Quando se pensa nos melhores vinhos para peixes e frutos do mar, muitos podem achar que, obviamente, a harmonização deve ser feita com vinhos brancos. Porém, a partir de agora, esqueça esta máxima.
Como em toda harmonização, o ponto principal que deve ser levado em conta é a intensidade de sabores tanto dos vinhos, quantos dos pratos que estarão acompanhando a bebida.
Regras básicas da harmonização
Um prato de sabor muito intenso, bem temperado, não deixaria que um vinho mais leve oferecesse todo o seu potencial gustativo. Isso também acontece ao contrário: um vinho muito intenso acaba se sobrepondo a um prato com sabores mais leves.
Como sabemos, existe uma infinidade de tipos de peixes, crustáceos e moluscos, todos com suas particularidades de sabor. Portanto, nem todos poderão ser harmonizados apenas com vinhos brancos.
Além disso, também devemos levar em consideração os ingredientes que fazem parte do seu preparo e que também podem adicionar intensidade de sabor aos pratos. Mesmo que os peixes tenham sabor mais leve, ao se juntar com outros itens, isso muda.
Peixes e vinhos brancos
Realmente há diversas formas de fazer uma bela harmonização entre vinhos brancos e peixes. Para isso, devemos nos atentar para a forma de preparo e os ingredientes que fazem parte do prato. Vejamos:
- ● Peixes que levam ingredientes mais untuosos, como leite de coco ou dendê, como as famosas moquecas baianas, pedem vinhos mais estruturados, como o Miolo Seleção Pinot Grigio e Riesling.
- ● Peixes grelhados com sabor mais leve e toques cítricos pedem vinhos mais ácidos e essa característica pode ser encontrada em um bom vinho verde, como é o caso do Casal Garcia.Quando harmonizar peixes e vinhos tintosSe acima falamos dos peixes de carne branca e sabor mais leve, devemos levar em conta que existem peixes com sabor mais persistente. Neste caso, podem ser incluídos o salmão e o bacalhau.
O salmão tem se tornado bastante popular entre os brasileiros e tanto sua cor quanto seu sabor são bem marcantes. Neste caso, vinhos rosés ou tintos mais leves fazem uma ótima combinação. Assim, a nossa sugestão é o Luiz Argenta Clássico Pinot Noir.
Já o bacalhau é um peixe de sabor intenso, principalmente quando acompanhado de natas ou batatas em seu preparo. Por isso, a sugestão é que seja harmonizado com vinhos tintos de corpo e taninos leves, como o Amitié Colheitas de Verão Cabernet Franc.
Harmonização com crustáceos e moluscos
Risotos de camarão ou massas ao molho branco que também levam o crustáceo como ingrediente pedem vinhos brancos com maior estrutura. Dentre os melhores vinhos para peixe e frutos do mar está o espumante Stefanello Brut.
Agora falando de moluscos como polvo e lula, quando servidos fritos ou empanados, os espumantes também são um bom acompanhamento. Em se tratando de uma bebida coringa e de fácil harmonização, nossa sugestão é o Salton Prosecco.
Agora que você já sabe como harmonizar vinho com peixe e frutos do mar, o próximo passo é selecionar seus rótulos na Werle. Então, acesse o site e confira todas as nossas sugestões!