CineCepro exibe Mostra de Cinema e Direitos Humanos com filmes sobre justiça, memória e resistência

O CineCepro, cineclube do Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – Cepro, foi oficialmente credenciado pelo Ministério dos Direitos Humanos e pelo Ministério da Cultura como ponto de exibição da 14ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos. As sessões serão realizadas na quarta, dia 11, às 18h; e quinta, dia 12, às 10h, às 15h e às 18h, na sede do Cepro.

Com o tema “Viver com dignidade é direito humano”, a mostra traz ao público quatro produções audiovisuais que abordam questões sociais relevantes e urgentes, como justiça, memória, meio ambiente e desigualdade. Os filmes selecionados para exibição são: “Mansos” (2024), de Juliana Segóvia; “Marés da Noite” (2024), de Juliana Sada e Noemi Martinelle; “Máquinas de Lazer” (2023), de Italo C Zaccaron; e “Água Rasa” (2023), de Dani Drumond, “Sobre as amizades” e “Marina não vai à praia” (2022), de Basílicos Filmes, e “Marina não vai à praia” (2014), de Cássio Pereira Santos.

A sessão será realizada na sede do Cepro, na Avenida das Flores, nº 394, bairro Âncora, e faz parte da programação oficial da 14ª Mostra, promovida pelo Governo Federal por meio dos Ministérios da Cultura e dos Direitos Humanos. A iniciativa visa democratizar o acesso ao cinema e fomentar o debate sobre direitos fundamentais, especialmente em territórios periféricos e populares.

Para a presidente do Cepro, professora Guilhermina Rocha, a realização da mostra em Rio das Ostras representa um avanço na construção de espaços culturais acessíveis.

“Esse evento é importante para a democratização do cinema nas periferias, promovendo o acesso à cultura cinematográfica e proporcionando diálogos sobre temas que afetam diretamente as comunidades mais vulneráveis. Oferecer para a população essa oportunidade é uma das formas de se construir junto ao território formas de resistência e esperança”, contou.

PROGRAMAÇÃO – No dia 12 de junho de 2025, quinta-feira, às 18h, a mostra exibirá quatro filmes que exploram diferentes dimensões da experiência humana e social: Sem Asas, que aborda o impacto da violência urbana na infância; Fluxo – O Filme, que mergulha na dinâmica das juventudes periféricas e seus movimentos culturais; Belos Carnavais, que resgata memórias afetivas e coletivas através da festa popular; e Pulmão de Pedra, uma reflexão sobre os limites entre natureza, urbanização e resistência.

Brenda Iolanda, coordenadora de projetos do Cepro, destaca o valor pedagógico e social da iniciativa.

“As temáticas abordadas pelos filmes são essenciais no contexto educacional e da luta popular, pois fomentam reflexões críticas e fortalecem a consciência coletiva sobre direitos humanos, justiça socioambiental e resistência comunitária”.

SERVIÇO

Evento: Sessão especial da 14ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no CineCepro

Tema: “Viver com dignidade é direito humano”

Data: Quarta-feira, 11 de junho de 2025

Horário: 18h

Local: Cepro – Avenida das Flores, nº 394, bairro Âncora, Rio das Ostras (RJ)

Entrada: Gratuita

Classificação indicativa: Verificar por filme no local

Realização: CineCepro – Projeto do Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras

Apoio: Festa de Literatura e Cultura de Rio das Ostras (Flic), Fiação (@somosfiacao)

Parceria institucional: Ministério da Cultura e Ministério dos Direitos Humanos

Matéria anterior
Documentário “Ciro Fernandes: Matrizes da Memória” estreia no MAM-RJ com entrada gratuita
Próxima matéria
Cia Lamira Artes Cênicas apresenta dois espetáculos na Caixa Cultural Rio de Janeiro

Mais do É Pop