Em uma paródia da música Dancing Queen, do grupo ABBA, o Grupo Esparrama levou ao Youtube uma Pomba que resolveu mudar e se tornou um Bem-te-vi. O videoclipe que conta com participações muito especiais, entre elas a cartunista Laerte e o ator Ailton Graça.
UMA JANELA ABERTA PARA A CIDADE
No dia 17 de novembro de 2013, o Grupo Esparrama, formado por Iarlei Rangel, Kleber Brianez, Ligia Campos, Luciana Gandelini e Rani Guerra, abria pela primeira vez a sua janela, e estreava o seu espetáculo, criado especialmente para esse espaço. Com uma intervenção cênica realizada na janela de um apartamento em frente ao Minhocão, o grupo convidava o público passante para se aproximar e assistir a um inusitado espetáculo, a cerca de dez metros de distância, se acomodando nesse viaduto, que aos sábados e domingos é fechado para os carros e aberto para que a população ocupe de diversas formas. Nesse dia estreava o espetáculo Esparrama pela Janela, com a ideia inicial de surpreender o público passante e frequentador do Minhocão, com pílulas de arte e bom humor, ressignificando esse espaço público, transformando-o em um local de convívio com a arte.
Ao longo das apresentações, pessoas de outros bairros e até outras cidades foram se aproximando, e engrossando o coro, fazendo com que essa ocupação se tornasse mais forte e mais potente. Atraindo os olhares da crítica especializada, da imprensa nacional, internacional e da população, o Grupo Esparrama ganhou notoriedade com o seu projeto na janela, e foi contemplado com importantes prêmios do teatro: Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem, atual Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (Categoria Revelação – pela direção – e Prêmio Crystal Eco de Sustentabilidade) e o Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro, na categoria Melhor Ocupação de Espaço.
Contou também com importantes parceiros que ajudaram a viabilizar diferentes ações e temporadas. Em 2014, junto ao programa Rumos Itaú Cultural, o Grupo Esparrama realizou o projeto Janelas do Minhocão e em 2015, foi contemplado na 2ª edição do Prêmio Zé Renato, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com o qual passou a fazer experimentos também em vídeo, explorando um novo olhar e uma nova linguagem para a janela.
Durante o projeto Janelas do Minhocão, o Grupo Esparrama criou o espetáculo Minhoca na Cabeça, que extrapolou os limites da janela e literalmente ocupou o Minhocão, chegando a reunir 1200 pessoas em uma única apresentação. Para esse espetáculo o grupo contou com os atores convidados Gabi Zanola e Renato Ribeiro, integrantes da Trupe DuNavô, e Vinicius Ramos.
DA JANELA PARA O YOUTUBE
O espetáculo Minhoca na Cabeça, conta a história de Menina, uma garotinha que chega do interior para morar na capital, e acaba vivendo a contradição entre o medo e a vontade de sair para conhecer a rua. Durante essa jornada, Menina acaba fazendo amigos bem especiais, entre eles, uma Pomba Cantora que por também ter vindo do interior, compartilha dos mesmos anseios que a garota. “Desde a estreia percebemos que a Pomba seria uma das personagens mais carismáticas do espetáculo. O público aplaude efusivamente seus números musicais, não só porque são divertidos, mas porque conseguem tratar de assuntos muito complexos com uma leveza comovente”, comenta Iarlei Rangel, integrante do Grupo Esparrama.
Com um público participativo, o Grupo Esparrama, desde o seu surgimento, tem em suas redes sociais um ambiente de troca e conversa com seus seguidores, aproximando as pessoas e proporcionando uma vivência para além dos limites de sua janela física. Agora, o grupo se prepara para experimentar uma outra forma de comunicação, através de um canal oficial no youtube, que vem acompanhado de uma serie de novidades.
A primeira delas, é o lançamento do primeiro videoclipe oficial do grupo, chamado BEM-TE-VI, feito em parceria com a produtora Bruta Flor Filmes. A Pomba Cantora, que no espetáculo Minhoca na Cabeça era uma coadjuvante, um dos amigos de Menina, agora se torna protagonista de um grande marco para o Esparrama: esta é a primeira vez que um dos personagens do Minhocão, sai literalmente da janela para a cidade!
Ao acompanhar a trajetória desta pomba, que veio do interior e ao chegar à cidade grande se sentiu segura para se mostrar como realmente é, o videoclipe quer estimular de forma divertida o respeito à diversidade. Mostrar que existem múltiplas possibilidades de sermos diferentes uns dos outros e que, mesmo assim, podermos conviver no coletivo.
Em uma paródia da música Dancing Queen, do grupo ABBA, a Pomba brada aos quatro cantos que agora ela resolveu mudar e se tornou um Bem-te-vi. Com a mudança de vida, ela não se enquadra mais no padrão de pomba e de forma divertida, vai contando como foi essa transformação. O objetivo é estimular a criança para que ela observe com sensibilidade as diferenças existentes e entenda como pode lidar com elas, despertar nela o sentimento de tolerância.
“Nesse nosso primeiro vídeo falamos sobre a diversidade, mas sobretudo queremos falar sobre a necessidade de um mundo que saiba conviver com o seu diferente. A tolerância com o outro, que não precisa ser igual a mim, é o que nos permite construir um mundo mais civilizado, mais sensível e mais humano” complementa, Iarlei.
Além de uma gama imensa de convidados muito diferentes, o grupo contou com um time de convidados de peso! Entre eles, a cartunista Laerte, o ator Ailton Graça, a atriz Bete Dorgam, os palhaços Raul Figueiredo e Ronaldo Aguiar dos Doutores da Alegria, Gazi Zanola, Renato Ribeiro e Gis Pereira, da Trupe Dunavô, entre muitos outros membros de coletivos e grupos parceiros.
Depois de esparramar arte pela janela, o grupo agora esparrama pelo youtube e convida a todos para conhecer as novidades que vem por ai!