O paulistano Michel Lichand, 25 anos, é uma das grandes promessas do mercado americano, quando o assunto é roteiro de filmes, séries e games. A expectativa é grande porque – apesar da pouca idade – Michel possui duas formações acadêmicas e experiência profissional na AMC Networks, Wayfarer Studios e WHITAKER Entertainment, grupo de pesquisa de desenvolvido The Walt Disney Company.
Atualmente, Michel Lichand integra o grupo de roteiristas da Lionsgate Games, tendo contribuído ativamente no jogo “Rambo Last Click”, disponível no Facebook. Além de Rambo, o brasileiro participa de projetos nas franquias: Jogos Vorazes, Evil Dead, entre outras.
Apaixonado pela cultural geek desde cedo, Lichand aprendeu a língua inglesa através dos games. “A primeira palavra que traduzi foi “loading”, enquanto eu esperava “carregar” o meu jogo favorito da época, Banjo-Kazooie”, relembra.
Curioso e criativo, Michel sempre gostou de escrever histórias e sonhava em ser dublador. Já o desejo de se tornar um roteirista profissional veio mais tarde, quando cursava Rádio e Tv na FAAP (São Paulo).
Em 2014, ingressou na faculdade e logo arrumou um estágio na produção do extinto programa universitário, Casos e Caos. Focado em entrevista e nos bastidores do entretenimento, o programa recebia convidados das mais diversas áreas.
Em uma edição, o entrevistado foi o dramaturgo, diretor e roteirista, Aimar Labaki, que por coincidência estava ministrando o curso “Introdução ao Roteiro” na esquina da casa de Michel, no Bom Retiro, região central da capital paulista. Se já pensava em ser roteirista na função de estagiário, após concluir o curso de Labaki, Michel teve certeza!
Mergulhando ainda mais na profissão, Michel Lichand começou a pesquisar escolas e cursos especializados em roteiro nos Estados Unidos, antes mesmo de terminar a graduação na FAAP.
“Eu sou muito fã de Robert Zemeckis, Stephen Sommers, Scott Alexander e Larry Karaszewski. Então, procurei as universidades que eles se formaram para tentar uma bolsa de estudo”, explica.
Deu certo! Formou-se em Rádio e Tv no primeiro semestre de 2018. Meses depois, embarcou para Los Angeles para iniciar o curso em Master of Fine Arts na University of Southern California, com bolsa para representar a comunidade latina, concebida por Javier Grillo Marxuach (sim, o roteirista conhecido por seu trabalho como escritor e produtor em duas temporadas da série da ABC Lost).
Trabalhando muito e estudando bastante na meca do cinema internacional, Michel Lichand tem tudo para se tornar um grande roteiristas.
Saiba mais: https://www.michellichand.com/










