Na última sexta, a banda paranaense Tiregrito lançou a primeira faixa de seu segundo álbum, “Laço Forte”. Intitulada “Duelo”, a canção abre o novo trabalho e retoma a estética musical que encanta seus fãs, mas com uma tomada mais abrangente. As referências da música tradicionalista gaúcha estão no disco, assim como a paixão pelo rock. De qualquer forma, o trabalho agora foca em expandir horizontes e explorar novos ritmos e sonoridades, mas sempre respeitando a característica cultural do estado natal da banda
Escrita pelo vocalista Rafael Barzotto, “Duelo” conta a batalha de dois homens por uma mulher forte, poderosa e que pouca importância dá para a disputa. A letra caminha e cresce conforme os acordes esquentam e dão vida à “estética faroeste” da canção. “Ambos duelando pela guria, que dá o sinal para que comece a peleia, mas no final das contas vem a chuva, lava a alma, e ela não ama ninguém”, reflete o compositor e vocalista da banda.
A ser lançado ainda em 2016, o álbum “Laço Forte” foi produzido por Renato Pimentel no estúdio The Magic Place, produtor do primeiro álbum da banda, “Sul do Mundo”. Nesse segundo trabalho, a Tiregrito buscou produzir um som mais “global”, abrindo o leque musical bastante focado até então na mescla do rock com a música tradicionalista gaúcha. Ainda assim, o “laço” com os antepassados segue presente nas composições.
A capa do disco é do ilustrador e designer gráfico Gustavo Pergoli, residente em São Paulo. Suas ilustrações investigam a figura humana e sua desconstrução, propondo um mundo fora da nossa realidade. Tem como suporte principal o digital, com desdobramentos na pintura, serigrafia e tatuagem.
Sobre a Tiregrito:
Formada em 2010, a banda paranaense Tiregrito, da cidade de Francisco Beltrão, é prova de que música boa não precisa de rótulos. Composto por Rafael Henrique Barzotto (voz), Rodrigo André Tartari (contrabaixo), Marco Antonio Tesser Pereira (guitarra), Jhonatan Trindade Picini (bateria) e Vinícius Teixeira Urbano (acordeom), o grupo une o rock clássico com pitadas da música tradicionalista do Rio Grande do Sul, mas também explora nuances do heavy metal, do punk rock e de outros estilos que fazem parte das playlists dos músicos. A ideia de misturar o rock com a música gaúcha aconteceu com a entrada de Urbano, acordeonista reconhecido nos CTGs da região.
Lançado em fevereiro de 2015, o álbum de estreia “Sul do Mundo” mesclou gírias que marcam a identidade cultural de Francisco Beltrão e região. O trabalho ganhou milhares de fãs e resenhas recheadas de elogios na imprensa especializada e em veículos como A Gazeta do Povo e a revista Rolling Stone. Em outubro do mesmo ano, a Tiregrito venceu um concurso nacional promovido pela Volkswagen e Rádio Mix, ficando entre as cinco bandas mais votadas no Brasil que poderiam tocar no Rock in Rio.