A Banda dos Amigos, do Rio de Janeiro, abre o Carnaval 2026 com um desfile em defesa dos animais silvestres e domésticos, com atenção especial aos pets vítimas de abandono e maus-tratos. O evento acontece no dia 1º de fevereiro, com concentração a partir das 13h, no Posto 5 da Praia da Barra da Tijuca.
Com o enredo “A Banda dos Amigos Abraça os Animais – Vem com a Gente Nessa Folia”, o bloco leva para a avenida uma mensagem de respeito à vida animal e à convivência com a fauna urbana. Na Zona Oeste do Rio, especialmente na Barra da Tijuca e em Jacarepaguá, é comum a presença de capivaras, jacarés, saguis e aves. O recado é direto: animal silvestre não é pet e animal não é brinquedo. O grito ecoa forte na folia: “Solta o bicho!” As ações em prol da proteção da fauna da Mata Atlântica e dos pets seguem ao longo de todo o ano de 2026.
A causa ganha destaque nas alas temáticas do desfile, com uma ala de 400 componentes reforçando a mensagem “Animal não é brinquedo” e outra ala formada por 60 mulheres com camisas de onça, criando um visual simbólico e de forte impacto. Imagens simbólicas também serão levadas ao trio como forma de conscientização e repúdio à violência contra os animais.
“Desde a nossa criação, a Banda dos Amigos é inclusiva e de resgate, abraçando causas importantes que muitas vezes são deixadas de lado. Nosso protesto já existia antes do caso do cão Orelha, que chocou o país. Vamos levar para o trio imagens simbólicas para que não se esqueça e para que isso não volte a acontecer. É fundamental que haja punição séria e adequada para esse tipo de violência”, afirma Fábio Campos, presidente da Banda dos Amigos.
Em seu nono ano de desfile, o bloco é reconhecido pelo trabalho social, com ações voltadas à inclusão da terceira idade, pessoas com deficiência, sustentabilidade e inclusão social. Também se destaca por ser pioneiro na limpeza total da orla após o desfile, com destinação correta dos resíduos.
De perfil familiar e tranquilo, a Banda dos Amigos conta com a rainha Letícia Guimarães, destaque do Salgueiro e da União da Ilha, além da musa símbolo do bloco, Madeilene Carvalho, de 85 anos, referência de vitalidade e representatividade, e da tradicional Ala da Melhor Idade.
No trio elétrico, grandes nomes do samba comandam a festa. A Velha Guarda Musical da Vila Isabel leva à rua a tradição do samba de raiz. Andrezinho do Molejo contagia o público com carisma e sucessos consagrados, enquanto Gerson Dupand representa o samba contemporâneo, unindo identidade e respeito às origens.
Fechando o desfile, o intérprete Bruno Ribas assume o comando vocal do trio. Neto do compositor Manacéa, da Portela, ele fará dobradinha no Carnaval 2026 como intérprete principal da Unidos de Padre Miguel (RJ) e da Tom Maior (SP).
A partir das 14h, ainda na concentração, a bateria da campeã do Carnaval 2025, Beija-Flor de Nilópolis, faz os tambores ecoarem, após a abertura com o DJ Jr. Félix, que inicia a programação às 13h. no Posto 5 da Praia da Barra da Tijuca.
A Banda dos Amigos promete um desfile vibrante e consciente, onde samba, alegria e amor pelos animais caminham juntos, transformando a folia em um verdadeiro ato de respeito à vida.
Fotos de divulgação: Michele Albuquerque.













