelecimento e perfil da audiência. Dessa forma, será possível criar uma ótima solução para o seu público.

Por exemplo: se a sua marca trabalha com roupas masculinas, dê preferência para a contratação de vendedores que têm alguma ligação com a moda e ofereça orientações aos consumidores.

Aqui, vale uma dica : trabalhe todos os sentidos do consumidor. Em relação ao visual, tome cuidado para que o layout do estabelecimento seja limpo e que as peças estejam bem organizadas. A iluminação precisa estar relacionada conforme a marca.

Já em relação ao tato, procure deixar as peças próximas ao cliente. Dessa forma, ele conhece o produto com mais facilidade.

O som do ambiente influencia diretamente na escolha do cliente. Por isso, opte por uma trilha sonora exclusiva em seu estabelecimento.

Você também deve trabalhar com o olfato, uma vez que o aroma é uma ótima ferramenta de branding. Afinal, quem nunca se lembrou de um estabelecimento somente pelo cheiro?

Por fim, o paladar. Diversos estabelecimentos oferecem produtos que foram escolhidos a dedo para alterar o comportamento do consumidor.

4- Aposte em produtos diferenciados

Vamos finalizar as nossas dicas falando sobre a importância de um portfólio de produtos diferenciado. Busque ir além do que é oferecido pelas outras empresas do mercado. Um boné personalizado, por exemplo, pode trazer um charme diferente para o local.

Após descobrir quais são as melhores ideias para inovar na hora de vender roupas, siga-nos nas redes sociais e conheça outros detalhes interessantes para otimizar os resultados do seu estabelecimento.

Matéria anterior
Constelação Sistêmica Familiar é técnica e não magia
Próxima matéria
Jovens de Uberlândia apresentam projetos em Feira de Empreendedorismo

Mais do É Pop

Autor (a) da postagem