Cordeiro se prepara para a 81ª Expo: cultura, tradição e grandes shows gratuitos em 2025

Foto: divulgação

Reconhecida como Patrimônio Imaterial do Estado, maior e mais antiga exposição agropecuária do Brasil acontece de 12 a 20 de julho, com shows nacionais, atrações locais, feiras, gastronomia e espaços para toda a família. Martinho da Vila abre a escalação musical do evento, que encerra com Michel Teló. César Menotti & Fabiano, Péricles, Eduardo Costa, Joelma, Nando Reis, Dennis e Daniel também se apresentam.

A Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Cordeiro chega à 81ª edição em 2025, reafirmando sua posição como a mais antiga exposição do gênero no Brasil. Realizada de 12 a 20 de julho, no Parque de Exposições Raul Veiga, a Expo Cordeiro combina cultura, entretenimento, agronegócio e desenvolvimento regional, em uma programação gratuita e democrática, em ambiente seguro e acolhedor, com estrutura para todos os públicos.

A Expo Cordeiro tem histórico de receber milhares de visitantes de diferentes regiões do estado e do país. Na edição deste ano, a agenda é diversificada e vai além das tradicionais exposições de animais. No palco principal, os destaques musicais incluem grandes nomes da música brasileira, que se apresentam às 23h (de segunda a quinta-feira); e à meia-noite (de sexta a domingo), conforme a escalação: Martinho da Vila (12/07), César Menotti & Fabiano (13/07), Péricles (14/07), Eduardo Costa (15/07), Joelma (16/07), Nando Reis (17/07), Dennis (18/07), Daniel (19/07) e Michel Teló (20/07).

A Expo Cordeiro, que se consolida como uma das maiores vitrines da economia e da cultura fluminense, tem patrocínio de Cimento Nacional, ENEL, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura) e Águas do Rio; apoio da Secretaria Estadual de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e EMATER; e realização da Prefeitura de Cordeiro. Mais do que um evento festivo, a feira promove o encontro entre produtores rurais, comerciantes, artesãos e artistas, reforçando o papel estratégico de Cordeiro no cenário estadual.

Confiante no sucesso desta edição, o prefeito da cidade, Leonan Melhorance, afirmou: “Cordeiro vai entregar em 2025 a melhor festa já realizada até hoje. A 81ª edição da Expo Cordeiro é a prova do crescimento desta que é a maior exposição do estado, e a mais antiga do Brasil. Com a organização dos últimos anos foi possível incrementar a programação artística, trazendo o que há de melhor na música brasileira. Entre as atrações para a família, iniciamos este ano o espaço Agro Kids, com diversas atrações de música, circo, teatro e fazendinha, entre outros”, destaca.

A valorização dos talentos locais também é prioridade. A Tenda Cultural reunirá diariamente talentos de Cordeiro e região em um total de 62 apresentações musicais e 300 artistas, que celebram a diversidade de estilos e ritmos da cena serrana. Uma programação especial foi pensada para promover os músicos da terra e garantir o clima de festa ao longo de todo o evento. O público poderá ainda visitar exposições de arte e artesanato, manifestações culturais populares e participar de atividades em família nos espaços temáticos do parque, reforçando o vínculo entre a tradição rural e a criatividade regional.

 

Entre as novidades desta edição está a criação do Agro Kids, área voltada especialmente para as crianças, com atrações de teatro, música, circo e fazendinha. A estrutura do evento também contempla áreas acessíveis para pessoas com deficiência, fraldários, feiras de artesanato e gastronomia, além das atividades agropecuárias tradicionais, como concursos leiteiros, rodeios, leilões e julgamentos de raças.

Criada em 1921, por iniciativa do então presidente da República, Epitácio Pessoa, a Expo Cordeiro nasceu com o objetivo de fomentar a agricultura e a pecuária na Região Serrana do Rio de Janeiro. Ao longo das décadas, tornou-se um símbolo de identidade local e um marco econômico e cultural do município. Em 2021, ano do seu centenário, a exposição foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei nº 9.352.

SERVIÇO

EXPO CORDEIRO 2025 | PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Data: de 12 a 20 de julho de 2025

Local: Parque de Exposições Raul Veiga

Horário dos shows no palco principal: de segunda a quinta, às 23h; de sexta a domingo, à meia-noite

 

ATRAÇÕES MUSICAIS DO PALCO PRINCIPAL

 

12/07 (sábado) | Martinho da Vila

13/07 (domingo) | César Menotti & Fabiano

14/07 (segunda-feira) | Péricles

15/07 (terça-feira) | Eduardo Costa

16/07 (quarta-feira) | Joelma

17/07 (quinta-feira) | Nando Reis

18/07 (sexta-feira) | Dennis

19/07 (sábado) | Daniel

20/07 (domingo) | Michel Teló

 

EVENTO GRATUITO

**As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião deste portal.

Matéria anterior
Clipe animado de Liz Amazônia estreia nesta sexta com história inspirada na infância da cantora
Próxima matéria
Kenzoca comemora nova fase com lançamento de clipe exclusivo do seu novo EP

Mais do É Pop