Como se tornar motorista de uma empresa de aplicativo de transporte

Com o aumento da demanda de compra e venda, o transporte de mercadorias tem se tornado um excelente ramo para trabalhar. Os aplicativos oferecem uma ótima oportunidade para quem deseja trabalhar com entrega de mercadorias através de um aplicativo de transporte.

Este é um serviço que não exige muita experiência e pode ser muito satisfatório para pessoas que gostam de dirigir e realizar pequenas viagens diariamente. É evidente que as empresas de transporte que utilizam aplicativos geralmente fazem algumas exigências.

A maior parte das exigências estão relacionadas com o tipo de veículo utilizado no transporte e com a qualificação do profissional que vai conduzir o veículo. As exigências dessas empresas mudam de acordo com o país onde o serviço será realizado.

Essas exigências não dificultam o acesso de novos condutores ao aplicativo, elas simplesmente ajudam a garantir a segurança dos motoristas para que eles possam realizar as viagens sem riscos.

Vamos ver como você pode se tornar um motorista de aplicativo de transporte, e quais são as coisas que merecem a sua atenção. 

Escolha uma empresa

Primeiro, antes de escolher um app de transporte para trabalhar é importante escolher uma empresa que utilize esse formato de trabalho. Você deve analisar como outros condutores estão avaliando a empresa.

É importante levar em consideração a área de atuação da empresa. As empresas que utilizam aplicativos de transporte geralmente deixam claro quais são as regiões onde elas realizam a entrega.

Observar essa informação pode te ajudar a encontrar uma empresa que seja ativa na sua região, assim você se certifica que vai ter trabalho regularmente, e como consequência que também vai ter um bom rendimento.

Avalie a forma de pagamento e os valores

Falando em rendimento, é importante avaliar a política de pagamento utilizada pela empresa onde você está pensando em trabalhar. Algumas empresas realizam o pagamento de forma quinzenal, ou seja, o pagamento é realizado duas vezes por mês.

Além da forma de pagamento, é importante ficar atento aos valores oferecidos pelas empresas. Geralmente as empresas que utilizam apps de transporte para condutores oferecem um valor variável, de acordo com a distância da entrega.

Os aplicativos costumam remunerar os condutores por cada entrega realizada, e à medida que o condutor realiza várias entregas, o rendimento aumenta. Algumas empresas aceitam contrapropostas no valor de entrega, você pode avaliar se existe essa opção no app.

Faça seu cadastro

Depois de identificar uma empresa que é ativa na sua região, você deve realizar o cadastro no aplicativo da empresa. Esse cadastro serve para indicar para a empresa que você tem disponibilidade e deseja trabalhar como motorista.

Geralmente esse cadastro envolve a apresentação de alguns documentos, como CNH, CPF, comprovante de residência e informações bancárias para receber o pagamento.

Algumas empresas exigem que os condutores cadastrados no aplicativo tenham CNPJ, ao menos no formato de microempreendedor individual. Esse CNPJ serve para que o condutor possa prestar o serviço sem vínculo empregatício.

Analise o aplicativo de transporte

Fique atento ao aplicativo de transporte utilizado pela empresa. Os condutores geralmente avaliam duas coisas: a empresa e o aplicativo. A empresa pode ter uma política excelente para os motoristas, mas se não tiver um aplicativo eficiente pode não ser uma boa opção.

O aplicativo é o principal meio de comunicação do condutor com a empresa. É através desse aplicativo que o motorista verifica a rota, o endereço, os valores e aceita ou não a entrega solicitada.

Você pode verificar a avaliação de outros motoristas na plataforma de aplicativos onde o app da empresa está cadastrado. Isso pode te ajudar a entender se o aplicativo vai te oferecer o suporte necessário.

Decida qual veículo usar?

Durante o cadastro a empresa pede para o condutor informar qual o tipo de veículo que será utilizado para realizar a entrega. Buscando agilizar as entregas e atender à demanda elevada, algumas empresas aceitam que os motoristas utilizem veículos de passeio.

Isso pode ser muito bom para quem deseja começar a trabalhar e ainda não possui um veículo utilitário ou habilitado para o transporte de grandes cargas. Vale destacar que os veículos de transporte habilitados geralmente são preferidos pelas empresas.

Esses veículos costumam receber cargas maiores e com valor de remuneração também mais alto, segundo algumas fontes de notícias.

Veja qual o tipo de habilitação indicado para o trabalho

Outra questão que deve ser avaliada pelo motorista, é o tipo de habilitação exigida pelo app de transporte. Aqui no Brasil, a categoria de habilitação varia de acordo com o tipo de veículo e com a capacidade de carga do automóvel.

Entretanto, essas não são as únicas informações que devem ser avaliadas. Alguns aplicativos só aceitam o cadastro de motoristas com habilitação para atividades remuneradas, ou seja, motoristas que têm uma habilitação para trabalho.

Mesmo na categoria B é possível cadastrar a habilitação para atividade remunerada. Isso pode te dar mais oportunidades.

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender como se tornar um motorista de uma empresa de aplicativo de transporte.

Matéria anterior
Nascido na favela da marcone, Lázaro da Silva faz sucesso como jogador de e-sport
Próxima matéria
A maneira correta de cuidar de seus sapatos

Mais do É Pop

Autor (a) da postagem