Carol Naine lança “Dizputa”, primeiro single de seu novo álbum

Grande revelação feminina da música popular brasileira, a cantora e compositora Carol Naine apresenta “Dizputa”, primeiro single de seu segundo álbum, intitulado “Qualquer pessoa além de nós”. Com um arranjo objetivo e marcante criado por Alexandre Vianna, Carol brinca com sua voz límpida ao abordar temas como machismo e desrespeito à mulher a partir de uma letra ácida e sarcástica.

capa-oficial-single-dizputaA cantora conta que o trocadilho com a palavra “disputa” foi proposital e que funcionou para mostrar que muitos usam o xingamento para todo tipo de situação, um comportamento que deveria ser repensado.

“A ideia não é ofender, pelo contrário. É usar uma linguagem chula e cotidiana para trazer as pessoas pra dentro da letra, fazendo com que elas se encontrem nessas frases toscas que falamos tão livremente por aí”, afirma Carol.

O talento de Carol Naine para abordar temas pungentes da sociedade contemporânea é uma das qualidades mais destacadas pelos críticos. “Dizputa” é um grande exemplo de uma artista que se propõe ao novo, à ousadia, a tocar a ferida sem medo – ainda que com uma delicadeza única.

Enquanto Carol canta “o indivíduo atinge a idade adulta, ganha umas ideias dentro da cuca, perde uns cabelos acima da nuca, mas não aprende que mulher não se disputa”, ela sabe que o humor não esconde ou disfarça o que é preciso ser discutido: o pensamento machista retrógrado, a inserção da mulher como um ser igual, a importância do feminismo.

Sobre Carol Naine:

Escolhida pelo Buzzfeed como um dos 20 nomes da nova MPB, Carol Naine é compositora do cotidiano, da sua geração. Desconstrói arquétipos e modelos, invertendo a linguagem da canção até que o espectador se sinta questionado naquilo que, à princípio, lhe provocou uma risada fácil. Não há como assistir um show da artista sem ser impactado. Dentre os músicos e parceiros que a acompanham estão nomes como Ivo Senra, Luciana Elaiuy, Thiago Amud, João Benjamin, Daniel Guedes, Pedro Franco, Guto Wirtti, Rafael Lourenço, Iura Ranevsky e Sergio Krakowski.

Seu primeiro álbum foi selecionado ao 26º Prêmio da Música Brasileira e ficou entre os 10 finalistas do DMX, o maior prêmio da música digital no mundo. Seu primeiro videoclipe foi também selecionado pelo Festval de Clipes e Bandas do MIS São Paulo. Em 2016, Carol Naine foi premiada pelo festival Femucic (Festival Sesc de Musica Cidade Canção) com a musica “Amanhã”, ficou em terceiro lugar no festival Canta Limeira também a canção “Amanhã”, foi selecionada ao Festival Nacional da Canção (Fenac) de 2016 com a música “Feito Maria”, ficou em segundo lugar com a canção “Amanhã” no Festival da Canção de São Lourenço e foi premiada no Femup com a música “Dizputa”.

Música: Dizputa
Autora/compositora: Carol Naine
Arranjo e direção musical: Alexandre Vianna
Gravada em: Na Cena estudios
Engenheiro de som: Roger Freret
Mixagem e edição: Roger Freret
Produtora fonográfica: Carol Naine

Voz: Carol Naine
Baixo acústico: João Benjamin
Piano: Alexandre Vianna
Bateria: Rafael Lourenço

Letra:
Dizputa (Carol Naine)

O indivíduo atinge a idade adulta
e adquire o uso da palavra puta
Diz que é uma puta festa, uma puta produção
que tá um puta sol, um puta calorão
Que já comeu o acarajé de uma puta baiana
e o hamburguer de uma puta americana
gastou uma puta grana num hotel bacana
com uma puta paulistana
Já viu de perto o mariachi de uma puta mexicana
e o top-less de uma puta italiana
conheceos hábitos de uma puta puritana
e o rebolado de uma puta sulamericana

O indivíduo atinge a idade adulta
ganha umas ideias dentro da cuca
perde uns cabelos a cima da nuca
mas não aprende que mulher não se disputa

Confira mais sobre Carol Naine em:

carolnaine.com.br

musiquice.com.br

facebook.com/dacarolnaine

Matéria anterior
Dioguinho da ZL vai do rap ao pagode com o new swing
Próxima matéria
Manual do Homem Moderno lança série-documentário “Novembro Azul” e discute a importância do cuidado com a saúde masculina

Mais do É Pop

Menu