Como saber se a escolha do curso de marketing foi certa?

O curso de marketing não é fácil, assim como todo e qualquer curso de graduação, exige muito esforço, paciência, persistência e amor pela área que escolheu. 

Entretanto, muitas pessoas se perguntam se isso realmente é o que elas querem. Alguns descobrem que o marketing foi feito para eles ainda no meio curso.

Assim como outros descobrem que aquela área não tem a nada a ver com o que gostam e desistem do curso no meio do caminho. 

Abandonar um curso de graduação não é um erro, caso você realmente saiba que aquilo não é para você. 

Mesmo assim, muitos se sentem frustrados por pensar que perderam muito tempo e dinheiro neste caminho. 

Por isso, hoje, selecionamos alguns sinais que você consegue observar em seu dia a dia e na sua própria personalidade e que provarão que o marketing pode ser a área certa para trilhar a sua carreira. 

O que esse profissional faz? 

Antes de tudo, é importante saber o que um profissional de marketing faz e com quais áreas ele se encontra apto para atuar após a sua formação. 

Saber isso, evita frustrações no final do curso para aqueles que entraram pensando que era uma coisa, mas na verdade é outra. 

Um profissional de marketing é responsável por analisar estratégias, métricas e resultados de uma empresa ou de um negócio.

Seu o objetivo de alavancar os esses resultados e tornar todo o processo mais simples e objetivo. 

O profissional de marketing pode trabalhar com diversas áreas, como:

  • Marketing digital;
  • Redes sociais;
  • Tráfego;
  • Endomarketing;
  • SEO.

Após a chegada das redes sociais e de estratégias onlines como o marketing de conteúdo, o mercado para essa área se abriu e as chances de um profissional construir uma carreira sólida e de sucesso aumentaram ainda mais. 

4 sinais de que o curso de marketing é para você 

Isto posto, agora que já entendeu o que um profissional de marketing faz. Selecionamos alguns sinais que pode perceber em você e que servem como prova da sua aptidão pela área de marketing. Confira:

1- Criatividade

Um profissional de marketing é criativo na hora de bolar estratégias, campanhas e anúncios para a empresa em que trabalha. 

Sejam esses anúncios gratuitos por meio das redes sociais ou pagos por meio do Twitter Ads

Um bom exemplo disso é a franquia de fast food Burger King, que possui um time de marketing que sabe o que é ser criativo e colocar isso em prática em suas campanhas.

Isso é fundamental para a marca ser tão grande quanto é.

2- Mente inovadora

Se você é aquela pessoa que não para quieto e procura sempre mais conhecimento, novidades e mudanças, o marketing pode ser a área que te trará ainda mais sucesso. 

Isso porque ele vem mudando constantemente com o passar do tempo. 

O marketing digital e suas estratégias como o inbound marketing, são provas vivas de como essa área inova a cada dia e procura mudanças para trazer mais resultados e sucesso, e a sua mente for tão inovadora quanto a área, o marketing é para você. 

3- Organização 

Um profissional de marketing sempre é bombardeado de ideias, estratégias, métricas, números e informações. 

Se ele não conseguir manter uma boa organização, tudo pode ir por água abaixo. 

Assim como todo profissional precisa desenvolver a organização, o de marketing precisa ainda mais, pois ele cuida de algo muito importante dentro da empresa.

Portanto, se ele não conseguir alinhar tudo o que precisa, todos os planos podem virar uma bagunça. 

4- Realize um teste vocacional 

Por fim, uma dica que pode parecer clichê, mas que ajuda milhares de jovens no Brasil e no mundo, os testes vocacionais. 

Eles nada mais são do que perguntas sobre você que resultaram em uma profissão que vá de acordo com a sua personalidade. 

No Google, existem diversos sites para que você realize testes diferentes e quantas vezes quiser.

Além de te ajudar a se conhecer melhor, eles podem te ajudar a encontrar a profissão dos seus sonhos. 

Essas são apenas algumas características que podem te mostrar que o curso de marketing é para você. 

Entretanto, nunca se esqueça de seguir a carreira que sempre sonhou e fazer dela não apenas uma fonte de renda, mas uma fonte de trocas e experiências.

Considerações finais 

A área de marketing é uma das que chegaram para ficar, e com os avanços da tecnologia, ela promete não parar por aqui, mas inovar seus processos para abraçar novos profissionais dispostos a fazer a diferença. 

Matéria anterior
Atriz Elisa Sanches posa sensual e denuncia fakes nas redes sociais: “golpe em cima de golpe”
Próxima matéria
Na Europa a brasileira Flavia Alves ganha visibilidade através das suas diversas formas de arte

Mais do É Pop

Autor (a) da postagem