Ela se mudou de Goiás para São Paulo em 2001, sem conhecer ninguém, mas com o sonho de trabalhar na TV. Tatti Alenncar, hoje conhecida por muitos na telinha, conta que o começo de sua carreira não foi fácil. “Sobretudo ficar longe da família num lugar totalmente desconhecido, mas fui corajosa e bati de porta em porta oferecendo meu trabalho em outras atividades profissionais de outras vertentes que também tenho, porque tinha consciência que precisava primeiro subir os degraus da escada pra depois conseguir apresentar um programa de TV”, conta.
Correu atrás de seus sonhos e fez algumas figurações como atriz no Programa Zorra Total da Rede Globo. Depois, trabalhou como produtora do programa Viva Ação, na Rede TV!, do icônico Comandante Hamilton, que para ela foi o meu primeiro trabalho de fato em SP. “Também fiz algumas participações no programa ‘Futebol Paulista’ e ‘Vc tbm’, da RedeTV! como comentarista. Até que visitando a Band pedi um trabalho a um diretor de lá da época, e ele me ofereceu a oportunidade de gravar pegadinhas como atriz de humor. Ali foi um grande aprendizado, sobretudo, porque trabalha-se muito com o improviso”, lembra.
Ela sabia que para chegar a apresentar um programa precisava de mais. “Comecei a analisar que a forma como nos apresentamos para o mercado, é a forma com que ele nos reflete aos outros. E foi o ‘pulo do gato’. Conheci uma emissora de TV chamada Rede NGT, pedi uma chance, fiz o teste e fui contratada pra apresentar programas em rede nacional”.
O “Barlada”, programa que comandava, ficou no ar por quase 13 anos. Nesse meio-tempo continuou com outros projetos e até em outras emissoras. Mas a pandemia trouxe o seu sonhado programa. “Até ser contratada em plena pandemia pela Rede CNT de Televisão, onde criei o ‘Programa Tatti Show’, exibido atualmente pra todo Brasil aos domingos às 23h”, comemora.
Mas quem pensa que seus sonhos acabaram, engana-se: ela quer muito mais. “Tenho um projeto que é da internet para a televisão, onde gostaria muito de tirá-lo do papel e apresentá-lo para o país. Além disso, quero continuar a dar espaço para os músicos que têm bagagem, mas que por falta de oportunidade também se apresentam nas ruas do Brasil. Gosto quando me chamam de madrinha deles”, comemora Tatti.
Como é trabalhar na TV?
Amante da sua profissão, ela diz que essa carreira exige muito amor e dedicação, além de um psicológico muito forte. “Temos que lidar com a instabilidade, que é peculiar nessa área, ao mesmo tempo que somos o nosso próprio produto, e como produto ele tem que estar sempre bem apresentável. Principalmente, nos dias atuais, onde propaga-se a imagem da mulher ‘perfeita’. É uma cobrança diária em todos os sentidos”.
Inspirada pelos apresentadores Xuxa, Chacrinha e Bolinha, ela diz acreditar na TV aberta. “Mesmo com a alta crescente da internet dos últimos anos eu creio, mas penso que precisamos voltar a pensar no público que tem mais de 40. A programação – bem como as músicas hoje, é muito voltada aos jovens, e nós que somos ‘jovens há mais tempo’ estamos órfãos de algo voltado pra nossa geração”, opina.
Inclusive, ela já fez um especial do Bolinha em seu antigo programa, em que resgatou atrações e as “boletes”, se vestindo como uma delas. “Hoje tenho orgulho em dizer que sou amiga da Vitória Cury, filha do apresentador Bolinha. Conhecer as coisas dele, que ela guarda até hoje com carinho, e que em breve vai virar museu, foi simplesmente fantástico. Como eu poderia imaginar que aquela criança que brincava de ser apresentadora no quintal de casa nos concursos de ‘Miss Mirim’ teria um dia acesso a esse acervo?”, comemora.
Apresentadora fala sobre possível participação em “A Fazenda”
Cogitada como possível participante de A Fazenda 15, ela diz que se acontecesse, seria tentador. “Fiquei admirada e feliz por estarem comentando o meu nome. Porém, não recebi nenhum convite deles”, conta Alenncar. E continua: “Quem sabe no futuro apareça algo por aí, o ‘DNA caipira’ eu já tenho”, diverte-se.
Com seu bordão “Beijos com barulho”, já que segundo ela beijo sem barulho é “chocho”, ela deixa um recado. “Tem uma frase que gosto muito do José de Alencar, que apesar do mesmo sobrenome, não é meu parente (risos), e diz assim: ‘O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis’”.
Confira mais sobre a apresentadora em @tattialenncaroficial.