Cinquenta Tons de Polêmica

conzaEscrito em agosto de 2014

Sim, hoje o assunto é polêmico e se for menor de 18 anos, pare por aqui.

O filme “Cinquenta Tons de Cinza” estreia somente em fevereiro de 2015 (provavelmente no dia dos namorados), mas já está mexendo com os hormônios de todo mundo. A adaptação ganhará vida pelas mãos de Sam Taylor-Johnson.

A autora da trilogia, E.L James, define a trama como uma história de “amor” com apelo sexual . Ela diz que ficou surpresa com a repercussão. Na minha opinião, ela sabia o que estava fazendo e o sucesso era seu objetivo.

Ela usa de recursos atrativos para o nosso consciente e inconsciente. Segundo Freud, o eixo da personalidade está ligado com a sexualidade, e para isso é preciso passar por várias fases.

A libido é a nossa energia sexual e de vida e vai circulando pelo corpo durante as fases, entenda como acontece:

Fase Oral (0 – 2 anos) é um momento que transforma o instinto em sentimento durante a amamentação, e é dividida em duas fases:

  • Fase Oral Narcísica (0 – 8 meses) é quando o mundo/ mãe existem para o bebê, é nessa fase que desenvolve o prazer em mamar.
  • Fase Oral Sádica (8 meses – 2 anos) é quando surge o prazer em morder. É dentro dessa fase que podemos encaixar nosso personagem principal o Mr. Grey, na verdade ele se encontra “preso” em diversas fases.

A mídia influencia muito na vivência das primeiras fases, por isso todos temos alguma fixação oral como falar muito, beber e fumar e sentimos um ENORME prazer em fazer isso.

Fase Anal (2- 4 anos) é quando a libido sai do corpo (no caso ela estava na boca) e passa a circular por todo corpo, é quando surge o controle dos esfíncteres: anal e uretral, ou seja o controle do próprio corpo.

É nessa fase que surge o prazer na retenção e expulsão das fezes, ou seja o prazer anal.

Podemos dizer que a criatividade nasce dentro dessa fase.

Fase Fálica ( 4-6 anos) é quando a libido vai para os órgãos sexuais, fase da curiosidade e da descoberta em nível de consciência da diferença sexual ( aquela fase que a menina questiona o porquê não tem pipi).

É nessa fase que surge o Complexo de Édipo masculino e feminino, e segundo Freud a fase em que surge a heterossexualidade (menino renuncia a mãe e se identifica com o pai)  e homossexualidade (não renuncia a mãe e não se identifica com o pai). Isso já é história para uma próxima análise.

Fase de Latência (6 – 11 anos) é quando a criança vai para escola e une a criatividade com a curiosidade e a transforma em conhecimento.

É a fase que é preciso aprender a ter TESÃO na vida, e administrar os desejos e não apenas o sexo.

E por última a Fase Genital (+ 12 anos) é quando acontece as mudanças fisiológicas (puberdade) e mudanças psicológicas (adolescência).

É fase que podemos chamar de a “morte da criança”, é o momento de fazer a integração de todas as fases vividas e de construir nossa identidade sexual, social e profissional.

Lembrando que a mídia interfere diretamente nessa fase também e uma pessoa que não consegue fazer uma transição completa por essas fases está mais propícia a consumir.Fifty-Shades-of-Grey-Trailer-still-1

Fetiche é uma grande ferramenta para se alcançar o SUCESSO, lembrando que a origem da palavra é francesa e significa objeto enfeitiçado  ou parte do corpo que causa uma excitação sexual.

E claro, Karl Marx já falava em fetiche de mercadoria e do nosso desejo de TER as coisas.

Muitas vezes, não nos permitimos realizar nossas fantasias por receio do que outros irão achar, são as regras sociais gritando em nossas cabeças o moralismo criado por gerações.

O fato é que muitas mulheres e homens estão fascinados com a história de Christian Grey (Jamie Dornan), um multimilionário que gosta de ser dominador.

E claro, existe a donzela virgem e universitária Anastasia Steele (Dakota Johnson), que depois de entrevistá-lo para o jornal da universidade, inicia um relacionamento com o magnata. E é por meio dele, que ela vai se aventurar  no mundo do sadomasoquismo e se permitir experimentar bondage e masoquismo.
Tudo isso seria ótimo se fosse apenas uma aventura sexual de um casal, mas o que realmente me incomoda é a venda  da humilhação da mulher como um produto, e o pior, a aceitação delas.

Fifty-Shades-of-Grey-Trailer-still-5O personagem principal é uma descrição perfeita do que as mulheres desejam em um homem: virilidade, corpo perfeito, riqueza e inteligência.

Um estereótipo criado pela mídia, assim como as mulheres gostosas da televisão e revistas.

Sei que vivemos em mundo extremamente machista e que isso é visto como algo normal devido  as raízes históricas, mas não concordo que as mulheres sonhem encontrar  homens que não as permitam serem livres e que controlem todos os seus passos.

É o caso da personagem Anastasia Steele que se permite viver essa situação, por medo ou por prazer?

O que mais existe em nosso mundo são “Greys”, ele não é um sonho, é um pesadelo. Pode-se perceber isso em suas atitudes fora do âmbito do prazer, o quanto ele necessita ter o controle de tudo.

Não estou criticando nenhuma prática sexual, até porque dentro de quatro paredes e com o consentimento de ambos, vale tudo.

Critico a postura dele como dominador na vida, e necessidade de ser “superior”.

E falando exclusivamente no nosso país, temos um noticiário recheado de casos de violência contra a mulher.

A cada cinco minutos uma mulher é agredida no Brasil, apesar da existência da Lei Maria da Penha.

É preciso reeducar o pensamento machista que está tão forte nas raízes de nossa sociedade, mas será muito difícil mudar isso enquanto a mídia defender a ideia que  a mulher tem que ser submissa.

Beijo do Rods

Confira o trailer do filme:

Por: Rodrigo Carvalho Cine Duplex

Mais do É Pop

Nenhum resultado encontrado.

Menu