9 hábitos saudáveis para inserir na vida dos seus filhos desde cedo e afastá-los das drogas

Nos dias atuais, há uma grande preocupação dos pais em estimular hábitos saudáveis para inserir na vida dos seus filhos desde cedo e afastá-los das drogas, isso devido à correria do dia a dia. Essa é uma preocupação frequente que afeta tanto pais, quanto educadores. 

Com a facilidade do acesso às drogas nos dias atuais, essa preocupação é ainda maior e desconfortável, deixando os pais mais atentos à educação e maneiras de agir dos seus filhos. 

Mas a maioria dos pais entende que esse esforço vale muito a pena, pois se trata da segurança e da saúde física e mental dos filhos. 

Pensando nessa temática, segue abaixo neste artigo 9 dicas de hábitos saudáveis para inserir na vida dos seus filhos desde cedo e afastá-los das drogas trabalhando a sua confiabilidade, autoestima, autonomia, autoconfiança e crescimento pessoal.

Dicas de hábitos saudáveis para inserir na vida dos seus filhos desde cedo e afastá-los das drogas

Alimentação

Faça pelo menos uma refeição por dia junto ao seu filho, observe o seu comportamento, se ele come toda a refeição ou não, converse com ele e pergunte como foi o seu dia. Esses pequenos gestos ajudam a aumentar a ligação e confiança entre pais e filhos. 

A hora da refeição deve ser “sagrada”. Desligue os celulares, evite expôr problemas pessoais ou profissionais na mesa, desligue a TV e deixe os brinquedos também fora da mesa. 

Esse momento precisa ser tranquilo e os pais devem ensinar os filhos a valorizar o alimento, a se alimentar corretamente e a compartilhar e agradecer a comida de cada dia.

Brincadeiras

Brincar com os filhos, pelo menos uma hora por dia, deve se tornar parte da rotina dos pais. 

Reserve um tempo para esse momento, estimule brincadeiras sadias, pois assim você estará estimulando os seus filhos a terem liderança, autonomia, cooperação e a desenvolver suas relações pessoais.

Prática de esportes

Você pode incentivar seus filhos a praticarem algum esporte, aquele em que a criança mais se identifique.

 

Qualquer modalidade serve, desde que desenvolva a autoestima e os ensine a compartilhar, a ganhar e também a perder, isso de forma natural, sem cobranças excessivas e constrangedoras.

Rotina

Tenha uma rotina estipulada, desenvolva horários para acordar, escovar os dentes, tomar café, estudar, ver TV, brincar, fazer as refeições, ir à escola, praticar algum exercício físico, etc. A rotina é muito importante na vida das crianças e também dos adultos.

Seja um exemplo

Os pais devem se lembrar que sempre serão os exemplos dos seus filhos, daí a importância em se ter uma postura saudável, sem vícios ruins ou inseguranças.

Converse

Dentro de qualquer lar, os pais precisam ter uma relação totalmente clara e objetiva, conversando com os seus filhos diariamente. Por isso fale sobre tudo, transmita sua opinião e veja quais são as opiniões deles.

Mostre que você está ali para ajudar e não para cobrar, fale sobre drogas, sobre sexo, relacionamentos, etc. Fale com autoridade e seriedade, pois essa não é a hora para brincadeiras ou insinuações.

Esteja presente

Esteja presente na vida dos seus filhos, os leve e busque em festas na casa dos amigos, conheça os pais de seus amigos, troque idéias, compartilhe experiências, seja amigável, responsável e agradável.

Por mais difícil que possa ser, principalmente nestes dias estressantes, tente evitar ao máximo que seus filhos percebam a sua ansiedade e os seus problemas.

Participe dos hobbies dos seus filhos, isso possibilitará que eles se sintam valorizados, esses hobbies podem ser qualquer coisa, desde videogames, esportes, colecionismo, instrumentos musicais, voluntariado, etc.

Incentive projetos pelos quais eles se apaixonem, seja companheiro, sensível e altruísta. Esteja sempre apto a ouvi-los e a apoiá-los, mostre e compartilhe experiências, indique o melhor caminho a ser seguido.

Espiritualidade

Tenha a espiritualidade sempre presente, deixe-os livre para escolher o que seguir, mas mostre opções, culturas, ensinamentos. Isso é muito importante para se definir a sua ética e moral.

Dizendo o não

Ensine-os a dizer “não”, para situações que possam ser perigosas e constrangedoras. A conscientização e a sensibilização devem vir de dentro de casa, lembre-se sempre disso.

Fique atento às confraternizações familiares, por exemplo, onde geralmente se começa o uso de bebidas alcoólicas pelas crianças, tudo começa com uma simples brincadeira do “deixa experimentar”, e logo as coisas podem sair do controle, evite o ato de beber e de fumar perto dos seus filhos. 

Conheça os amigos dos seus filhos, suas famílias, seu círculo pessoal e seus passeios. Certifique-se que estejam onde dizem que estarão, dê um voto de confiança, mas fique sempre por perto.

Considerações finais

E então, você gostou das nossas dicas de hábitos saudáveis para inserir na vida dos seus filhos desde cedo e afastá-los das drogas? 

Sabemos que muitos adolescentes e crianças podem acabar experimentando ou se envolvendo com drogas no início de suas vidas, se isso ocorrer, saiba que você pode contar com a ajuda especializada da clínica de reabilitação Estrela de Davi para que esse problema seja solucionado o quanto antes. 

Lembre-se que mesmo filhos vindos de boas famílias, que se preocupam com a criação dos mesmos, podem experimentar drogas por curiosidade e acabar começando com um vício muito sério e prejudicial para o seu desenvolvimento.

Se isso ocorrer, é muito importante que a família seja a rede de apoio dessa criança ou adolescente, nunca soltando à sua mão, e ajudando-a da melhor forma fornecendo uma ajuda especializada, apoio e paciência, pois esse momento irá certamente ser vencido se todos da família permanecerem juntos e unidos.

Por conta disso, indicamos que os pais sempre busquem por hábitos saudáveis para inserir na vida dos seus filhos desde cedo e afastá-los das drogas.

Matéria anterior
Especialista Cláudio Lasso dá 5 orientações financeiras para tirar sua empresa do vermelho
Próxima matéria
Quais são os suplementos mais indicados para aumentar a imunidade

Mais do É Pop

Autor (a) da postagem