Depois de passar por galerias de Nova York, por Sede da ONU, Bienal da Finlândia, Viena e Salão de Arte Contemporânea de Paris, que acontece no Museu do Louvre, uma arte aclamada de Claudio Cupertino chega a São Paulo.
Dono de uma empresa própria, nomeada de ” Cupergrafia “, o artista traz um expositivo individual “Marcas de Cupertino”, que ocupa as salas da Galeria Espacio Uruguai, na Avenida Paulista, 1776, um convite do Banco do Uruguai, com curadoria de Maria Dos Anjos de Oliveira e Produção Cultural de Ângela de Oliveira.
Em seu processo de criação, o artista plástico Cláudio Cupertino consegue, com pedras e esponjas, capturar o resultado das impressões em óleo e acrílico, com núcleos que transmitem profundidade, textura, pigmentações, leveza, nuances e transparência, em camadas sobrepostas de tinta . O artista nos contempla com os traços que incorporam uma identidade artística inconfundível, capaz de ser reconhecida em qualquer lugar. Pode-se dizer que uma arte de Cupertino é social, contemporânea, urbana, simbólica e carregada de informações, que nos fazem refletir sobre o que está vendo. O resultado é um retrato intrigante do artista plástico atual.
Claudio Cupertino inspirou-se nas Litografias, resgatou uma técnica antiga e trouxe para uma arte contemporânea. Unindo o passado eo presente. Sendo transformador e criador de sua própria técnica, uma ” Cupergrafia ” destacam em importantes galerias internacionais. Suas obras de arte estão em Galerias de Nova York, Miami, Paris, Londres, Berlim, Viena, Frankfurt, Roma e Firenze. Recentemente, ganhou o Prêmio Selo de Ouro, concedido pela Sede da ONU, nos Estados Unidos.
“A originalidade, na arte contemporânea, vale tanto quanto uma qualidade”, diz o artista. Seus trabalhos coloridos, repletos de formas geométricas, com técnica apurada, estão sendo reconhecidos por críticos e galeristas do mundo todo. “A arte não é intelectualidade e sim sensibilidade”, completa
Cupertino ganhou reconhecimento internacional no mundo das artes para participar, por dois anos consecutivos, do Art Shop Salon Internacional de Arte Contemporânea de Paris (2015/2016), no Museu do Louvre. Suas obras ganham destaque de duas páginas não Guia de arte 2015, guia importante que traz uma catalogação dos novos nomes da arte contemporânea selecionados em duas galerias no mundo todo. Recentemente, conquistou o Prêmio Selo GOLD, concedido pela Sede da ONU, em Nova York. O artista, que tem exposições em países da Europa e Estados Unidos, destacando em galerias internacionais. Este ano, o artista também participou da Bienal de Veneza, Bienal de Versalhes e ainda volta ao Salão Internacional de Arte Contemporânea de Paris, no início de outubro, com uma exposição individual “Marcas de Cupertino” no Museu do Louvre.
“A originalidade, na arte contemporânea, vale tanto quanto a qualidade”, diz o artista. Seus trabalhos coloridos, repletos de formas geométricas, com técnica apurada, estão sendo reconhecidos por críticos e galeristas do mundo todo. “A arte não é intelectualidade e sim sensibilidade”, completa.
ATELIER DE ARTE:
Claudio Cupertino é artista plástico há 17 anos. Em 2015 inaugurou o seu Estúdio de Arte em Porto Alegre, localizado na Zona Sul. O projeto foi planejado como espaço de criação do artista, para receber clientes, amigos e arquitetos. O ambiente foi decorado num estilo nova-iorquino, com vista para o Pôr-do-sol do Guaíba, e apresenta sofisticação através das escolhas de peças assinadas por designers como Fabio Novembre, Irmãos Campana, Jader Almeida, Karim Rashid, Philippe Starck e outros, ambientados com obras de arte do artista.
ABERTURA:
18 de abril / 2017 às 18:30
ONDE:
Galeria Espacio Uruguai
Banco da República Oriental do Uruguai
Avenida Paulista, 1776 – Edifício Parque Avenida – 9 ° andar
Fone: (11) 3373-6648















