Alexandre Z transforma o fim de um relacionamento em rock n’ roll

martaExpoente da cena carioca, cantor se inspirou em história real em nova música

Entre turbulência e calmaria, a nova canção de Alexandre Z entrega os derradeiros momentos de um relacionamento em ruínas. Esse é o tom da canção “Marta”, que ganha um clipe e está disponível nos serviços de streaming de música. O single vai integrar um LP do artista e vem para sedimentar a sonoridade inspirada pelo rock n’ roll com pitadas do indie e do folk já apresentada nos lançamentos anteriores.

Assista:
Ouça aqui.

“Marta” personifica duas pessoas envolvidas em um relacionamento, com letra inspirada na história real de dois amigos do compositor. “Marta meio que conta a história de um casal de amigos que teve o relacionamento mais conturbado que eu já vi. Os dois ainda se gostam, mas não conseguem ficar juntos. E o nome da música é um codinome que se refere tanto a ele quanto a ela. O clipe de Marta se passa em uma manhã do casal, onde se tem os dois lados do relacionamento, com cenas de briga e de paz”, revela Alexandre Z.

A composição surgiu também de intimidade: o autor começou o primeiro esboço no quarto, apenas com um violão antigo. Logo em seguida, os músicos Marcus Vinicius (bateria), Juan Felipe (guitarra) e André Dias (baixo), que acompanham Alexandre nos palcos, contribuíram no desenvolvimento de seus instrumentos. Por fim, a colaboração com mixagem e edição de Leandro Souza deu a forma final à faixa. Mantendo o caráter minimalista, o próprio Z assina o roteiro, a filmagem e a edição do clipe, ao lado do produtor Yuri Falcão e do fotógrafo Lucas de Aquino.

Não por acaso, o arranjo de “Marta” revela essa relação conturbada, entre momentos menos e mais intensos. “Na letra da música pode-se notar que era um casal que se amava, mas o relacionamento já está gasto e nenhum dos dois é feliz mais. A música tem uma pegada bastante pra frente intercalando com partes calmas, como se fosse parte da briga, e parte da conversa formal de fim de relacionamento”, completa.

Circulando com desenvoltura entre Nova Iguaçu e os cartões postais da Cidade Maravilhosa, que ilustram seus videoclipes, Alexandre Z retoma os lançamentos de seu trabalho como compositor após os EPs “Quase Legal” e “Melhor Agora”, projetos seminais gravados aos 18 e 19 anos, respectivamente. Do aprendizado e da evolução das primeiras canções, agora aos 21 Alexandre entrega os novos singles. A inspiração vem de Jake Bugg e Tame Impala, de O Terno e Cícero.

Embora chame atenção com as três músicas já divulgadas, Alexandre Z circula na cena independente carioca há alguns anos. Interessado pelo violão desde os 12, o artista passou a compor, arranjar e gravar canções já aos 18. Desde então, participa de festivais e concursos.

Ficha técnica:
Compositor: Alexandre Z
Alexandre Z (voz)
Juan Fellipe (guitarras)
André Dias (baixo)
Marcus Vinicius (bateria)
Gravação e mixagem: Leandro Souza

Videoclipe:
Yuri Falcão – produção geral
Lucas de Aquino – filmagem
Alexandre Z – roteiro
Atores: Alexandre Z , Luiza Veloso

Letra
Marta

Marta, não quero mais te fazer chorar
Mas o nosso amor já acabou
É o que sobrou foram dores pelo chão
Marta, de que adianta esperar passar
Se o nosso amor já está lá fora
Desprotegido dessa nossa ilusão

E ainda bem que o por do sol já está no fim
E ir além
É alimentar a cicatriz

Volta, pra quando nada era pra valer
Só dois amigos
Só eu e você
E o fim de tarde era sempre bem melhor
E agora
Esqueça tudo que te faz pensar
Mas não esquece a ponto de parar
Pra perceber que nem tudo vai ser pior.

Matéria anterior
Anná lança EP autoral e feminista e clipe “Carta à boa forma”
Próxima matéria
Coletivo propõe dança de salão entre homens gays

Mais do É Pop