De acordo com dados da pesquisa “TIC Kids Online”, divulgada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), duas a cada três crianças e adolescentes brasileiros com acesso à internet se conectam mais de uma vez por dia. Entre eles, crianças com menos de 3 anos de idade.
Os dados são tão alarmantes que a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) redigiu um documento com 50 normas para pais, pediatras, educadores, crianças e adolescentes sobre como lidar com a internet. É a primeira vez que normas desse tipo são editadas no Brasil e especialmente adaptadas para a realidade do nosso país.
O documento publicado pela SBP traz regras práticas, como, por exemplo, deixar que crianças de 2 a 5 anos fiquem somente uma hora por dia no computador ou similares, e não permitir que crianças de 0 a 10 anos usem computador ou televisão em seus próprios quartos.
Filtrar o que os filhos assistem tem se tornado uma preocupação para a maioria dos pais e os serviços de streaming uma despesa obrigatória na maioria das famílias. Para aqueles que não possuem acesso a esse tipo de assinatura, a melhor fonte de entretenimento passou a ser o YouTube, onde canais para o público infantil são lançados todos os dias.
Um desses canais é A Cozinha da Alegria, dos atores e produtores Hanna de Oliveira e Cristiano Costa, que de forma lúdica e colorida procura incentivar os pequenos a terem uma alimentação saudável. “No início, tivemos muita dúvida sobre como abordar essa temática, explica Cristiano Costa. “Criamos então o Cozinheiro Maluco e a Gatinha Mimi para levarem a nossa mensagem. E não impomos alimentação saudável de uma forma chata, as crianças vão tomando consciência da importância dos alimentos conforme assistem às aventuras dos personagens na cozinha”, garante. Toda segunda-feira tem um vídeo novo no canal.
Já a jovem Lisa Marques, do Canal Lii Dreams, investe em conteúdo para os adolescentes, que vai desde tutoriais de make a desafios e comentários sobre séries. “Comecei o canal meio que em uma brincadeira, mas após um vídeo que fiz com a minha mãe comecei a ganhar cada dia mais seguidores”, conta Lisa. Os vídeos do Lii Dreams já alcançaram milhões de visualizações. Eles são publicados todas as terças e sextas-feiras.
Fotos: Wi3 Comunicaçao divulgação