Não é difícil constatar que pedalar é bom para o planeta. Qualquer blog sobre bicicletas prova isso reunindo dados simples que podem ser conferidos de maneira fácil. Afinal, não dá para discutir: usar a bicicleta traz muitos benefícios positivos para o planeta e você pode começar a colaborar com isso hoje mesmo.
Hoje em dia, não dá para negar que a preocupação com o planeta é uma das mais comuns entre humanos de todos os tipos, classes sociais ou nacionalidades. Não importa quem você seja, está preocupado com o aquecimento global e o futuro que deixaremos para filhos, netos e bisnetos, que são quem mais sofrerá com essas consequências.
Quer aprender porque pedalar é bom para o planeta e quais são os benefícios que isso gera? Então siga a leitura abaixo para saber mais sobre o assunto!
5 benefícios que mostram que pedalar é bom para o planeta
1. Menos emissões de CO2
As mudanças climáticas estão entre as maiores preocupações das pessoas sobre o futuro. Não é à toa: já começamos a ver os primeiros problemas gerados por causa desse novo clima em que vivemos e, atualmente, estamos nos anos mais importantes para conseguir cumprir as metas ambientais e evitar que a temperatura chegue a um ponto sem retorno.
Um dos principais vilões dessa situação ambiental é o CO2, gás que sai do escapamento dos carros (e também de outras fontes, claro). Quando a gente troca o automóvel pela bicicleta para ir ao trabalho, à padaria e resolver as demandas do dia a dia, estamos emitindo menos CO2 e, portanto, ajudando o planeta a ficar menos quente, preservando várias espécies de vida (que provavelmente serão extintas caso o aquecimento global siga no ritmo em que está).
2. Menos trânsito
O trânsito é muito ruim para o planeta, sabia? Em primeiro lugar, mais trânsito é sinal de que há mais carros. Portanto, mais CO2 em emissão. Além disso, mais trânsito é igual a mais ruas, estradas e rodovias, que são infraestruturas essencialmente não-permeáveis. Isso significa que, quando chove, essas estruturas não aceitam a água, que não consegue chegar ao solo, irrigando-o, gerando enchentes e outros problemas mais.
Além disso, mais trânsito significa as pessoas mais tempo nos carros. É mais calor gerado nas ruas e, claro, ainda mais CO2 emitido. Ou seja, a mesma quantidade de carros em um ambiente sem trânsito gera menos CO2 do que em um ambiente com muito trânsito.
Se você anda de bicicleta, evita tudo isso. Ou pelo menos ajuda a evitar, claro. Se grande parte da população andasse de bike, o trânsito ficaria muito melhor para todos.
3. Novos espaços nas cidades
Quando há um grande movimento de pessoas andando de bicicletas, há uma reformulação nas cidades gerando novos espaços que são mais amigáveis ao meio ambiente.
Por exemplo, há mais investimento em paisagismo e na arborização da cidade. Há também mais investimento em calçadas permeáveis, que aceitam melhor a água da chuva.
Com a redução no número de carros nas ruas, é possível ganhar mais espaço que estava destinado para vias e aproveitá-lo de maneira mais amigável ao meio ambiente.
4. Menos materiais extraídos e gastos
Você sabe quantos materiais precisam ser extraídos para a criação de um carro? Muitos! Estamos falando desde muito aço e alumínio, passando por ferro, estofados, couro animal, plástico e muito mais. Isso sem mencionar, claro, os itens necessários para o funcionamento do carro: extração de petróleo para a gasolina, criação de óleos para o motor e muito mais.
Em outras palavras, um automóvel é um consumidor voraz de recursos. Para que esses recursos existam, é necessária muita intervenção na natureza, o que tem seus custos para o planeta.
Já para a produção e uso de uma bicicleta os materiais necessários são infinitamente menores. Basta fazer um cálculo: um carro simples, pequeno, pesa 1 tonelada, no mínimo. Já uma bicicleta pesa 10, 11 quilos.
5. Menos gasolina e petróleo consumidos
Por fim, claro, o maior uso da bicicleta significa menos gasolina e petróleo consumidos. O petróleo (que é a fonte para a produção tanto de plástico, quanto de gasolina) é um dos elementos-chave para a crise do aquecimento global e das mudanças climáticas. Seu consumo é responsável por grande parte do problema ambiental que vivemos hoje.
Quando usamos mais bicicletas, tiramos do cenário a maior fonte de uso do petróleo. Um país em que os carros são elétricos e há grande adoção da bicicleta é um país majoritariamente sustentável e não dependente do petróleo, o que é ótimo para o meio ambiente.
Pronto! Viu só como pedalar é bom para o planeta? Esses são apenas 5 dos muitos benefícios que a bicicleta pode gerar para o planeta. Ela pode, inclusive, ser um pequeno gerador de energia elétrica bom o suficiente para abastecer uma pequena bateria, se atrelada a algum tipo de equipamento captador adequado.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o nas redes sociais para que mais pessoas saibam desses benefícios!












