O churrasco é paixão nacional para os brasileiros e nada mais prazeroso do que preparar aquele tradicional churrasquinho para reunir familiares e amigos, não é mesmo?! Afinal, ele combina com diversas ocasiões e agrada todos os gostos. Para preparar o seu churrasco você vai precisar de uma boa churrasqueira, mas qual a ideal para o seu espaço? A designer de interiores, Faby Martins ensina algumas dicas de como escolher a churrasqueira ideal para sua residência.
Tudo depende do espaço disponível que você tem, seja em casa ou apartamento, este é um item fundamental a ser definido antes mesmo de você escolher o modelo ideal da sua churrasqueira”, explica a designer de interiores.
Considere o espaço:
Quando for escolher a sua churrasqueira primeiro é preciso considerar o espaço que você tem disponível, ventilação do ambiente e infraestrutura são fundamentais para determinar a sua escolha.
Se você dispõe de um espaço pequeno, por exemplo, o ideal é optar por uma churrasqueira portátil. Os modelos a bafo são excelentes opções. Mas se você possui um ambiente com pouca saída para ventilação, sugerimos contar com modelos que possuem chaminé para exaustão da fumaça ou investir em uma coifa.
Tipos de churrasqueiras:
Alvenaria: as churrasqueiras de alvenaria devem ser construídas diretamente na parede, no local escolhido. Podendo ser feitas de tijolo, concreto ou aço e devem ser abastecidas com carvão ou lenha.
Um dos pontos fortes desse modelo é a versatilidade, já que ela pode ser feita com materiais diferentes e nos mais variados formatos.
No entanto, os modelos de alvenaria costumam custar mais caro que os demais e ainda exigem mão de obra especializada para a sua construção.
Pré-moldadas: semelhantes aos modelos de alvenaria, as churrasqueiras pré-moldadas também devem ser embutidas na parede. Porém, estas são vendidas em modelos padrões, prontos para serem instalados.
Fáceis de instalar, esse é o modelo ideal para quem busca rapidez e praticidade na instalação, sem perder no quesito beleza.
Em contrapartida, devemos ressaltar que elas não possuem grande resistência e, consequentemente, não duram muito.
Churrasqueira portátil: prático e muito eficiente, esse modelo destaca-se por ser compacto e portátil, o que ajuda a economizar espaço e, ainda possibilita colocá-la e guardá-la onde quiser.
Este modelo é muito versátil, sendo possível encontrá-la em diferentes tamanhos e formatos, incluindo os modelos que possuem tampa para abafar a fumaça.
Churrasqueira elétrica: basta ter qualquer cantinho disponível com uma tomada para utilizar este modelo de churrasqueira. São portáteis, compactas e não produzem fumaça, sendo ideias para ambientes pequenos.
No entanto, ela consome uma quantidade considerável de energia, podendo encarecer o valor final do seu churrasco.
Churrasqueira a gás: muito modernas, as churrasqueiras a gás se destacam pela praticidade que elas proporcionam na hora de preparar o churrasco. Afinal, é só conectá-la a um botijão de gás para fazê-la funcionar. Dispensando, assim o uso de carvão e álcool para acender o fogo. Não produzem fumaça e também não fazem sujeira.
Para que seu projeto seja executado com maestria procure sempre por profissionais capacitados e evite futuros e indesejáveis imprevistos.
Acompanhe Faby Martins no Instagram: @fabi_martinsoficial