Como iniciar a leitura no primeiro  ano

Primeiramente, para iniciar o processo de atividades de alfabetização de leitura no 1º ano é preciso lembrar que as crianças já vêm com algum aprendizado do pré-escolar.

Para  ter uma base desse conhecimento,  é necessário fazer uma aula  diagnóstica com alguma atividade de alfabetização, para saber qual o grau de aprendizado do aluno.

Contudo, algumas ideias  são usadas para incentivar o aluno a desenvolver a leitura durante o ano letivo.

Ficou  interessada nesse assunto? Continue a leitura e aprenda maneiras  para auxiliar o seu aluno a desenvolver a leitura no primeiro ano com atividades de alfabetização 1° ano.

Como iniciar a leitura no 1º ano: veja mais

Normalmente a criança começa a usar a  visão para identificar ou decodificar as letras,  conhecendo  cada uma delas.

Os passos a seguir usados pelos pedagogos são o de reconhecimento das letras, sílabas e vogais, que  juntam-se para formar palavras.

Algumas crianças chegam ao primeiro ano de alfabetização lendo com fluência enquanto outras encontram dificuldades, mas com  auxílio de um professor elas conseguem desenvolver o processo da leitura.

Por  este motivo, é muito importante que o professor faça uma aula diagnóstica para descobrir qual o grau de aprendizado de cada aluno, pois cada um  tem o tempo certo para ler.

Aplicando atividades de alfabetização é possível ter esse diagnóstico e a partir daí aplicar atividades com alfabeto para desenvolver melhor o conhecimento da criança.

É uma técnica que facilita esse aprendizado, após o diagnóstico unir os alunos em duplas ou trios com uma mais desenvolvida para ser trabalhada com rimas, cantigas e jogos.

As atividades de alfabetização trazem imagens  como um auxílio para as letras que acabam sendo de fácil assimilação para aqueles que ainda não conseguem decodificar a palavra.

Uma ideia para incentivar a leitura na sala de aula

Uma forma bem interessante para incentivar o aluno para a leitura é a técnica das fichas  com textos curtos, ou algo relacionado a alguma coisa que eles já conhecem como apoio, essa é uma das  interessantes atividades de alfabetização.

É  possível fazer as fichas e plastificá-las e na sala de aula durante a  leitura, distribuí-las, pedir para que os alunos leiam para que  tentem reconhecer as palavras.

O  pedagogo pode passar de carteira em carteira para dar um auxílio àqueles alunos que não conseguem  desenvolver a leitura, ou que têm alguma dificuldade com algumas palavras.

Logo em seguida, é necessário que a professora chame um por um para que leiam os textos que receberam, alguns irão precisar do auxílio da professora e outros já estarão com a leitura fluente.

Para aqueles que têm dificuldades, a professora pode ir lendo baixinho enquanto o aluno olhando no texto vai repetindo.

Essa  é uma forma de que ele assimile cada palavra que forma aquela frase.

Sendo assim, logo adiante o docente pode pedir que eles troquem os textos entre si, e que leiam textos novos e assim o processo continue.

Essa é com certeza uma forma de incentivar o  aluno a leitura como uma atividade de alfabetização textual.

Método  fônico para incentivar a leitura

Alfabetização pelo método fônico é o meio que é  comprovadamente mais eficaz, e que gera maior independência aos leitores.

Primeiramente, a criança precisa entender que as letras têm nomes e sons, a,  b, c, d, e, f, g são os nomes das letras, esse processo pode ter o suporte das atividades com sílabas.

É importante saber os nomes das letras, assim como é importante saber os nomes das pessoas e das coisas.

Portanto, saber o meu nome não é o suficiente para conhecer  todas as letras e também não é o considerável para fazer uma criança ler.

A criança precisa conhecer o som  que a letra tem,  cada uma pode ter um ou mais sons e são eles que permitem que o leitor consiga compreender como funciona o princípio alfabético.

Sendo assim, ela só conseguirá ler a palavra “bola” depois que conseguir fazer individualmente o som de cada letra e juntá-las em um bloco,  isso é possível com atividades de alfabetização, rimas e músicas.

Porém, isso vai atribuir um significado a esse conjunto de sons, no caso seria uma palavra na leitura fônica.

Então através do método fônico, a leitura da palavra “bola” ficaria assim a letra “B O L A”.

Fônico e silábico

Logo no início, a criança terá dificuldades para juntar os sons que falou, e atribuir um significado a palavra que ela acabou de ler.

Em outras palavras, ela necessitará da ajuda de um adulto leitor, mas a criança que está sendo alfabetizada sempre precisará da ajuda de um instrutor, não importa o método que esteja usando.

Por exemplo, no método silábico, que é um outro método de alfabetização, a criança precisará também da ajuda de um adulto para juntar  “B -O-  L – A”( bola).

A diferença é que o método silábico é menos intuitivo que o método fônico, a criança terá que falar letra por letra da palavra, juntar as sílabas.

Sendo que no método fônico a medida que a criança fala a palavra já vai sendo construída, será necessário apenas o som  que ela acabou de falar e repeti-las um pouco mais rápido e assim a palavra será formada.

Como vimos, existem várias maneiras de incentivar a leitura e ajudar o aluno no aprendizado. E isso pode ser feito por meio das atividades de alfabetização.

O mais importante é que o profissional que dará suporte ao aprendizado do aluno esteja devidamente qualificado para utilizar os métodos da alfabetização dentro da sala de aula.

Pois, ali encontram-se alunos com vários graus de aprendizado, e será necessário estar capacitado para melhor atendê-los.

Conclusão

Para  incentivo da leitura na sala de aula é necessário aplicar algumas técnicas que envolvem figuras, textos curtos e atividades de alfabetização.

Já que a leitura faz parte do aprendizado do aluno que está sendo alfabetizado, considera-se então um ponto muito importante, incentivar esse aluno a praticar a leitura.

Muitos pedagogos usam músicas, rimas e atividades com sílabas, para ajudar os alunos a assimilarem as letras e formar palavras e assim começarem a ler.

É importante também conhecer o método fônico e o silábico, para saber qual será o melhor a ser aplicado na sala de aula com seus alunos.

E aqui fica o convite, para que volte a nos visitar e colher informações importantes que venham  agregar valor ao ensino dos seus alunos.

Até mais.

 

 

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