Como o maquiador Adriano Mánques usa sua expertise para dar vida a personagens marcantes nas telas
Adriano Mánques, maquiador e especialista em visagismo, é um nome crescente no universo cinematográfico. Com um trabalho minucioso e uma habilidade ímpar de captar a essência de cada personagem, ele cria visuais que se tornam parte essencial das histórias contadas no cinema. Do planejamento inicial à aplicação final, o processo de Adriano vai muito além da maquiagem: é uma construção visual que integra a emoção do ator ao universo do personagem.
Na indústria, Adriano é conhecido por seu talento em capturar a complexidade dos papéis que interpreta através de suas criações, construindo imagens que traduzem sentimentos, épocas e estilos.
Em entrevista, ele compartilhou os detalhes do processo criativo e suas inspirações, revelando como o visagismo é uma verdadeira extensão da narrativa.
Como você inicia o processo de criação para um personagem?
“Tudo começa com a pesquisa e análise do roteiro. Preciso entender a essência dos personagens – quem são, seu histórico e quais são suas emoções. A aparência é uma extensão desses aspectos internos, então essa análise inicial é fundamental para conceber uma imagem autêntica e expressiva”, explica Adriano.
Após essa análise, ele busca referências visuais em fotos, pinturas e filmes. Essa etapa é crucial para garantir que o visual final esteja em sintonia com o tom e o período da história, trazendo elementos específicos que complementem a narrativa.
Qual é a importância dos esboços e testes de maquiagem?
“Os esboços me ajudam a visualizar as ideias iniciais e adaptar as características do ator ao personagem. Considero os traços faciais e as características de cada intérprete, e o esboço é o primeiro passo para o planejamento da maquiagem que será aplicada.”
Ele ainda menciona as parcerias estratégicas que mantêm com marcas de maquiagem, como Kiko Milano e Shiseido, que fornecem produtos de alta qualidade essenciais para a durabilidade e acabamento desejados nas gravações. “Esses produtos precisam não só ficar bem na câmera, mas também resistir às intensas jornadas de filmagem,” enfatiza.
O que diferencia a aplicação da maquiagem em produções cinematográficas?
“A precisão é tudo,” destaca Adriano, referindo-se ao momento da aplicação nos dias de filmagem. A maquiagem precisa realçar as expressões e detalhes dos atores, adaptando-se ao clima e à iluminação do set. Além disso, durante as filmagens, ajustes são frequentemente necessários para manter a consistência do visual.
Como é o trabalho em equipe dentro de uma produção cinematográfica?
Para Adriano, a colaboração é essencial: “Trabalhamos em sintonia com o diretor, o diretor de fotografia e a equipe de arte, pois a maquiagem precisa estar em harmonia com o figurino e com a direção artística. Isso exige muita comunicação e flexibilidade.”
Houve algum momento marcante na sua carreira como maquiador?
Adriano destaca a gratidão pela indicação a um prêmio de maquiagem, mas reforça que, para ele, o verdadeiro prêmio é a oportunidade de fazer o que ama. “Trabalhar com maquiagem e visagismo no cinema me realiza todos os dias. Isso vai além de um simples trabalho; é uma paixão que transformou minha vida,” diz ele.
Quais são seus planos e sonhos para o futuro?
Adriano afirma que está constantemente buscando evolução: “Cada dia é uma chance de aprender uma nova técnica e de me aprofundar na criação visual. A maquiagem me conecta com o mundo e me inspira a explorar mais desse universo artístico.”
Para finalizar, o que você diria para quem quer seguir uma carreira no visagismo?
“É fundamental se conectar com a essência da profissão e estar disposto a aprender diariamente. O verdadeiro reconhecimento vem do impacto que causamos no público e nos colegas com quem trabalhamos,” conclui Adriano.
Adriano Mánques também afirma que: “A importância é a colaboração com o todo. Isso faz o visagismo acontecer, quando temos oportunidade de trabalhar com um grande diretor de fotografia como o Marcelo Brasil, tudo funciona de uma forma mais leve e clara. Maquiar para a luz que ele cria é uma honra para mim. O papel da direção de arte caminha desde a orientação do figurino, paleta de cor e cenografia, resultando na atmosfera do filme. A Fabiana Egrejas pra mim é uma diretora de arte incrível com uma facilidade de comunicação impecável. O figurino é uma peça principal do visagismo, tive o privilégio de trabalhar em grandes projetos com a Mel Akerman, a troca que temos na criação dos personagens é muito importante para o resultado. Resumindo, trabalhar em projetos, com grandes profissionais onde há uma comunicação objetiva faz com que o projeto funcione de uma forma satisfatória para todos”.
Acompanhe o trabalho de Adriano Mánques e sua jornada de criação artística seguindo-o nas redes sociais e inspirando-se em sua trajetória apaixonada no universo do visagismo cinematográfico.