Como escolher perfume masculino ideal para você?

‌Uma dúvida recorrente entre os homens é como escolher perfume, especialmente devido à diversidade de opções disponíveis. De fato, eles desempenham um papel muito importante para o dia a dia dos homens, e são responsáveis por causar uma boa ou má impressão.

Existem alguns aspectos importantes a se considerar ao comprar perfumes. Os principais incluem as notas e os seus aromas, que podem ser escolhidos entre os amadeirados cítricos, orientais, aquáticos e frescos, junto com vários outros. E, é justamente para facilitar sua escolha, que separamos dicas para escolher o perfume ideal para você. Confira!

Dicas para você aprender a escolher o perfume ideal

Se tem dúvidas sobre como escolher perfume, é fundamental compreender seus gostos pessoais, locais que pretende utilizá-lo e ocasiões. Portanto, é ideal optar pelos aromas que mais agradam o seu olfato, mas vale ressaltar que existem alguns aspectos importantes que se deve considerar para não errar na escolha.

O primeiro ponto a se considerar, além das suas preferências pessoais e dicas de como escolher perfume, é a sua qualidade. Algumas marcas como Calvin Klein, Paco Rabanne, Carolina Herrera, O Boticário e Eudora, estão entre as favoritas de muitos homens.

A variedade de marcas, famílias olfativas e valores é sem dúvida algo que deixa as pessoas com bastante dúvidas no momento da escolha dos perfumes. Alguns preferem fragrâncias amadeiradas, cítricas, florais ou mais frescas. Por este motivo, reconhecer o seu tipo favorito pode te ajudar a escolher de modo mais assertivo.

Se considerar esses fatores, você pode ter autoconfiança suficiente para selecionar a fragrância que mais combina com seu estilo pessoal para cada ocasião ou evento que frequentar.

Conheça as famílias olfativas

Conhecer as famílias olfativas é crucial, pois facilita o momento da compra. Assim, será possível escolher um perfume que seja compatível com suas preferências pessoais, estilo e personalidade. Alguns dos principais englobam:

  • Amadeirados: são chamadas de amadeirados os perfumes quais as notas principais são de aromas de madeiras naturais;
  • Aromáticos ou Fougère: muito popular no mercado brasileiro e amplamente conhecida pelo seu frescor;
  • Aquáticos ou frescos: perfumes que remetem ao frescor da água e são ideais para utilizar durante o dia;
  • Oriental ou ambreados: o odor almiscarado é uma das características mais marcantes dessa família olfativa. Ele combina especiarias, resinas do oriente médio e bálsamo;
  • Cítricos: feitos de essências extraídas de frutas cítricas como laranja, tangerina/bergamota e limão. É uma excelente opção para utilizar no dia a dia devido suas características;
  • Cuir: também conhecido como couro, essa família olfativa tenta chegar o mais próximo do couro ao utilizar notas secas;
  • Chipre: alguns dos ingredientes comumente utilizados em sua composição incluem a tangerina, patchouli, musgo de carvalho e algumas madeiras nobres;
  • Florais: embora mais raros, os perfumes florais masculinos utilizam notas amadeiradas e especiarias em sua composição. Alguns dos ingredientes que os compõem incluem a rosa turca, jasmin, ylang-ylang, flor de laranjeira e tuberosa.

Ao restringir suas escolhas com base nas informações obtidas sobre cada família olfativa e suas características, você poderá tomar uma decisão mais assertiva no momento da compra, quer você escolha o cítrico ou floral, o importante são as suas preferências.

Entenda a diferença entre as notas

Com uma vasta gama de perfumes disponíveis no mercado, pode ser difícil escolher um. Portanto, entender as diferenças entre as notas é fundamental para poder optar pelos melhores perfumes para cada ocasião:

  • Notas de cabeça ou saída: são constituídos para causar a impressão de que o aroma está sendo sentido pela primeira vez;
  • Notas de coração ou corpo: sua composição é normalmente formada por flores, especiarias e folhas;
  • Notas de base ou fundo: tem como principal responsabilidade conferir durabilidade ao produto e conhecidas por evaporar lentamente;

As notas desempenham um papel crucial para os perfumes, embora muitos não consigam identificá-los. Caso entre em uma loja de fragrâncias, pode experimentar diferentes deles para tentar identificá-las.

Compreenda a diferença entre os tipos de fragrâncias masculinas

Uma das maneiras mais inteligentes de escolher perfume, é compreender a diferença entre cada tipo de fragrância. Felizmente, o mercado dispõe de uma variedade deles que podem incluir:

  • Body Splash: possui uma fragrância mais suave que os demais produtos e é indicado para o dia a dia;
  • Eau Fraiche: quase não conta com a presença de álcool e sua concentração de média de óleos essenciais pode variar de 1% a 3%;
  • Colônia/Eau de Cologne: também conhecida como água de colônia, essa alternativa por conter um nível de concentração mais suave que outros tipos;
  • Eau de Toilette: embora sua versão contenha entre 4% a 15% de essência, é importante destacar que a água de banho possui uma ótima durabilidade;
  • Eau de Parfum: seu nível de concentração de essência pode variar entre 10% a 25% é uma das suas principais características são sua durabilidade e fixação;
  • Parfum: possuem uma maior concentração de fragrância e são conhecidos por chamar a atenção.

O autoconhecimento para escolher entre os produtos é o maior segredo para entender qual deles mais se alinha ao seu estilo ao seguir as dicas de como escolher perfume. Do Body Splash ao Parfum, o que vale no final é qual você elegeu como favorito.

Fique atento aos tops perfumes masculinos

Os tops perfumes masculinos se destacam pela qualidade e ao selecionar as opções disponibilizadas pelo mercado é essencial considerar uma série de fatores que incluem a reputação da marca e aroma. Essas são as principais dicas de produtos e marcas que pode opta:

Mantenha-se sempre informado sobre os perfumes mais populares do momento e priorize a qualidade no momento da aquisição. Essa é uma das principais instruções de como escolher perfume da melhor maneira possível. Em algumas lojas, é possível testá-los por meio de amostra grátis para encontrar o aroma perfeito.

Tenha um perfume de acordo com a estação e horário (dia/noite)

O aroma certo é capaz de deixar uma impressão duradoura. No entanto, é importante levar em conta a estação e horário na hora de escolher o tipo de perfume. Para o dia, o mais indicado são os perfumes mais suaves, já para a parte da noite, o ideal é optar por uma fragrância mais intensa.

As estações do ano também podem impactar significativamente na escolha do perfume. O verão pede por aromas cítricos ou aquelas com notas mais florais, assim como na primavera. O outono, por sua vez, permite o uso dos aromas amadeirados, enquanto o inverno, a estação mais fria do ano, pode incluir as fragrâncias florais, além dos mais densos.

Borrife o perfume em locais adequados

É essencial borrifar o perfume em locais adequados para causar uma boa impressão e fixá-lo adequadamente. Os principais locais incluem o antebraço, nuca, ombros, atrás dos joelhos e nos pulsos.

Evite exagerar na quantidade e invista em borrifadas sutis, pois o aroma muito forte pode causar desconforto para as outras pessoas. Essas dicas não vão te ajudar apenas a causar uma boa impressão, como também te ajudará a aproveitar o perfume por mais tempo. Acesse o catálogo da Aramis para conferir os melhores perfumes!

Matéria anterior
Como usar camisa no estilo streetwear? Ideias para inspirar
Próxima matéria
Conheça Ana Nóbrega a nova promessa da música gospel

Mais do É Pop

Menu