Ana Paula Tavares alia técnica e paixão no restauro de obras de arte e antiguidades

19964921_2309914762566367_1190251702_n
                    Ana Paula com o famoso pintor Sergio Ferro

 

Pupila de um dos maiores peritos em Fine Arts do país, Carlos Rielli, com quem aprendeu direto da fonte, a cearense radicada em São Paulo, Ana Paula Tavares alia a técnica que aprendeu com a paixão pelo restauro de obras de arte e antiguidades.

Com 28 anos, Ana cursou design de interiores e há sete anos trabalha nessa area de restauração, mas suas técnicas vão além, ela atua com perícias de obras de artes, catalogação de acervos, espólios e em consultas de prevenção e armazenamento de peças.

Um dos seus maiores orgulhos profissionais é ter no portfólio a participação na equipe de restauro das obras pertencentes ao Liceu de artes e ofícios de SP. O espaço criado em 1873 pela elite cafeeira, abrigava réplicas dos maiores ícones das esculturas mundiais. As peças eram de dimensões e materiais iguais aos originais. Davi de Michelangelo e a Vênus de Milo são exemplos de obras do conjunto.

“A primeira vez que entrei no galpão, fiquei maravilhada com a grandiosidade de tudo. Era como se eu tivesse sido transportada para um lugar mágico onde as mais belas estátuas espalhadas pelo mundo estivessem reunidas.”

Continua após a publicidade...

Atualmente, Ana Paula trabalha em seu ateliê no bairro dos Jardins, na capital paulista, onde já passaram os mais diversos tipos de peças para serem restauradas: quadros, estátuas, móveis, livros, armas, tapetes e até animais empalhados.

O seu site, recém repaginado, conta com um material fotográfico excelente e uma interação maior para os clientes, mas é no Instagram que ela mostra de forma mais espontânea o seu dia a dia com as peças de artes com fotos de encher os olhos.

Sobre os seus planos futuros, Ana pretende fazer uma segunda faculdade, História da arte, e continuar viajando para as cidades referências em conservação do patrimônio, como Paris que visitou em 2015, para conhecer as novas técnicas utilizadas pelos grandes museus na área da conservação e restauro.

“Sonho que um dia o Brasil seja um país que possa investir e se preocupar mais com a preservação da sua história e cultura.” conta a designer.

IMG-20160520-WA0022

Site: www.restauro.art.br  Insta: @restauroearte  Facebook: https://www.facebook.com/belasartesrestauro

Matéria anterior
Osasco recebe a OS – Fashion Week Região ganha destaque no cenário da moda
Próxima matéria
Isa Felix e confirmada para o curso de workshop no Sbt

Mais do É Pop

Menu