Conheça os hábitos que ajudam a fortalecer o cérebro

Uma das muitas vantagens do nosso cérebro é que quanto mais ele é treinado, mais ele progride. O problema é que geralmente é muito abusado. 

Muitas vezes não cuidamos bem o suficiente do nosso cérebro para mantê-lo forte e saudável. Sendo ele de extrema importância para todos os aspectos de nossas vidas.

No entanto, basta apenas adotar certas boas atitudes que permitam fortalecer o cérebro. Isso permitirá que ele seja usado em todas as suas capacidades. 

De fato, a neurociência nos permite estar em plena consciência para nós mesmos trabalhar de forma mais produtiva, a fim de sermos mais felizes e eficientes para realizar os projetos que são tão importantes para nós. 

Continua após a publicidade...

Você tem que saber que não importa em que situação negativa você se encontre, você tem o poder de mudá-la. Claro, se tiver dedicação e estiver disposto a isso. 

O treinamento regular nos permite reconfigurar nossos circuitos neurais e mudar nossos comportamentos e pensamentos. 

É possível fortalecer o cérebro. Se ele for constantemente treinando, seu cérebro será capaz de muito mais do que você imagina.

 

  • Praticando esportes

 

Não é mais segredo que o esporte tem muitas vantagens, física e mentalmente. A atividade física não fortalece só os músculos e o corpo como muitos pensam. 

Mas também é essencial para o  fortalecimento do nosso cérebro. 

A atividade física regular ajuda o corpo a eliminar toxinas. Isso fortalece e repara conexões neurais existentes, mas também cria novos neurônios. Boas razões para entrar no esporte imediatamente! 

Para auxiliar na prática de esportes e melhorar seu desempenho físico você pode contar com suplementos notrópicos.

A Tirosina, por exemplo, pode ajudar a melhorar a motivação e o foco. 

Fazendo com que você tenha um rendimento físico muito melhor durante o treino. 

 

  • Alimentação Saudável 

 

Não surpreende que uma dieta saudável e equilibrada seja essencial para a saúde e o corpo. Permite que este último funcione corretamente e de forma adequada. 

Mas isso não é tudo, muitos estudos mostraram que há uma ligação direta entre o cérebro e a flora intestinal. 

Em outras palavras, comer bem ajuda a ser saudável e fortalecer o cérebro.

Agora que você já sabe o quão importante é a alimentação para o bom funcionamento do nosso cérebro, você pode começar a pensar em introduzir alimentos nootropico em sua dieta. 

Eles são extremamente saudáveis e possuem inúmeros benefícios. 

Aqui estão alguns deles:

  • Rhodiola: É uma planta adaptógena que possui diversos benefícios, entre eles estão a redução do estresse, melhora do humor e excelente antidepressivo natural.
  • Peixe gorduroso, rico em ômega 3: Possui benéficos para o cérebro porque funcionam como componentes das membranas dos neurônios e têm propriedades anti-inflamatórias. Eles também têm a capacidade de aumentar a oxigenação do cérebro.

 

  • Meditação

 

Praticada regularmente, a meditação permite o aumento das ondas alfa no cérebro. Esta é a atividade cerebral mais lenta entre outras atividades cerebrais existentes. 

É o estado consciente que pode ser detectado durante o sono profundo e sem sonhos que às vezes pode ser observado em meditadores experientes. 

A meditação transforma a estrutura e a função do cérebro a longo prazo, aumentando essas ondas alfa. Para começar, basta realizar um exercício de respiração profunda ou tentar a  meditação para iniciante. 

A meditação tem um efeito relaxante e anti-estresse, mas acima de tudo ajuda a fortalecer o cérebro.

  1. Durma o suficiente
  2. A falta de sono tem consequências prejudiciais, tanto em nossa memória, nosso corpo, nosso humor ou nossa concentração e em nosso cérebro. De fato, o sono permite que o cérebro se regenere, mas também é o momento em que a consolidação da memória ocorre. Quando não dormimos o suficiente, o cérebro é incapaz de se regenerar totalmente, o que terá sérias repercussões em todo o corpo. 
  3. Mantenha-se positivo
  4. Ter uma mente positiva em todas as circunstâncias (ou quase) ajuda a fortalecer circuitos neurais. Assim, torna-se possível fortalecer o cérebro. Ao contrário da crença popular, o otimismo não é um traço de personalidade inata. Na verdade, é uma abordagem intelectual que quanto mais é praticada, menos requer esforço. E ao encontrar soluções em vez de procurar problemas, acabamos fortalecendo os circuitos neurais “positivos”. Isso torna possível não recorrer mais a circuitos neurais “negativos” que só arruinaram nossa moral. 

    Em vez de ver o copo meio vazio, vamos vê-lo meio cheio, preferindo ação em vez de palavras. É uma abordagem intelectual gratificante e interessante.

     

  5. Aprenda coisas novas
  6. O cérebro age pelo automatismo e hábito. Por exemplo, ele naturalmente se refugia por trás do conhecimento adquirido. No entanto, isso não significa que o cérebro não precise aprender novos conhecimentos todos os dias. É precisamente o oposto. O cérebro cria novas conexões cerebrais através do aprendizado regular de coisas novas. Isso torna possível fortalecer o cérebro.Para ter uma maior concentração, foco, aprendizado e mais produtividade recomendamos que você conheça a Dr inteligente que é uma loja que fornece nootrópicos que são mais eficientes que o famoso café, e também, energéticos. 

     

  7. Conectando-se com outros
  8. O cérebro alimenta muito as relações e interações que temos com os outros. Isso se deve ao efeito dos neurônios espelho, que promovem o aprendizado por imitação e nos ajudam a expressar empatia. Os neurônios espelho ativam quando:
    • Realizamos uma ação;
    • Outra pessoa é vista realizando essa ação;
    • Nós nos imaginamos fazendo essa ação.

    Esses neurônios estão na origem do que é chamado de contágio do bocejo. Esse fenômeno está ligado à empatia: quando vemos uma pessoa bocejando, em 75% dos casos começamos a bocejar por sua vez. Isso porque, como temos empatia por essa pessoa, agimos por mimetismo. 

    Este é apenas um exemplo, mas é a prova de que uma simples conversa com outras pessoas pode fortalecer o cérebro.

    É mesmo a maneira mais fácil e eficaz de musculoso o seu cérebro.

     

  9. Fazendo uma coisa de cada vez
  10. Estamos todos ocupados o dia todo em nossos computadores e smartphones, com as chamadas que podemos receber, os arquivos a serem processados com urgência, e os e-mails que se acumulam. Esses eventos diferentes são intermináveis, 7 dias por semana, mesmo durante os feriados. Já que queremos fazer tudo, tendemos a voar sobre tudo, fazer mais rápido e sempre zap. Isto é um grande erro. De fato, esse tipo de comportamento causa o endurecimento dos circuitos neurais, bem como a redução da neurogênese. 

    Em outras palavras, a diminuição da fabricação de neurônios pelo cérebro. Para evitar essas consequências nocivas e fortalecer o cérebro, é essencial aprender a fazer apenas uma coisa de cada vez. Isso vai torná-lo mais produtivo.

Matéria anterior
Carnaval e inovação: Jairo Salgado e sua estratégia de comunicação
Próxima matéria
Moda: Carla Salustiano dá dicas de como usar tricô de forma elegante no Inverno

Mais do É Pop

Menu