É possível se livrar da dermatite seborreica?

Pode-se afirmar que quando o assunto é sobre os cabelos ou mesmo sobre a saúde dos fios, muitas pessoas se interessam instantaneamente pelo tema, dado que existem diversos problemas de cabelo que atingem as pessoas, como a dermatite seborreica, e no artigo de hoje analisaremos se é possível se livrar da dermatite seborreica e quais as formas de tratar esse problema que deixa muitas pessoas com o cabelo em pé!

A famosa e temida dermatite seborreica (também conhecida como caspa) é a mais temida das doenças dermatológicas, que atinge cerca de 20% de toda a população mundial.

De uma maneira geral, os especialistas explicam que, ao menos uma vez na vida, grande parte das pessoas terá um episódio leve de dermatite seborreica em sua vida.

Como combater a dermatite seborreica?

As maneiras de combater a dermatite seborreica dependem muito. Segundo especialistas, se essa dermatite seborreica for de origem fúngica, será necessário que a pessoa use um medicamento oral no tratamento.

Se ela for de origem atópica (genética ou crônica), pode ser melhorada com uma pequena mudança de hábitos, que incluem: lavar o cabelo com água fria ou morna (nunca quente) e usar produtos de cabelo específicos para o couro cabeludo da pessoa.

Se a pessoa já estiver acometida pela caspa, ela deve usar shampoos e condicionadores anti-caspa.

É possível se livrar da dermatite seborreica?

Sim, com o acompanhamento e o tratamento correto, a pessoa pode ficar tranquila, pois é possível se livrar da dermatite seborreica.

As principais dicas para o sucesso dessa operação é que a pessoa cuide do seu cabelo em salões sérios e especializados, como o Capelli Divine, sempre seque os seus cabelos após o banho (pois um cabelo molhado preso ou em contato com o travesseiro pode causar a dermatite seborreica fúngica) e passe cremes de nutrição para ajudar no combate a dermatite seborreica.

Para tratar melhor a dermatite seborreica, primeiro deve ser passado um shampoo antifúngico no couro cabeludo da pessoa, shampoo esse contendo cetoconazol, que é um ativo que alivia totalmente a coceira do couro.

Depois do uso desse shampoo, deve ser usado um shampoo mais leve para a limpeza, shampoo esse que deve visar o couro mais sensibilizado pelas caspas.

Quais as principais causas da dermatite seborreica?

De uma maneira geral, os especialistas ainda não conseguiram identificar qual é a causa exata para que ocorra a dermatite seborreica nas pessoas, ela pode ser desencadeada por meio de diversos fatores, que são: fungos da pele, couro cabeludo muito oleoso, estresse, o clima (muito frio ou muito seco), genética, banho muito quente, dormir de cabelo molhado, prender o cabelo molhado e mesmo alguma condição médica ou por decorrência de um medicamento.

O que é a crosta láctea em bebês?

A dermatite seborreica que atinge os bebês (até 3 meses) é chamada de crosta láctea. A caspa em bebês é muito parecida com a caspa em adultos, mas se concentra sempre mais no seu couro cabeludo (mesmo nas orelhas, nariz e no pescoço).

O couro cabeludo do pequeno fica bem vermelho e apresenta muita coceira. Vale lembrar que é possível se livrar da dermatite seborreica dos bebês. O tratamento da dermatite seborreica no bebê deve ser feito com o uso de um shampoo mais leve junto a uma massagem suave em toda a região do couro cabeludo.

Em quanto tempo consigo me livrar da dermatite seborreica?

De uma maneira geral, a dermatite seborreica apresenta dois momentos em todas as pessoas. A primeira é o aparecimento dos sintomas e a segunda consiste na prevenção e manutenção do caso.

Quando a dermatite seborreica está atacada ela pode durar poucos dias (em torno de uma semana) se for corretamente tratada, aliviando todos os sintomas e curando o couro. Já a manutenção contra a dermatite seborreica deve ser feita todos os dias, sendo evitado os fatores de risco para que a dermatite seborreica não ataque mais o couro cabeludo da pessoa.

Quando consultar um médico por causa da dermatite seborreica?

O médico que pode ajudar com a dermatite seborreica é o médico dermatologista, que irá recomendar o tratamento adequado para cada caso em específico. Se por algum acaso, com a limpeza correta e todos os cuidados tomados a pessoa ainda apresentar um caso de dermatite seborreica, então é importante que o médico dermatologista seja consultado para uma análise mais aprofundada do caso.

Se o uso de algum remédio ou produto mais forte for necessário, esse médico irá indicar! 

Uma cabeça limpa e sem dermatite seborreica

Com as dicas acima acatadas, fica muito mais fácil cuidar da dermatite seborreica e de saber com certeza que sim, é possível se livrar da dermatite seborreica de uma maneira muito eficaz e até mesmo bem rápida, apenas com a tomada dos cuidados necessários para o momento que a dermatite seborreica estiver atacada, e para quando o seu aparecimento deve apenas ser prevenido.

Matéria anterior
Roberto Rabello comanda Programa Te Convido!
Próxima matéria
3 maneiras de organizar a sua casa de praia

Mais do É Pop

Autor (a) da postagem