Autora adolescente trata de temas complexos com linguagem harmônica e desperta emoções

Giovanna Vaccaro tem duas obras publicadas e muitos projetos para 2017

Giovanna Vaccaro, aos 16 anos, já acumula muita bagagem como autora. Com dois livros publicados, “Procura-se”, lançado quando completou 14 anos, e “E se…”, apresentado ao público no ano passado, já tem em seu currículo profissional a 17ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro e a 24ª Bienal do Livro de São Paulo, com seus livros se esgotando nos dois eventos.

 

Mas por que Giovanna faz tanto sucesso, mesmo com tão pouca idade? Isto porque os seus livros saem do “lugar comum” e não tratam de temas usuais. No “Procura-se”, por exemplo, ela conta a história de Ariane, com deficiência cardíaca genética e que precisa urgentemente de um transplante de coração. E é na esperança de procurar um futuro incerto que toda a história se desenrola. Já em “E se…” a autora trabalha as questões de poder voltar no tempo enfrentando as causas e consequências deste ato. O personagem Logan, que foi baleado em um beco escuro e mandado para um reformatório injustamente, se apaixona por Olívia, mas nem ela e nem ele sabiam das decorrências que a relação espaço e tempo poderiam causar.

 

Eu gosto de ler livros que não são banais. Por isso, quando escrevo, penso em coisas que os leitores venham a gostar, que chamem a atenção e despertem a curiosidade. O transplante em ‘Procura-se’ foi a ideia que eu busquei para conseguir seguir com o raciocínio que tive em meu sonho, aliás, este livro ‘nasceu’ de um sonho que tive e corri para transformá-lo em palavras assim que acordei. Creio que desta maneira os leitores passam a entender o quanto é complicado viver com uma doença, esperar na fila de transplantes e doação de órgão”, explica Giovanna.

 

Já o seu segundo trabalho surgiu da inspiração em séries, filmes e clipes musicais. “Em ‘E Se…’ o protagonista foi preso injustamente, mas tem um mistério que envolve essa trama. Eu coloco coisas sérias e escrevo com leveza para que os leitores sintam que fazem parte da história. E é exatamente para que essa linguagem fique agradável que eu sempre coloco outros pontos na trama, como o romance, amigos legais, entre outros”, esclarece.

 

Um talento que nem ela sabia que tinha!

 

A escritora conta que nunca teve pretensão de ser escritora, mas que foi nesse sonho, o epílogo de “Procura-se”, que ela descobriu essa grande habilidade em transformar ideias em textos. Sua intenção era a de escrever um conto, mas o turbilhão de informações que naturalmente foram sendo transformados em frases chegou ao resultado do seu primeiro livro.

 

Para ela, ter 16 anos e já exibir duas obras nas prateleiras das livrarias de todo o Brasil desde os 14 anos é uma grande vitória, principalmente porque a interação com o seu público sempre traz um feedback positivo. “Quando paro e penso nisso fico muito feliz. Porque, além de gostar de escrever, tenho vários leitores e fãs. Os meus leitores adoram o que eu escrevo e alguns dizem que se sentem bem quando leem. Além disso, fico feliz porque publicar e vender livros com a minha idade é algo totalmente difícil”.

Visando ampliar a faixa etária de quem aprecia suas obras, Giovanna ressalta que adaptar a linguagem utilizada é essencial. “A faixa etária mais consistente é a de 12 a 20 anos. Com essa idade os leitores conseguem entender cada ponto, cada vírgula e referência no texto. Porém, há pessoas de todas as idades que leem os meus livros, dos mais novos aos mais velhos. Então, eu sempre fico atenta para não escrever de forma muito madura e nem de forma tão juvenil. O meu jeito na escrita é uma maneira balanceada e isso são os próprios leitores que falam. Tem seriedade, mas também tem brincadeira”.

 

Com mais dois projetos na gaveta, que serão lançados em breve, Giovanna também faz parte da “Galera Capricho”, escrevendo semanalmente na revista teen sua coluna sobre beleza, comportamento e livros. Também cuida do “Clube do Livro”, da TV Capricho on-line, que vai ao ar ao vivo todas às terças-feiras, e ainda tem seus próprios projetos na internet. “Sou uma adolescente cheia de sonhos e aberta a aprender cada vez mais. E muito desse meu jeito de ser se reflete nos meus livros”.

 

Projetos para 2017 começando do “já”!

 

Além de fazer parte do time de escritores da Antologia “Mais Amor, Por Favor”, da Editora Coerência, a escritora lançará mais um livro neste ano, trazendo mais conteúdos que instigarão e farão com que as pessoas reflitam. “Meu próximo livro se chama “Pertencemos às Estrelas”. Ele conta a história da Ellouise e Leonardo. A princípio é um romance comum, mas quando as pessoas começarem a ler, verão que é muito mais do que isso. Nesta obra eu trato de assuntos marcantes do nosso cotidiano, como machismo, homofobia, racismo, bulimia e preconceitos das mais variadas formas. Escrevi esse livro para, talvez, fazer as pessoas entenderem que há tantas coisas que estão erradas em nossa sociedade, que precisam mudar com bastante urgência”, finaliza.

 

 

unnamed-4 unnamed-3 unnamed-6

Serviço:

 

Giovanna Vaccaro – Autora/Blogueira/Colunista

Editora Coerência: www.editoracoerencia.com.br

Canal “Passa Cola”: www.youtube.com/channel/UCGiCwoqj9Qzjd4X3D5sVcWg

Blog “Passa Cola”: http://giovannavaccaro16.wixsite.com/passacola

 

Assessoria de Imprensa – Priscilla Silvestre

Matéria anterior
Snack Point Burger, o melhor hamburger de São Paulo, tradição e qualidade você encontra aqui
Próxima matéria
Imagem viralizou chamando Anitta de velha e cheia de plásticas!

Mais do É Pop

Menu