A terça-feira, dia 27, foi bastante movimentada em Rio das Ostras por conta da edição do Detran Presente realizada no município. Cerca de 2.700 pessoas foram atendidas na sede administrativa com os serviços oferecidos no mutirão, que contou com a participação de 150 funcionários do órgão estadual.
O serviço mais procurado pelos moradores de Rio das Ostras foi a vistoria anual de veículos. Ao todo, foram realizadas 1.443 vistorias. A emissão de primeira e segunda via de carteira de identidade também foi bastante procurada, com 470 pedidos abertos. As pessoas também puderam abrir processos de renovação da Carteira Nacional de Habilitação e recursos contra multas. “Fizemos um estudo técnico e constatamos que a demanda reprimida de Rio das Ostras é grande. Por isso, trouxemos mais uma vez o Detran Presente para a cidade. Aos poucos estamos reduzindo essa demanda de Rio das Ostras e dos municípios vizinhos”, destacou Vinicius Farah, presidente do Detran-RJ.
Na opinião do prefeito Carlos Augusto, o sucesso do Detran Presente se deve a parceria entre o Governo do Estado e o Município. “Toda a equipe do Detran está de parabéns pelo trabalho que vem sendo desenvolvido, principalmente pela aproximação da instituição com a população. Além disso é uma oportunidade única da população usufruir dos serviços oferecidos de forma organizada”, declarou.
Para a população, o Detran Presente é uma grande oportunidade de resolver problemas ligados ao órgão estadual. “Depois de um mês tentando fazer minha segunda via da identidade, finalmente consegui agendar. Fui super bem atendida. Sem os documentos fica complicado porque para quase tudo se exige uma identificação”, contou a moradora Karolina da Silva Conceição.
De acordo com o engenheiro Rodrigo Amaral, o serviço foi muito satisfatório. “Estou muito satisfeito. Rápido demais todo o atendimento e a vistoria também. Estava com dificuldade de agendar pela internet e aqui consegui tudo”, relatou.
Dois dos atendimentos foram feitos para a mesma pessoa: o encarregado de produção Cristiano Domingues Marins, de 39 anos. Pela manhã, ele levou a moto para a vistoria. Durante a tarde, foi a vez do seu carro passar pela fiscalização:
“Estou adiantado. O licenciamento do carro poderia ser feito em agosto. Mas eu detesto deixar as coisas para cima da hora, pois pode acontecer algum imprevisto. E com o mutirão é bem melhor, mais rápido”, avaliou.
Quem também fez rodada dupla foi o motorista Gabriel Ferreira dos Santos, 20 anos, que aproveitou a ação para emitir a segunda via da CNH e da Carteira de Identidade: “soube pela TV. Está muito bom o mutirão, pois a gente faz tudo que precisa de uma vez só”, acrescentou.
DETRAN PRESENTE – O Detran Presente é um mutirão de serviços que percorre diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de diminuir as demandas do cidadão.
O Detran Presente começou a ser realizado em 2017 e já passou por 25 cidades, em 55 edições, onde foram realizados 97.300 atendimentos. O mutirão foi realizado em Petrópolis, Saquarema, Duque de Caxias, Três Rios, Cabo Frio, Vassouras, Rio de Janeiro (São Cristóvão, Complexo da Maré, Francisco Bicalho, Aterro do Flamengo, Barra da Tijuca, Praça Mauá, Central do Brasil e Rio Comprido), Queimados, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Quissamã, Carapebus, Belford Roxo, Niterói, Volta Redonda, Carmo, Sapucaia, Resende, Barra Mansa, Nova Friburgo, Bom Jesus do Itapaboana, Nova Iguaçu, Angra dos Reis, Macaé e Mesquita.