Buscas por “linguagem neutra” aumentam 236% e séries garantem representatividade à comunidade LGBTQIA+

Dados são de levantamento feito pela Semrush com base no volume de buscas de palavras-chave no Brasil

Diversidade e inclusão são palavras que andam juntas e estão cada vez mais presentes no vocabulário da população nos últimos anos, sobretudo pela visibilidade e conquista de direitos que a população LGBTQIA+ tem alcançado. De acordo com a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), a estimativa do tamanho da comunidade no Brasil é de cerca de 18 milhões de pessoas.
Levantamento feito pela Semrush – plataforma de gerenciamento de visibilidade online, apontou o comportamento de busca dos brasileiros com relação aos termos da comunidade LGBTQIA+ no Brasil. Dentre as expressões mais buscadas, “linguagem neutra” ultrapassou 23 mil buscas, apresentando um crescimento de 236% entre janeiro de 2021 a janeiro de 2022.
A palavra “diversidade” também ganhou destaque com a média de 53 mil buscas no último ano. “Inclusão” aparece em seguida, com, aproximadamente, 37 mil pesquisas neste mesmo período.
O estudo também indicou que a população tem buscado a internet como fonte de conhecimento e educação, acerca das principais questões sobre identidade de gênero e orientação sexual, como, por exemplo, a expressão “LGBTQIA+ significado” que chegou a mais de 33 mil buscas.
Quando o assunto é representatividade, a TV e as celebridades exercem grande influência no público. Entre os famosos e figuras influentes da comunidade trans mais buscadas, de acordo com a Semrush, estão:

  1. Elliot Page: 164,7 mil – ator, diretor e produtor canadense
  2. Linn da Quebrada: 101,6 mil – cantora, atriz brasileira e participante do BBB 2022
  3. Thammy Miranda: 90,8 mil – ator e repórter brasileiro filho da cantora Gretchen
  4. Caitlyn Jenner: 62,1 mil – atriz, modelo e socialite norte-americana
  5. Liniker: 28,7 mil – cantora, compositora e artista visual brasileira
  6. Laerte: 28,4 mil – cartunista, chargista e uma das mais importantes artistas brasileira

Séries que abordam temáticas LGBTQIA+, sobretudo a transexualidade com personagens e desafios diversos, também são referência e lideram o ranking de buscas.
“Euphoria”, produção original da HBO, é uma das séries de maior sucesso da atualidade, que ganha destaque na lista, chegando a mais de 242 mil pesquisas, de acordo com o levantamento da Semrush. Atualmente na segunda temporada, é definida pelos críticos como uma produção necessária por abordar temáticas da transição da vida adolescente para adulta, envolvendo relacionamentos e a busca pela identidade. O grande destaque do seriado vai para uma das protagonistas (personagem Jules Vaughn), uma jovem transexual e suas descobertas pessoais.
A adaptação de “Supergirl” (Netflix) dos quadrinhos para as telonas também apresenta uma personagem trans e aparece em segundo lugar no ranking com 113 mil buscas. Na quarta temporada da série, a personagem Nia Nal é uma jornalista que trabalha na mesma redação que Kara Danvers (Supergirl) e, ao longo da trama, vai descobrindo seus poderes, e se torna a primeira super heroína trans da história.
Compondo a lista de 5 séries mais pesquisadas, em seguida apresentam-se “Vida” (Starzplay) que acompanha a história de uma comunidade LGBTQIA+ latina vivendo em Los Angeles, nos EUA. “Pose” (Netflix) é marcada como a série com o maior elenco trans da história da televisão e conta a trajetória de um grupo de transexuais e travestis da periferia de Nova York, Estados Unidos. Já “Veneno”, é uma minissérie da HBO que retrata a vida da atriz, cantora e modelo trans Cristina Ortiz (1964-2016), ícone LGBTQIA+ na Espanha.

Confira o ranking completo das séries:

  1. Euphoria (HBO) – 242,5 mil
  2. Supergirl (Netflix) – 113 mil
  3. Vida (Starzplay) – 107,2 mil
  4. Pose (Netflix) – 92,8 mil
  5. Veneno (HBO) – 23,8 mil

Sobre a Semrush Holdings, Inc. É uma plataforma SaaS de gerenciamento de visibilidade online que permite que empresas globalmente executem otimização de mecanismo de pesquisa, pagamento por clique, conteúdo, mídia social e campanhas de pesquisa competitiva e obtenha resultados mensuráveis ​​de marketing online. A Semrush é líder em oferecer ideias e soluções para empresas criarem, gerenciarem e medirem campanhas em vários canais de marketing. A Semrush, com mais de 67.000 clientes, está sediada em Boston e possui escritórios na Filadélfia, Dallas, Praga, São Petersburgo, Varsóvia e Limassol.

Mais do É Pop

Nenhum resultado encontrado.




Nenhum resultado encontrado.

Menu