Primeiramente, para iniciar o processo de atividades de alfabetização de leitura no 1º ano é preciso lembrar que as crianças já vêm com algum aprendizado do pré-escolar.
Para ter uma base desse conhecimento, é necessário fazer uma aula diagnóstica com alguma atividade de alfabetização, para saber qual o grau de aprendizado do aluno.
Contudo, algumas ideias são usadas para incentivar o aluno a desenvolver a leitura durante o ano letivo.
Ficou interessada nesse assunto? Continue a leitura e aprenda maneiras para auxiliar o seu aluno a desenvolver a leitura no primeiro ano com atividades de alfabetização 1° ano.
Como iniciar a leitura no 1º ano: veja mais
Normalmente a criança começa a usar a visão para identificar ou decodificar as letras, conhecendo cada uma delas.
Os passos a seguir usados pelos pedagogos são o de reconhecimento das letras, sílabas e vogais, que juntam-se para formar palavras.
Algumas crianças chegam ao primeiro ano de alfabetização lendo com fluência enquanto outras encontram dificuldades, mas com auxílio de um professor elas conseguem desenvolver o processo da leitura.
Por este motivo, é muito importante que o professor faça uma aula diagnóstica para descobrir qual o grau de aprendizado de cada aluno, pois cada um tem o tempo certo para ler.
Aplicando atividades de alfabetização é possível ter esse diagnóstico e a partir daí aplicar atividades com alfabeto para desenvolver melhor o conhecimento da criança.
É uma técnica que facilita esse aprendizado, após o diagnóstico unir os alunos em duplas ou trios com uma mais desenvolvida para ser trabalhada com rimas, cantigas e jogos.
As atividades de alfabetização trazem imagens como um auxílio para as letras que acabam sendo de fácil assimilação para aqueles que ainda não conseguem decodificar a palavra.
Uma ideia para incentivar a leitura na sala de aula
Uma forma bem interessante para incentivar o aluno para a leitura é a técnica das fichas com textos curtos, ou algo relacionado a alguma coisa que eles já conhecem como apoio, essa é uma das interessantes atividades de alfabetização.
É possível fazer as fichas e plastificá-las e na sala de aula durante a leitura, distribuí-las, pedir para que os alunos leiam para que tentem reconhecer as palavras.
O pedagogo pode passar de carteira em carteira para dar um auxílio àqueles alunos que não conseguem desenvolver a leitura, ou que têm alguma dificuldade com algumas palavras.
Logo em seguida, é necessário que a professora chame um por um para que leiam os textos que receberam, alguns irão precisar do auxílio da professora e outros já estarão com a leitura fluente.
Para aqueles que têm dificuldades, a professora pode ir lendo baixinho enquanto o aluno olhando no texto vai repetindo.
Essa é uma forma de que ele assimile cada palavra que forma aquela frase.
Sendo assim, logo adiante o docente pode pedir que eles troquem os textos entre si, e que leiam textos novos e assim o processo continue.
Essa é com certeza uma forma de incentivar o aluno a leitura como uma atividade de alfabetização textual.
Método fônico para incentivar a leitura
Alfabetização pelo método fônico é o meio que é comprovadamente mais eficaz, e que gera maior independência aos leitores.
Primeiramente, a criança precisa entender que as letras têm nomes e sons, a, b, c, d, e, f, g são os nomes das letras, esse processo pode ter o suporte das atividades com sílabas.
É importante saber os nomes das letras, assim como é importante saber os nomes das pessoas e das coisas.
Portanto, saber o meu nome não é o suficiente para conhecer todas as letras e também não é o considerável para fazer uma criança ler.
A criança precisa conhecer o som que a letra tem, cada uma pode ter um ou mais sons e são eles que permitem que o leitor consiga compreender como funciona o princípio alfabético.
Sendo assim, ela só conseguirá ler a palavra “bola” depois que conseguir fazer individualmente o som de cada letra e juntá-las em um bloco, isso é possível com atividades de alfabetização, rimas e músicas.
Porém, isso vai atribuir um significado a esse conjunto de sons, no caso seria uma palavra na leitura fônica.
Então através do método fônico, a leitura da palavra “bola” ficaria assim a letra “B O L A”.
Fônico e silábico
Logo no início, a criança terá dificuldades para juntar os sons que falou, e atribuir um significado a palavra que ela acabou de ler.
Em outras palavras, ela necessitará da ajuda de um adulto leitor, mas a criança que está sendo alfabetizada sempre precisará da ajuda de um instrutor, não importa o método que esteja usando.
Por exemplo, no método silábico, que é um outro método de alfabetização, a criança precisará também da ajuda de um adulto para juntar “B -O- L – A”( bola).
A diferença é que o método silábico é menos intuitivo que o método fônico, a criança terá que falar letra por letra da palavra, juntar as sílabas.
Sendo que no método fônico a medida que a criança fala a palavra já vai sendo construída, será necessário apenas o som que ela acabou de falar e repeti-las um pouco mais rápido e assim a palavra será formada.
Como vimos, existem várias maneiras de incentivar a leitura e ajudar o aluno no aprendizado. E isso pode ser feito por meio das atividades de alfabetização.
O mais importante é que o profissional que dará suporte ao aprendizado do aluno esteja devidamente qualificado para utilizar os métodos da alfabetização dentro da sala de aula.
Pois, ali encontram-se alunos com vários graus de aprendizado, e será necessário estar capacitado para melhor atendê-los.
Conclusão
Para incentivo da leitura na sala de aula é necessário aplicar algumas técnicas que envolvem figuras, textos curtos e atividades de alfabetização.
Já que a leitura faz parte do aprendizado do aluno que está sendo alfabetizado, considera-se então um ponto muito importante, incentivar esse aluno a praticar a leitura.
Muitos pedagogos usam músicas, rimas e atividades com sílabas, para ajudar os alunos a assimilarem as letras e formar palavras e assim começarem a ler.
É importante também conhecer o método fônico e o silábico, para saber qual será o melhor a ser aplicado na sala de aula com seus alunos.
E aqui fica o convite, para que volte a nos visitar e colher informações importantes que venham agregar valor ao ensino dos seus alunos.
Até mais.